OUVIR ? PARA QUE? - PARTE 2

As más companhias

Gostaria de sua atenção por alguns minutos, jovens, adolecentes e adultos, quero falar algo sobre as más companhias.

Quero te perguntar quem que faz parte ou quem é uma má companhia? será que podemos definir a má companhia como um ladrão ou um beberão? Alguém que use drogas ou que é agressivo? Creio que essas classificações se referem sim as más companhias, claro que isso depende muito de vários critérios de educação e religiosidade, memso assim quero dar alguns exemplos:


"Não sigas a morte pois ela se veste de alegria e festas todos os dias; 
sigas o caminho de Deus que é vida e alegria eterna"

As más companhias se constituem em uma grande ameaça para o individuo, principalmente a quem serve a Deus, no entanto citaremos poucos exemplos que certamente nos alertará. 

Sansão se misturou aos filisteu e casou com uma filisteia onde foi traído, mesmo causando danos a família filisteia persistiu no erro e se envolveu com Dalila, teve um fim trágico (Jz 16.4); Salomão amou muitas mulheres de outros povos do qual Deus disse para não se casar,porém na sua velhice teve o seu coração pervertido para servir a outros deuses.(Dizem alguns teólogos que ele perdeu sua salvação) (I Rs 11.1-4); Jeosafá fez aliança com Acabe /Jezabel e não se saiu bem, e o Senhor o reprovou por causa daquela união (2 Cr 19.2). 

Pense bem, veja que os estreitos relacionamentos entre justos e ímpios nunca deram certo. 

Quero com muito carinho que você pense por onde você anda, quem são seus amigos de momentos? Varias pessoas nos cercam durante o dia, na escola, na facu e no trabalho, esses são os lugares dos quais passamos quase a vida toda e quase sempre sem tempo para casa, casa hoje só para comer e dormir. 


As más companhias têm causado sérios transtornos para conosco, tanto para a vida moral quanto a espiritual. As influências más são consideradas biblicamente como o fermento velho ou peçonha mortal. Há muitas pessoas que até a presente data nunca conseguiram se livrar dos detrimentos originados pelas más companhias, como o palavrão por exemplo,  antes não falávamos, mas nossas companhias falam o dia todo  e rimos disso e deixamos que isso faça parte da nossa vida, será que essas palavras torpes agradam e louvam a Deus, pense nisso.

As preocupações

As seduções são cada vez mais tentadoras envolvendo crianças, adolescentes e jovens, no uso de bebidas alcoólicas, uma droga considerada lícita, que sem dúvida servirão de porta de entrada para outros tipos de drogas mais nocivas. 

Não faz muito tempo que as crianças podiam brincar na rua com os amiguinhos sem inspirar muitos cuidados aos pais, as amizades eram mais tranquilas, no entanto hoje tudo mudou. 

Atualmente se faz debates e mais debates tentando descobrir como evitar os nossos filhos contraírem más companhias, mas já surgiu um oponente muito mais poderoso e este e não está simplesmente nas ruas, mas dentro de casa, às vezes dentro do nosso quarto, o lugar mais sagrado da casa “INTERNET”, no entanto sabemos que toda ferramenta tem os seus malefícios e benefícios, a faca que prepara o bife para saborearmos é a mesma que fere o dedo da mão, ou seja, tanto pode ser benéfica como maléfica, os cuidados devem ser constantes, o que será que estamos compartilhando. TODO CUIDADO É POUCO!

As más associações podem nos levar  a corrupção moral e espiritual
A corrupção Moral ocorre quando nos contraímos uma má companhia. O salmo primeiro apresenta a distinção entre os justos e os ímpios. Numa visão cristã os crentes verdadeiros podem ser conhecidos pelas coisas que praticam; pelos lugares que frequentam e pelas pessoas que convivem. Ninguém pode provar as bênçãos de Deus sem evitar as coisas prejudiciais e destrutivas (Sl 1.1). Salomão ressalta; - “Anda com os sábios e serás sábios, más o companheiro dos tolos será afligido” (Pv 13.20; 16.29).

Corrupção Espiritual acontece quando as pessoas separadas do pecado e compromissadas com Deus se misturam com os ímpios, ou seja, com aqueles que não temem e nem conhecem a Deus como nós o conhecemos. Entretanto todo aquele que tem compromisso com o Senhor necessariamente não deverá caminhar com esses tais, para que não seja corrompido tanto na conduta moral quanto a espiritual (I Cor 15.33,34; I Co 5.6), entendemos que não necessita muita coisa para o homem se corromper, basta apenas uma pequena influência má, pois é como um pouco de fermento. “Um pouco de fermento leveda toda massa” (Gl 5.9). E como então trabalhar ou estudar ao lado destas pessoas? Creio que se você tem intimidade com o Espirito Santo, Ele te ajudará a sair de algumas situações que o comprometa enquanto cristão.


Advertências bíblicas
A Bíblia diz e muitas vezes nossos pais ou amigos de verdade nos diz: Não seguia certas pessoas, não segua a multidão. Existe pessoas que seguem a maioria para cometerem maldades (Ex 23:2; Ex 23:33). 

Deus recomenda que não façamos aliança ou associações com pessoas más (Ex 34:12; 23.32; 2 Cor 6:14) e nem trilhar os seus caminhos atraentes, pois são como armadilhas para o justo (Sl 1:1; Pv 1:15; Pv 4:14; Pv 22:25; Pv 23:6). 

Além do mais não devemos ter inveja da prosperidade deles, isso pode destruir a esperança daquele que confia em Deus. Cuidado! (Pv 24:1; Sl 37.1). 

Asafe ficou perturbado e quase seus pés escorregavam enquanto olhava a prosperidade dos ímpios (Sl 73.2,3,16). Todavia foi na oração que entendeu o fim deles (Sl 73.17).

As boas companhias
As boas companhias edificam e constrói, temos registros nas escrituras de grupos de jovens que se agregaram diante de situações difíceis como os que foram levados cativos por Nabucodonosor para Babilônia, eles tomaram decisões conjuntas importantes e se edificavam nas orações, comunhão e compartilhavam espiritualmente para não perderem a sua comunhão com Deus (Dn 1.1-17). 

Não podemos viver sozinhos, boas amizades são imprescindíveis, porque elas nos ajudam. “Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois caindo, não haverá outro que o levante” (Ec 4.10-12; Isa 41.6).

CONCLUSÃO
Nada melhor que as boas amizades, porque elas nos edificam, e os maus companheiros infelizmente têm uma maneira muito perspicaz em envolver as pessoas em situações difíceis até dentro da própria igreja, principalmente aqueles que não querem obedecer à palavra e o   apóstolo Paulo recomenda-nos o que fazer (2 Ts 3.14,15; I Co 5.9,11). 

Seja amigo e companheiro desde que essa amizade seja saudável (Sl 119:63). Não se esqueça de selecionar bem os seus amigos. Seja diferente, você que é Cristão carrega em si uma verdade que muitos não tem e que precisam vêr em você esta realiadade. Você tem a cura para liberta-los, hoje você encherga, mas você pode se tornar um cego e perder o mais precioso Espírito de Vida que habita em você, o Espírito Santo de Deus.


Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37. 

Todo via queremos ser aceitos em certos grupos e acabamos fazendo o mesmo que eles, mas o que será melhor, ser aceito por Deus ou ser aceito por certos grupos? Pense nisso e reveja por onde andas e em que companhia.



Que Deus te Abençõe


Filhos de YHWH

Comentários