BRASIL TÚ ÉS ESCOLHIDO 17/42



Pode uma nação ser feliz?

Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. Salmos 33:12

Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR. Salmos 144:15

Sempre me ensinaram e acreditei que a Palavra do Senhor é “inspirada por Deus”, literalmente “respirado por Deus”. Produto do Seu fôlego. (2 Timóteo 3:16) Isso significa que Deus inspirou o que foi escrito. Nada é supérfluo. Nada é desnecessário. Tudo é importante. Tudo é revelação, ou seja, não saberíamos se Ele não tivesse pedido para registar como testemunho à gerações vindouras. Tudo foi preservado para chegar a nós como testemunho da Sua grandeza, santidade, poder e… (se for tentar completar essa, fico a escrever sem parar!) A Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria dos mistérios de Deus. Quanto mais a conheço, mais conheço a Deus. Quanto mais a conheço, mais eu me conheço. Quanto mais a conheço, mais percebo que não a conheço. Insondável fonte de conhecimento e revelação de Deus e Seu reino.

Pode uma nação ser feliz e experimentar o “reino/governo de Deus” nos dias de hoje?

Na Palavra, Israel vivia momentos de salvação nacional ao longo da sua história. Esses sempre eram relacionados à sua aliança com Deus. E todos esses momentos eram gerados por um arrependimento nacional.

O primeiro momento foi quando Deus convidou a nação a fazer aliança com seu Criador convidando a nação pela boca do profeta, Moisés: Deixa o Meu povo ir. E nesses dias a nação sentiu na pele o que era estar na presença de Deus. Êxodo 19 traz um relato desse momento mais que temeroso ao se encontrar com Deus:

Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas.
E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.
E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.
E, descendo o SENHOR sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o SENHOR a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu. v. 14-20

O primeiro encontro com Deus confirmou: Ele é santo e eu/nós não sou/somos. E confirmou: Deus é Poderoso, Tremendo e totalmente no controle de toda a terra, pois a terra treme à Sua presença! Ele é Provedor, pois maná e água já tinha dado ao povo no deserto!

Foi neste contexto que Israel logrou nos livros eternos do universo sua aliança com Deus e uma vez logrado, Deus será Fiel, mesmo o homem não sendo Fiel!

Essa aliança foi o ponto central de todos os altos e baixos na história da nação. Quando Israel desrespeitava a aliança que fez com Deus, voltando a idolatria e a prática do pecado, Deus enviava disciplina sobre a nação conforme avisada em Levítico 26.

Zeladores da aliança, os profetas foram escolhidos conforme Sua palavra para anunciar a palavra de arrependimento para a nação em disciplina.

E dentre vossos filhos suscitei profetas, e dentre os vossos mancebos, nazireus. Acaso não é isso assim, filhos de Israel? diz o Senhor.

Mas vós aos nazireus destes vinho a beber, e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis. Amós 2.11-12

E a palavra do Senhor veio a Zacarias, dizendo:
Assim falou o Senhor dos exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e compaixão cada um para com o seu irmão;
e não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre; e nenhum de vós intente no seu coração o mal contra o seu irmão.
Eles, porém, não quiseram escutar, e me deram o ombro rebelde, e taparam os ouvidos, para que não ouvissem.
Sim, fizeram duro como diamante o seu coração, para não ouvirem a lei, nem as palavras que o Senhor dos exércitos enviara pelo seu Espírito mediante os profetas antigos; por isso veio a grande ira do Senhor dos exércitos. Zacarias 7.8-12

E quando Israel ouvia ao Senhor e se arrependia da sua idolatria, dos seus pecados, e da sua injustiça social, Deus reestabelecia Sua paz, justiça e alegria sobre a nação. Como nos dias de Ezequias em 2 Crônicas 28-32.

Estou querendo com isso é observar que o Brasil tem uma aliança lograda nos livros de Deus e Deus será Fiel a essa, tanto para abençoar como para disciplinar. Eu pessoalmente vejo essa ação disciplinar sobre a nação que é uma evidência de que existe e vigora essa aliança com Deus.

Eu creio que Deus profetizou para a nação brasileira: Deixa o Meu Povo Ir! na páscoa de 2000 na virada do século e nos 500 anos da nação. Eu creio que Ele dizia: Brasil, quero te libertar dos deuses do Egito como Eu fiz com Israel milênios atrás. Eu quero que restaurem a sua aliança comigo que iniciou na semana da páscoa de 1500.

Precisamos observar algumas evidências que apontam para a aliança com o Senhor. Além disso, vamos observar alianças com outros deuses. Pois nisso, vamos entender mais sobre nossa história espiritual com Deus. A história dos nossos antepassados de quase 511 anos nessa terra, e dos povos indígenas nos dará um norte para nossa busca do Reino de Deus para a nação brasileira.

Brasil! Tu és Escolhido! Feliz a nação cujo Deus é o Senhor!

Um abraço,
Mike Shea
Casa de Davi
http://twitter.com/eliaquimike


Posso pedir um favor? Ajude-me a divulgar esses artigos por meio de seus blogs, sites, Facebook e Twitter!
Seja um mantenedor do Centro Brasileiro de Adoração: Saiba mais sobre o REEDIFICANDO JUNTOS!

Comentários