As Ilusões de ótica das Visões Proféticas

O grande profeta Jeremias diz em Lamentações 2.14 a respeito de outros profetas que por terem visões eram chamados de videntes, aos judeus enganados e já naqueles dias desenganados de suas falsas esperanças, que estes tais profetas tiveram visões falsa, isto é, que viram cousas falsas. Se tivessem proclamado, ou pregado ou ainda ensinado ou aconselhado coisas falsas, seria mais fácil de se entender, porque estas seriam simples mentiras, mas dizer que viram visões é coisa já mais complexa. O ver não era falso, mas visão, isto é, aquilo que era visto, é que era falso. Logo, os verdadeiros profetas não só vêem ou têm visões, eles vêem o que é verdadeiro. Os falsos profetas também vêem, mas estes vêem o que é falso. E possivelmente seja por isso que tantos falsos profetas são tidos como verdadeiros, pois neste particular estão mesmo tendo uma visão, porém uma visão falsa. Não digo que não haja àqueles que deliberadamente mintam, mas há outros que são enganados, e até mesmo por um espírito enganador, e ainda há aqueles que são enganados por seus próprios olhos, iludidos por sua própria visão, que vêem e interpretam o que vêm erroneamente, por isso o problema muitas vezes não é só o ter visões, mas as interpretações que são feitas a partir das visões.

Isto nos leva a uma loucura interpretativa de que haja uma espécie de ilusões de ótica em relação às visões proféticas. A ilusão consiste em ver algo como ele não é, por tanto o que vê falsas visões é um iludido que transmite aos outros suas ilusões como se fossem realidades. Nem todos falsos profetas são bruxos ou magos, porém muitos deles podem ser ilusionistas, que sem truques de espelhos, mas com truques de palavras têm enganado a muitos com suas ilusões de vista.

O engano pode ser dividido de duas maneiras, uma seria a mentira, que é o engano consciente por parte de quem o vive ou transmite, e outra seria o equívoco, que é o engano inconsciente de quem o vive ou transmite, no entanto os dois por serem enganos têm as mesmas conseqüências da chamada "operação do engano", que é o modo operante das trevas. Triste é quando o diabo nos engana com suas astutas mentiras, porém ainda mais triste é quando nós mesmos até sem o diabo nos enganamos por meio de nossas equivocações.

Jeremias enfrentou a muitos destes falsos profetas, e não só enfrentou os falsos profetas, mas também as suas falsas visões. E é bem certo que os verdadeiros profetas sempre enfrentam estes desafios, tal como outro verdadeiro profeta chamado Miquéias que profetizou a verdade contra quatrocentos outros profetas que profetizaram a mentira. Que nos guiem os olhos dos poucos, porque percebo biblicamente que nunca são muitos, daqueles que vêem as visões como elas realmente são. Estes são aqueles que tem olhos para ver porque além de verem conseguem ver as coisas como verdadeiramente são, interpretando-as corretamente. Muitos no palácio de Babilônia viram o que fora escrito na parede pelo dedo de Deus, mas só Daniel podia além de ver interpretar o que verdadeiramente significava o que fora escrito, isto porque como nos diz a bíblia ele tinha um espírito superior. O verdadeiro profeta não terá só revelação de uma visão, mas terá revelação de sua interpretação porque ele tem um espírito superior, como os heróis da fé, homens dos quais o mundo não era digno.

Pr. Aluizio de Moraes Filho

Comentários