O COMPROMISSO DE DANIEL


Daniel

ENTENDENDO A HISTORIA

Em 605 a.C. Nabucodonosor ocupou o trono de Babilônia. Em Setembro desse ano arrasou a Palestina e pôs sítio a Jerusalém, com o que Judá se converteu em estado vassalo. Para demonstrar seu domínio, levaram-se cativos de Jerusalém a muitos dos homens mais sábios e às mulheres mais formosas. Daniel estava neste grupo.

Nabucodonosor, o líder supremo de Babilônia, era temido em todo mundo. Quando chegava a um país, a queda do país era iminente. Depois de uma vitória, os babilônicos estavam acostumados a levar-se às pessoas mais valiosas a Babilônia e deixar aos pobres detrás para que tomassem qualquer terra que quisessem e vivessem ali pacificamente. Este sistema fomentou uma grande lealdade por parte das terras conquistadas e assegurava um fornecimento constante de gente sábia e talentosa para o serviço civil de Babilônia.

A língua de Babilônia era o aramaico. O programa acadêmico da Babilônia deve ter incluída matemática, astronomia e história com uma forte dose de alquimia e magia. Daniel e seus três companheiros demonstraram não só capacidade, mas também disciplina. Este rasgo de seu caráter, combinado com integridade, ajudou-os muito naquela nova cultura Nabucodonosor lhes trocou até seus nomes porque queria fazê-los babilônicos ante seus olhos e ante os olhos do povo babilônico. Os nomes novos lhes ajudariam a integrar-se à cultura. Daniel, que significa "Deus é meu juiz" em hebreu, passou a chamar-se Beltsasar, que significa "Aquele a quem Bel favorece". Bel era um deus babilônico, de Ananias, grego: resposta do Senhor (Novo Test.), hebraico: Jeová cobriu (Novo Testamento)para Sadraque que significa em persa: decreto do deus lua, ou pequeno amigo do Rei, o de Misael, hebr: quem e Deus,  ou quem é  igual a Deus para Mesaque que significa o deus da lua, o de Azarias que em hebraico significa a quem Jeová ajudou ,  para Abede-Nego para  que significa  servo do nego ou nebo. Foi um intento do rei por trocar a lealdade religiosa destes jovens do Deus do Judá ao deus de Babilônia.

Compromisso no dicionário significa:

1 obrigação: Um compromisso de honra
Eu tenho um compromisso com Deus, porque reconheço sou seu servo e devo honrá-lo com tudo o que tenho. 

2 acordo: Estabelecer um compromisso entre as partes
Eu tenho um compromisso com Deus, porque entendo que desde o principio Ele quer se relacionar comigo.


AS CONDIÇÕES DO COMPROMISSO DE DANIEL E SEUS COMPANHEIROS:
 
O COMPROMISSO DE NÃO CONTAMINAR-SE
Daniel 1:5, 8

Daniel decidiu não comer dessa comida devido a que a carne provavelmente era porco ou outra comida proibida (veja-se Levítico 11), não estava preparada de acordo com a lei judaica, e provavelmente tinha sido sacrificada aos ídolos. Apesar de que Daniel estava em uma cultura que não honrava a Deus, seguia obedecendo às leis de Deus.

 "Propôs em seu coração" são palavras fortes que expressam fidelidade aos princípios e determinação a seguir um curso de ação. Quando Daniel determinou que não fosse poluir se, estava sendo fiel a sua determinação de sempre  fazer o correto e não ceder às pressões do meio. Muito freqüentemente nos vemos pressionados a baixar nossas normas e viver mais como o mundo que nos rodeia. Não basta preferindo ou desejar fazer a vontade de Deus para resistir os embates da tentação. Como Daniel, devemos propor obedecer a Deus.

 É mais fácil resistir a tentação se a gente fortalecer nossas  convicções antes de  chegar a tentação. Daniel e seus amigos tomaram a decisão de ser fiéis às leis de Deus antes de enfrentar-se às guloseimas do rei, e não duvidaram permanecer firmes em suas convicções. Algumas vezes nos metemos em problemas porque não fixamos previamente os limites. Antes que surjam as situações difíceis, defina seu compromisso com Deus. Assim estará preparado para dizer não quando vier a tentação.


O COMPROMISSO DE NÃO SE EXALTAR 
Daniel 2:27 e 28

Antes de lhe dizer nada ao rei, Daniel glorificou a Deus. Explicou que não sabia do sonho por sua própria sabedoria a não ser só porque Deus o revelou. Quão fácil é ficar com a honra do que Deus faz por meio de nós! Isto é  roubar a Deus a honra que Ele merece.

SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO TINHAM UM COMPROMISSO COM DEUS MESMO EM MEIO A PERSEGUIÇÃO
Daniel 3:16 -18

Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram pressionados para negar a Deus, mas decidiram ser fiéis a qualquer preço! Confiaram em que Deus os liberaria, mas estavam determinados a ser fiéis apesar das conseqüências. Se Deus sempre resgatasse aos que lhe são fiéis, os cristãos não necessitariam fé. Sua religião seria uma grande apólice de seguro e haveria filas de gente egoísta para adquiri-la. Devemos ser fiéis a Deus já seja que intervenha ou não em nosso favor. Nossa recompensa eterna vale qualquer sofrimento que tenhamos que resistir.


O COMPROMISSO DE DANIEL COM DEUS ERA MAIOR QUE QUALQUER OURO OU BEM
Daniel 5:16-17

O rei ofereceu a Daniel formosos presente e grande poder se explica se  a escritura, mas Daniel o rechaçou. Não estava mostrando falta de respeito ao rechaçar os presentes, mas sabia que teriam curta vida e queria mostrar que estava oferecendo uma interpretação imparcial ao rei. Fazer o correto deve ter prioridade para nós, não o obter recompensas. O compromisso que temos com Deus deve nos levar a fazer o que é correto, mesmo que embora signifique renunciar a lucros pessoais?

O COMPROMISSO DE DANIEL COM DEUS DEMOSTRAVA OUSADIA, VINDA DE DEUS, PERANTE O REI
Daniel 5:22-24

Às vezes os reis matavam aos portadores de más notícias. Mas Daniel não temeu lhe dizer a verdade ao rei embora a este desagradasse. Devemos ter o dever de dizer a verdade a todo custo.

 A escritura que estava na parede era para o Belsasar. Embora Belsasar tinha poder e riqueza, seu reino era totalmente corrupto e não podia resistir o julgamento de Deus. A hora do julgamento de Deus chega a todas as pessoas. Volte-se de seu pecado agora, peça a Deus que o perdoe e comece a viver de acordo a Suas normas de justiça.


COMPROMISSO DE ORAÇÃO DE DANIEL
Daniel 6:10

Apesar de que Daniel conhecer a lei contra a oração, seguiu orando três vezes ao dia "como de costume". Daniel tinha uma vida de oração disciplinada. Nossas orações freqüentemente são interrompidas não por ameaças, a não ser simplesmente pela pressão de nossas agendas. Não permita que as ameaças nem as pressões interrompam seu tempo de oração. Ore com regularidade, porque a oração é sua conexão vital com Deus.

Que DEUS abençoe a todos!

Fernando Almeida Ribeiro - Parceiro Top do Blog Filhos de YWH

Comentários