Mikveh raro descoberto em Jerusalém


Mikveh no KotelUm grande e um magnífico Mikveh (Piscina de Purificação) de 2.000 anos foi descoberto junto as excavações realizadas ao lado do Tunel no Muro Ocidental, ou seja, no Muro das Lamentações.

Um banho ritual bem grande e impressionante (Mikve) a partir do final do período do Segundo Templo foi recentemente descoberto em escavações arqueológicas da Autoridade de Antiguidades de Israel estão sendo realizadas nos túneis do Muro Ocidental, em colaboração com a Fundação da Hereditariedade do Muro das Lamentações.

O Mikveh foi descoberto dentro da sala oeste de uma estrutura magnífica que está localizado a apenas 20 metros do Muro das Lamentações. Partes do edifício foram descobertos no passado pela Autoridade de Antiguidades de Israel e está expondo agora outras três salas no seu interior. É uma das mais magníficas estruturas do período do Segundo Templo que foi descoberto até hoje.

O edifício que foi construído com muita delicadeza, revestido de pedras de cantaria e de decoração arquitetônica de mais alta qualidade neste período. Do ponto de vista arquitectônico e artístico, existem semelhanças entre esta estrutura e os três compostos magníficos que o rei Herodes construiu no Monte do Templo, na Caverna dos Patriarcas e em Allonei Manre ( Carvalhos de Manre ), e a partir do qual podemos concluir a grande importância que este edifício tinha no período do Segundo Templo.

Em seu livro A Guerra dos Judeus, Flávio Josefo descreve que alí era um centro administrativo do governo que estava situado no sopé do Templo. Entre os edifícios que apontam nesta região foram à casa do Conselho e da Xistus "- a Mesa cantaria. De acordo com o Talmud foi neste gabinete que o Sinédrio -, o Supremo Tribunal Judaico na época do Segundo Templo - se reunia. Pode ser que a estrutura superior que a Autoridade de Antiguidades de Israel esta atualmente descobrindo pertencia a um dos dois edifícios.

Segundo o arqueólogo Alexander Onn, diretor da escavação, em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel: "É interessante ver que, em meados do século I dC começaram a fazer mudanças nesta estrutura magnífica - naquele tempo não era mais usado como um edifício administrativo do governo e um grande Mikveh foi instalado dentro de seu salão oeste, onde havia 11 degraus que desciam para a piscina de imersão. Parece que a cidade de Jerusalém cresceu neste período e tornou-se necessário fornecer mais áreas para o banho ritual devido ao aumento das necessidades dos peregrinos que vinham para o Templo em grande número, especialmente durante os três festivais de peregrinação ( Shloshet Haregalim ). Imergindo-se no Mikveh para manter a pureza ritual que era uma parte inseparável do modo de vida judaico nesse período, e mikve'ot ( plural de mikveh ) eram absolutamente essencial, especialmente na região do Templo ".

A Fundação da Hereditariedade do Muro das Lamentações atua para descobrir mais sobre o passado do povo judeu no Muro das Lamentações, e os Mikveh é mais uma provas dos laços profundos do povo judeu com Jerusalém e o Templo.

Rabino Shmuel Rabinowitz, o responsável pelo Muro das Lamentações e os lugares santos, destacou a cooperação entre a Fundação do Patrimônio do Muro das Lamentações Fundação e da Autoridade de Antiguidades de Israel, que se uniram a fim de descobrir a rica história de Jerusalém, afim de assegurar que nenhuma das escavações que abordam a Explanada do Monte do Templo venha de encontro contra a Halacha ferindo a Lei Judaica.

Fotografia: Assaf Peretz, cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel.
Fonte: Diretor do Cafetorah em 23/09/2009 - 08:00.

Comentários