ITÁLIA E MARYLAND (EUA) TAMBÉM TEM PÁSSAROS E PEIXES MORTOS


Dois milhões de peixes aparecem mortos 
em Maryland (EUA)

Fenómenos repetidos do género estão a intrigar especialistas

 
Cerca de dois milhões de peixes apareceram mortos na Baía de Chesapeake, em Maryland, Estados Unidos. O incidente, apenas poucos dias depois de dois outros semelhantes também nos Estados Unidos, está a intrigar os cientistas, que tentam agora apurar as causas.

Em declarações à Skynews, a porta-vos do Departamento de Meio Ambiente de Maryland, Dawn Stoltzfus, disse não haver, para já, indicações de que a culpa seja da poluição. A responsável diz que a hipótese mais plausível é que a causa se deva à temperatura da água. A mortandade na Baía aconteceu depois de a temperatura da água ter descido a níveis históricos, no final de Dezembro. Os peixes em causa não suportam temperaturas muito frias e já deviam ter migrado e deixado a baía. O que não se sabe é porque é que os peixes ainda ali permanecem.

Noutras partes dos Estados Unidos, incidentes semelhantes, envolvendo também peixes e aves estão a intrigar os especialistas. Há poucos dias, cerca de quinhentos pequenos pássaros, principalmente melros, caíram do céu em Louisiana. Na véspera de Ano Novo, no Arkansas, milhares de pássaros foram encontrados mortos. O incidente foi explicado pelo fogo de artifício dos festejos de ano novo. Mas, a cerca de 100 quilómetros dali, foram encontrados cerca de 100 mil peixes mortos e isso o fogo-de-artifício não explica. 

E os episódios repetem-se, também fora dos Estados Unidos: cerca de 50 gralhas foram encontradas mortas na Suécia e mortes massivas de peixes registaram-se no Brasil e Nova Zelândia.

Ouvidos pela Reuters, especialistas já vieram acalmar os mais temerosos que aventam a vinda do fim do mundo. Estes episódios nada têm de apocalíptico e são em tudo semelhantes ao que acontece, por exemplo, ciclicamente, com as baleias suicidas que costumam dar à costa.



Itália regista novo episódio 
de pássaros mortos

Centenas de rolas comuns foram encontradas mortas em Itália. Depois de se terem registado casos de animais mortos em vários países do mundo, a cidade de Faenza regista mais um.


Desta feita, foram rolas comuns que apareceram mortas. Segundo testemunhos de habitantes, os pássaros caíram do céu aos 10 e aos 20 de cada vez.Estradas ou jardins da cidade ficaram cobertas de aves mortas.
 
Os animais já foram recolhidos para análise e, mais uma vez, desconhece-se a causa da morte, tal como acontece, até agora, nos outros locais em que se registaram incidentes semelhantes. Recorde-se que Arkansas e Louisiana, nos EUA, Suécia, Reino Unido, Brasil e Nova Zelândia também registaram incidentes do género. Em alguns casos em que ocorreram fenómenos com aves, o medo do fogo de artifício chegou a ser apontado como a causa da morte. Agora, apesar das causas ainda estarem a ser investigadas, as baixas temperaturas são apontadas como uma possibilidade.
 
Mas as aves da cidade italiana têm uma particularidade: uma misteriosa mancha azul no bico. Envenenamento ou baixa concentração de oxigénio em ambientes aquáticos podem ser duas das causas mas o frio não é uma hipótese colocada de parte.




Google Maps tem mapa das mortes em massa de peixes e aves

Serviço tem 30 indicações de locais onde o fenômeno ocorreu recentemente


Depois dos recentes anúncios de mortes massivas de aves e peixes, o serviço Google Maps disponibilizou uma listagem com trinta locais onde os fenômenos ocorreram e links com notícias sobre o assunto. 

Editora Globo

FONTES:

Comentários