FIQUE LIGADO 



Apresentação  
Até pouco tempo, a maioria da população acreditava que estava livre dos impostos, ou que pagava, no máximo, o Imposto de Renda, o IPVA ou a CPMF. Felizmente, pouco a pouco esta realidade começa a mudar.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) tem desenvolvido um conjunto de ações visando esclarecer a população brasileira de que todo cidadão, até mesmo aquele que atua na economia informal, paga impostos e é, portanto, um contribuinte e que ser informado, de maneira transparente, sobre o quanto paga de impostos é um direito previsto na Constituição.


São os impostos pagos pelo cidadão que mantêm os gastos do Estado e que custeiam os serviços públicos. O dinheiro arrecadado deveria gerar serviços públicos de qualidade em áreas como saúde, educação, transportes, segurança.


Pago, logo exijo!


A ACSP é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1894 e que tem como missão a união dos setores empresariais, a defesa da livre iniciativa e a prestação de serviços de qualidade a seus associados.


Para conhecer o peso dos impostos sobre seu orçamento visite a Calculadora do Imposto na Internet:
www.calculadoradoimposto.org.br


Para o desenvolvimento do Impostômetro, uma das ações neste movimento cívico, a ACSP contou com a experiência do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), entidade que reúne tributaristas das áreas do direito, contabilidade, administração e economia. Criada em 1992, originou-se da ABDC – Associação Brasileira de Defesa do Contribuinte, fundada em 1988, em Curitiba – PR.


Entre seus principais objetivos estão: o estudo de informações técnicas para a apuração e comparação da carga tributária individual e dos diversos setores da economia; além da análise dos dados oficiais sobre os tributos cobrados no Brasil.


Por: ALENCAR BURTI
, presidente da Associação Comercial de São Paulo.
 

Comentários