SAINDO DA BOLHA EVANGÉLICA

 
Atos 10: 1 a 8

1) Havia em Cesaréia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento conhecido como Italiano. 

2) Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus. 

3) Certo dia, por volta das três horas da tarde, ele teve uma visão. Viu claramente um anjo de Deus que se aproximava dele e dizia: "Cornélio!"

4) Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: "Que é, Senhor?"O anjo respondeu: "Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus. 

5) Agora, mande alguns homens a Jope para trazerem um certo Simão, também conhecido como Pedro, 

6) que está hospedado na casa de Simão, o curtidor de couro, que fica perto do mar".

7) Depois que o anjo que lhe falou se foi, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dentre os seus auxiliares.

8) e, contando-lhes tudo o que tinha acontecido, enviou-os a Jope.

Achei interessante essa passagem, porque Cornélio não era "evangélico", mas Deus ouvia as orações dele. Isso nos diz muita coisa e nos faz pensar de uma forma mais ampla a respeito da fé. Deus é acima de religião e denominações. Basta ser temente. E assim também meu coração descansa no fato de que todos poderão ter a oportunidade de conhecê-Lo.

Não conheço muitos crentes aos quais tenha aparecido um anjo para falar diretamente da parte de Deus. Mas conheço muitos crentes que não são realmente tementes a Deus.
A experiência de Cornélio foi tremenda, pois o verso 4 diz que ele ficou atemorizado. Ou seja, ele não estava acostumado com esse tipo de experiência.

O coração de Deus ficou tocado pelo temor e piedade de Cornélio e sua família.
Te convido agora a ler a passagem completa (Atos 10 na integra), não vou colocar os versículos todos aqui por causa da extensão e também para que você possa abrir sua bíblia.

No verso 5 Deus mandou Cornélio procurar um pastor (Pedro). Eu creio que o próprio anjo poderia ter falado sobre o evangelho e exposto o plano de salvação, os anjos desejam fazer isso mas esse é privilegio da igreja apenas (1Pe 1:12). Essa é a nossa parte: pregar o evangelho do Reino e batizar as pessoas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Pedro teve uma experiência sobrenatural, na visão com o lençol cheio de animais "impuros", e Deus foi quebrando nele toda resistência e religiosidade, fazendo-o entender que era necessário ir ter com os gentios. Versos 9 a 20.

O problema atual é semelhante ao que enfrentava Pedro. Hoje infelizmente os lideres das igrejas incentivam o povo a se isolar e não se misturar com os "gentios". Então deixamos nossas cidades sem cobertura nenhuma durante o carnaval (por exemplo) e nos retiramos a lugares distantes onde cantamos alegremente, jogamos futebol, comemos (muito), e temos ate algum estudo bíblico, enquanto o povo "lá fora" se perde e caminha direto pro inferno.

No meio desse povo existem muitos "Cornélios', tementes a Deus mas que não O conhecem. Porque nós, os "Pedros" estamos mais interessados em curtir nossa própria experiência pessoal e nos esquecemos de que há um povo perecendo e que precisa de nós.

Certa vez no Rio do Janeiro, durante um congresso, tivemos um dia de folga e decidimos ver um jogo de futebol. 

Como na casa onde estávamos hospedados a TV estava quebrada, saímos pelo bairro procurando um lugar para assistir o jogo. Encontramos um "boteco" que tinha uma TV enorme, e nele estavam 3 bêbados mais o dono do bar também embriagado. Como faltava uma meia hora ainda para o jogo, pedimos uns refrigerantes e sentamos numa mesa. 

Conversando e rindo chamamos a atenção de um dos homens que estavam bebendo e ele perguntou pro dono do bar: "O que eles estão bebendo?"
 "Refrigerante" respondeu o dono.

Então o homem disse: "Me dá um desses também, eu quero ficar como eles!"
Entendendo a oportunidade que se apresentava, chamei o homem para fazer parte da nossa conversa e comecei a falar do amor de Deus em voz alta, para que todos ouvissem. De repente todos eles estavam chorando e se rendendo a Deus. O dono do bar era um cristão desviado e começou a cantar corinhos; ele era temente a Deus mas não se achava digno de andar com Jesus. Resultado: esquecemos do jogo e virou uma festa naquele boteco.

Mas o incrível é que no outro dia ministrando no congresso, contamos a experiência do boteco, e o pastor ficou escandalizado e começou a falar para as ovelhas dele não fazer isso!
Por ai você vê a mentalidade da igreja, e por isso as outras religiões avançam mais.

Precisamos nos misturar e sermos benção no meio do povo.

Muitos Cornélios esperam por nós a fim de que lês apresentemos o Deus que eles temem mas não conhecem. Temos essas oportunidades diariamente nos ônibus, aviões, na fila do banco, no supermercado, no taxi. 

Não perca a oportunidade de apresentar Jesus às pessoas.


Paz para o seu coração
Jorge Russo (Jorjão)

Comentários