AS PEDRAS ESTÃO CLAMANDO


Vi o filme "Tropa de Elite 2" e fiquei impressionado com a forma "profética" do autor (delatando o mal, custe o que custar) do argumento colocado no filme, incrível. Nunca tive vontade de aplaudir um filme brasileiro até hoje. esse sim.
Com certeza ele dá certa sensação de impotência ao terminar nossa "viagem cinematográfica" com o coronel Nascimento.
O Mestre falou que há um sistema neste mundo definido na Palavra como Babilônia, cujo articulador é o diabo e seus servos (entenda-se aqui não só demônios, mas seres humanos, alguns, inclusive, possuídos mesmo).
Jesus disse certa vez:
"Já não falarei muito convosco porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim" Jo 14:30
"Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno" I Jo 5:19
 
Jesus foi crucificado sendo "julgado politicamente" por um sistema corrupto e religioso, durante a madrugada (muito parecido com os nosso dias, quando decisões importantes, mas erradas, são tomadas na madrugada e saem já decididas no dia seguinte)
Então o sistema existe mesmo! Não é viagem de crente!
Marx disse que "a religião é o ópio do povo" e para muitos é mesmo. Para lutarmos contra um sistema não podemos ser levados por ele, certo?
Quando Jesus foi ungido por aquela mulher de não boa moral com um perfume muito caro, a reação geral foi:

"Quando os discípulos viram isso, indignaram-se e disseram: para que este desperdício? Pois este bálsamo poderia ser vendido por muito dinheiro, que se daria aos pobres (creio que muitos políticos, inclusive evangélicos, fariam essa pergunta a Jesus). Jesus, porém, percebendo isso, disse-lhes: Por que molestais essa mulher, pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes". Mt 26:6-13
 
Os discípulos não entenderam que Jesus estava sendo preparado para Sua morte com a atitude daquela moça e, muitas vezes achamos desperdício darmos valor a busca e presença de Jesus, ao invés das nossas reuniões e atitudes previsíveis e controláveis. Vender seu voto em uma plenária para um partido ou um grupo em prol de "uma boa ação" não é cristianismo. Alguns chamam isso de política, estratégia política, etc. Os fins nunca justificam os meios, se os meios são sabidamente injustos. Só no "sistema" os fins justificam os meios. Não me admira que o marquês de Sade foi um grande "mestre" dos políticos da atualidade.

Também aprendi no filme e na Palavra de Jesus que os pobres (as favelas também) sempre estarão no nosso meio. Por quê? Porque a pobreza é meio de controle, governo, tráfico não só de drogas, de influência e poder também. Portanto, o poder estabelecido, não tem interesse em acabar com os pobres, com as favelas. Desde a idade que eu podia entender as coisas ao meu redor, ouvi políticos de todas as facções possíveis dizerem: "nossa prioridade é saúde e educação!". Mas a saúde traz força de vontade, traz planos, e a educação traz condições de juízo mental, avaliação, fuga da manipulação, leitura, conhecimento de outros povos, idéias, etc. Isso definitivamente, não é bom para ter o controle das pessoas em suas mãos. Por isso, ninguém quer acabar com a pobreza, "pobres sempre os tereis", por mais que façamos (e devemos) por eles.

E a "novidade" de usar a Bíblia, fazer "cartas de intenções" usando a própria Bíblia, bem, quando Jesus foi tentado, esse método já foi usado ". tudo isso de darei, se prostrado me adorares" Mt 4:9 - proposta e vantagens x preço a pagar
Finalmente, "Tropa de Elite 2? me faz ver com clareza as pedras clamando.
"Ai daquele que adquire para sua casa lucros criminosos, para por o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras da calamidade! Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a alma. Pois a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento. Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniqüidade. pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar" Hb 2:9-12,14
"Ao que Jesus respondeu: Digo-vos que se estes se calarem, até as pedras clamarão" Lc 19:40

No primeiro texto, Deus está falando com seu povo Israel e do castigo que Ele imporia aos caldeus a seu tempo. "adquirir para sua casa lucros criminosos", " para se livrar das garras da calamidade", "destruindo povos, pecaste contra a tua alma", "pois a pedra clamará", "e a terra se encherá do conhecimento." Interessante este último versículo que usamos para falar da glória do Senhor enchendo a terra. O contexto aqui é muito mais de justiça e até vingança do que propriamente adoração, louvor, o "etéreo" espiritual se chegando a nós. Vejo a glória no juízo, na justiça, não do homem, de Deus sobre o homem.

No segundo texto Jesus falou essa frase no contexto de sua entrada triunfal em Jerusalém e foi exortado pelos fariseus para lhes repreender quando O louvavam e cantavam: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor". Se os cristãos não falarem do Rei, de Seu Reino, de Sua justiça aos homens, mulheres, pobres, ricos, nas ruas, nas praças, as pedras vão clamar. Este filme me traz temor pois, cumprindo o que o Mestre disse, as pedras já estão clamando. E as pedras de I Pe 2? Estão fazendo o que? Edificando edifícios falsos? Pedras mudas? "vós também como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo."

Por: Gerson Ortega


0 comentários:

Postar um comentário

Comente, Questione, Critique, Aconselhe, Tire Dúvidas.

Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!

Fica reservado ao Blog Filhos de YHWH ou não, de comentários anônimos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

468x60

energia a preço justo
Nelson Neto. Tecnologia do Blogger.
 
Filhos de Yhwh © 2012 | Designed by Nelson Neto