Óleo Sagrado da Unção


Um Sacerdócio Real

Muitas vezes falhamos ao não reconhecer o quão privilegiados somos de viver depois da obra da cruz. Antes da morte de Cristo, poucos tinham o privilégio de se aproximar de Deus, ou de experimentar Sua presença. As únicas pessoas quie tinham esses preciosos encontros com Deus eram os sacerdotes levíticos e alguns profetas. Mas hoje, por causa do preço pago na cruz, cada cristão é selado pelo Espírito Santo e se torna sacerdote real no Reino de Deus. Isto nos coloca em uma posição de grande privilégio.



"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido . . . "
1 Pedro 2:9

"E nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, . . . . "
Apocalipse 1:6

Como sacerdotes, não somente temos privilégios, mas responsabilidades também. Uma das responsabilidades do sacerdote envolve a manutenção e uso do óleo da unção.

A Unção com Óleo

A prática da unção com óleo foi estabelecida entre o povo de Deus tanto no Velho quanto no Novo Testamento e perpertua-se até os dias atuais. Escrevemos muito sobre o uso do óleo em quatro dos nossos livros. No Velho Testamento, o óleo era usado para uma série de propósitos. Em Gênesis 28:18, Jacó escolheu uma rocha e derramou óleo sobre ela para consagrar o lugar onde primeiro Deus tinha aparecido a ele. Foi também usado para ungir o tabernáculo e os seus utensílios para santificá-los ao Senhor. Também era usado para ungir as pessoas a fim consagrá-las para o serviço de Deus (Êxodo 30:22-33). Era usado para ungir as pessoas para obras específicas, tal como Saul para ser o guardião da herança e Davi para ser Rei de Israel (1 Samuel 10:1, 16:13). Em Salmos 45:7 e novamente em Hebreus 1:9 é mencionado que Deus ungiu Jesus com "óleo de alegria", que também é o mesmo termo usado para o óleo sagrado da unção. Em Isaías 10:27 é dito que "o jugo será quebrado por causa da unção com óleo".

Na época do Novo Testamento, temos referências dos discípulos ungindo as pessoas para cura e libertação anteriormente à morte de Cristo (Marcos 6:13). Em Tiago 5:13-15 vemos a descrição mais definitiva do uso do óleo da unção para cura.

Uma Receita Específica

Tradicionalmente, o óleo de oliva tem sido usado dentro da igreja para a unção. Temos descoberto em experiências pessoais que Deus honra qualquer tipo de óleo desde que seja feito com fé pelo nome de Jesus. Entretanto, recentemente, o Espírito Santo chamou nossa atenção para as instruções específicas dadas por Deus aos sacerdotes para compor um óleo específico designado por Deus como Santo. A receita específica é dada por Deus em Êxodo 30:22-33.

"Disse mais o Senhor a Moisés: Também toma das principais especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclos, de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him. Disto farás um óleo sagrado para as unções, um perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado para as unções. Com ele ungirás a tenda da revelação, a arca do testemunho, a mesa com todos os seus utensílios, o candelabro com os seus utensílios, o altar de incenso, a altar do holocausto com todos os seus utensílios, o altar de incenso, Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que as tocar será santo. Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio. E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o óleo sagrado para as unções por todas as vossas gerações. Não se ungirá com ele carne de homem; nem fareis outro de semelhante composição; sagrado é, e para vós será sagrado. O homem que compuser um perfume como este, ou que com ele ungir a um estranho, será extirpado do seu povo."
Êxodo 30:22-33

Honra versus Bênção

Sabemos que Deus irá honrar o uso de qualquer óleo, mas será uma bênção tremenda o uso do Seu específico Óleo Sagrado da Unção. Há uma grande diferença entre Deus honrar algo e abençoar! Deus faz cumprir a Sua palavra quando Ele honra o que fazemos, mas Ele nos faz prosperar tremendamente quando nos abençoa. Nós temos ficado maravilhados pela forma poderosa na qual Deus se move quando usamos o óleo sagrado que Ele direcionou Moisés e os sacerdotes levíticos a compôr e usar. Se você observar a palavra hebraica usada para o óleo sagrado da unção, irá descobrir que ela é usada muitas vezes ao longo do Velho Testamento. É claro que este óleo sagrado específico é usado em toda unção realizada pelo povo de Deus. Não temos dúvidas de que os discípulos usaram este mesmo óleo em Marcos 6:13, e Tiago, que era um dos discípulos, estaria se referindo a este mesmo óleo em sua carta aos irmãos no texto de Tiago 5:13-15.

De Manaus no Brasil até as ilhas do Caribe e por todo os Estados Unidos, temos visto moveres tremendos de Deus em cura e libertação onde o óleo foi usado, também sendo uma poderosa arma na batalha espiritual. Após muitos testemunhos e muita oração, decidimos contribuir para que este óleo se tornasse acessível para o Corpo de Cristo. Ele é feito por um irmão no Brasil que é judeu messiânico, com os ingredientes exatos dados a Moisés no capítulo 30 de Êxodo. Ele importa especiarias refinadas de Israel e do Oriente Médio para fazer um óleo de altíssima qualidade.

Advertência

Este óleo é sagrado e santo. Êxodo 30:31-33 nos diz que o óleo deve ser usado somente na obra de Deus. Você não deve usá-lo em um não-crente, ou em alguém que está andando em pecado ou em rebelião contra Deus. Você nunca deve usá-lo como perfume e jamais deve derramá-lo sobre um objeto impuro. Você não deve fazer nada similar a isso para uso próprio (como no caso de uso como perfume). Ele deve ser usado SOMENTE a serviço de Deus. Você pode usá-lo para ungir a si mesmo ou outro alguém para cura ou consagração ao Senhor, e para libertação ou quebra de vínculos. Pode ser usado para ungir sua casa, propriedade ou igreja para que sejam consagrados e santificados para o uso do Senhor. Mas não deve ser utilizado para ungir a casa de um não-crente.

" . . . Este me será o óleo sagrado para as unções por todas as vossas gerações. Não se ungirá com ele carne de homem; nem fareis outro de semelhante composição; sagrado é, e para vós será sagrado. O homem que compuser um perfume como este, ou que com ele ungir a um estranho, será extirpado do seu povo."
Êxodo 30:31-33

Claramente Deus pretende que Seu povo continue a usar este óleo "de geração a geração". Fomos separados para fazermos parte do povo santo de Deus (Romanos 11:13-24) e seremos abençoados se continuarmos utilizando este óleo especial, o qual é agradável a Deus.

Conceitos

Ungir -- cobrir com óleo, consagrar.

Consagrar -- limpar (cerimonialmente ou moralmente), dedicar algo a alguém, geralmente através de uma cerimônia solene.

Sagrado -- separado para o uso exclusivo na adoração ou serviço de Deus.

Santo -- limpo ou entregue inteiramente a Deus


Fonte: Guerreiros da Colheita
Brasília-DF
Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, Questione, Critique, Aconselhe, Tire Dúvidas.

Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!

Fica reservado ao Blog Filhos de YHWH ou não, de comentários anônimos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

468x60

energia a preço justo
Nelson Neto. Tecnologia do Blogger.
 
Filhos de Yhwh © 2012 | Designed by Nelson Neto