E-MAIL FALSO DESDE DE 2004

Esqueleto gigante confirma a Bíblia?

    A mensagem circula pela Internet em, pelo menos, duas versões. Uma diz que a 'descoberta' confirma o conteúdo da Bíblia, a palavra de Deus. Outra versão afirma que o esqueleto confirma o conteúdo do Alcorão (Quran), a palavra de Alá. Dá no mesmo O esqueleto gigante existe?
A imaginação cuida de ampliar o significado da suposta ossada gigante. Há quem afirme se tratar do esqueleto de Adão, mas ninguém foi lá conferir se nele falta ou não uma costela, que seria a confirmação definitiva :) 
Outros acreditam que se trata dos restos mortais de alienígena acidentado em viagem intergaláctica. O comandante da espaço nave ordenou paradinha na Terra para a cerimonia do enterro. (Poderia ter sido mais fácil, e econômico, por consumir menos combustível, jogar o cadáver no espaço, mas, se o fizesse, hoje a gente não teria como preencher este espaço aqui :))
Um dos textos diz que ele, o esqueleto quando vivo, era capaz de arrancar uma árvore grande apenas com uma das mãos. (Pode ter sido umas das causas da desertificação da área onde ele teria sido encontrado :))
Seriam tais seres gigantescos os construtores das pirâmides? Existem controvérsias, mas há quem pense assim.
À medida que a mensagem circulava pelo mundo, vários comentários foram acrescentados a ela. Um deles diz que o esqueleto era de um homem com 60 pés. Esse pé não é a parte inferior da perna, mas uma unidade de medida igual a cerca de 30 cm o que daria uns 18 metros de altura. Prédio de 6 ou 7 andares.

 Veja uma das imagens que acompanham as mensagens. Sua definição é bem ruinzinha e serve bem ao seu propósito: confundir e iludir, apesar que outras já apareceram em definições maiores.


Mas o intuito do seu autor foi divertir e demonstrar virtuosismo no uso do programa Adobe Photoshop. A imagem (mais ou menos ;) original é apresentada na página intitulada Archaeological Anomalies 2 do saite Worth1000. com. (Vá até lá e divirta-se com outros gigantes.)
No canto inferior esquerdo da imagem publicada em Worth1000.com pode-se ver o seu logotipo. Na imagem anexada à mensagem, percebe-se que ela foi cortada logo acima do logotipo de modo a eliminar o indicador da sua origem.
Parte da imagem é verdadeira e mostra um sítio pré-histórico em Hyde Park, Nova Iorque, onde se encontrou a ossada bem conservada de um mastodonte. Equipe da Universidade de Cornell fotografou o local, publicou algumas imagens no seu saite e logo alguém tratou de capturar e 'redesenhar' uma delas.
A própria imagem publicada pela Universidade de Cornell recebeu tratamento gráfico como se pode perceber pelas diferentes direções das sombras projetadas. No texto Hyde Park Mastodon Photos a universidade diz que as imagens foram elaboradas no seu Laboratório de Imagens Digitais e resultam da montagem de um conjunto de fotos feitas por Stephen H. Westin, um dos membros do seu staff.
Pois é isso aí: no lugar do mastodonte, o photoshop ou photoshopiadista colocou um esqueleto humano, adicionou um 'arqueólogo' no quadrante superior direito da foto e a inscreveu em concurso do saite Worth1000.com.
Em abril de 2004, a 'nova' fotografia acompanhada do texto, depois divulgado na mensagem, foi publicada na página do The New Nation - Bangladesh's Independent News Source. Daí ela ganhou o mundo com a nova versão e sem o crédito ao saite Worth1000.com.
Consultada sobre o assunto, a Aramco - Saudi Arabian Oil Co. informa que a descoberta e a foto são falsas. (Veja a resposta da Aramco.)
Os dois últimos períodos da mensagem anexada à imagem, de suposta 'testificação' do Livro Sagrado, são curiosos. O penúltimo período diz

    Veja o acessório e note o tamanho dos dois homens...
A que acessório o missivista se refere? Não dá para entender onde o tal acessório se encontra.
O último período pode ser decomposto em duas partes:
    Caso vc ache que é falsa a informação, abra este link:
e o link
Primeiramente, destaque para o domínio ittefaq.com que, em abril de 2004, publicou a matéria sobre o esqueleto gigante. Consultando o Whois do Network Solutions vê-se o nome do responsável por esse domínio:
    Registrant: Hosein, Javed Ittefaq.com 42 Main Street U 3B Brooklyn, NY 11201 US Domain Name: ITTEFAQ.COM Administrative Contact, Technical Contact: Hosein, Javed ... jh101@CORNELL.EDU
Quem é Javed Hosein ou Hosein Javed, o responsável pelo domínio que publicou a notícia do esqueleto?
Há referências a esse nome em THE ASIAN STUDIES WWW MONITOR e na página Bangladesh on the Web.
Javed Hosein certamente pertence ou pertenceu à Cornell University, a mesma universidade que descobriu a ossada e publicou as fotos do sítio arqueológico, pois o e-mail de Hosein pertence ao domínio cornell.edu. Mera coincidência?

Não acredite, de imediato, em tudo aquilo que você lê, 
inclusive no que você acabou de ler.
Use o senso crítico.
 

Comentários