O ENGANO SENDO PLANTADO

A "febre" espírita no cinema brasileiro começou no ano passado e de cara rendeu frutos. Juntos, "Chico Xavier" e "Nosso Lar" levaram mais de 7 milhões de espectadores aos cinemas, ficaram entre os dez filmes mais assistidos de 2010. "Não é uma nova onda. É um gênero que veio para ficar", garante Luís Eduardo Girão, produtor de"As Mães de Chico Xavier", que estreia nesta sexta-feira (1º) em larga escala no país. Não é só isso: de acordo com a coordenação da Federação Espírita Brasileira (FEB), o interesse pelo assunto e o movimento nos centros espíritas aumentaram.

Até na televisão o fenômeno acabou respingando. 

A novela "Escrito nas Estrelas", escrita por Elizabeth Jhin para a rede Globo, abordava o espiritismo de forma indireta, ao mostrar um personagem que, depois de morrer, acompanhava o mundo do vivos a partir do plano espiritual. Exibido na faixa das 18h, o folhetim teve bom desempenho ao longo de seus cinco meses e chegou ao último capítulo, em setembro, batendo recorde de audiência para uma novela do horário nos últimos três anos.


A produção temática farta dá a impressão de ser simultânea às comemorações do centenário de nascimento de Chico Xavier no ano passado, embora, na verdade, viesse sendo gestada há algum tempo. Luís Eduardo Girão pode ser considerado o estimulador desse movimento. O empresário gerenciava os negócios da família em Fortaleza e dividia seu tempo entre Brasil e Estados Unidos. Depois de viver um período de crise pessoal, tomou contato com a obra de Chico Xavier no teatro. O impacto foi tão grande que, em 2003, montou a Mostra Brasileira de Teatro Transcedental, para reunir os expoentes dessa cena no país, e, na sequência, a ONG Estação da Luz.


Além de desenvolver trabalhos assistenciais no Ceará, a entidade resolveu transpor o espiritismo para o cinema, levando às telas a vida do médico Bezerra de Menezes, expoente da doutrina espírita. o fruto foi "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito", que, apesar de orçamento e distribuição modestos, se beneficiou do boca a boca e acumulou 480 mil espectadores em 2008, um feito para projetos desse porte.

FONTE

Comentários