SEXTA FEIRA 13

 http://www.swilliamshaw.com/wallpaper/blackcat1600x1200.jpg
 
"Cuidado! Hoje é sexta-feira 13!". Quantas vezes você já ouviu essa frase hoje? Mas de onde veio essa fama da sexta-feira 13? Fizemos uma breve pesquisa e olha só o que descobrimos.

Toda sexta-feira 13 é ruim!

Na verdade não é que todos os dias 13, que coincidem de cair justamente na sexta-feira, são ruins, ou que vá acontecer alguns desastres.
Esses presságios em torno da data de hoje, descendem de duas lendas da mitologia nórdica.
A primeira diz ter vindo do Valhalla, suposta morada celestial das divindades. Em um banquete para 12 convidados, Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Após o ocorrido criou-se uma superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era sinal de desgraça atribuindo ao número 13 um símbolo de azar.

A segunda lenda, gira em torno da deusa do amor e da beleza, chamada de Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e Friday, que significa "sexta-feira" em escandinavo e inglês.
Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em uma bruxa e exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela passou a reunir-se, todas as sextas feiras, com outras 11 feiticeiras e o diabo, totalizando 13 entidades, para rogar pragas sobre a humanidade.

A partir desta "lenda", o fato se espalhou por diversos países da Europa, reforçada pelo relato bíblico da "Última Ceia", em que 13 pessoas estiveram reunidas junto a Jesus, na véspera de sua crucificação, que aconteceu numa sexta-feira.

Ainda na Bíblia, o Antigo Testamento judaico, afirmava que a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos, pois Eva teria oferecido a maça para Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio também teria começado no mesmo dia da semana.

E a história do Gato Preto?

A crendice de que gato preto é sinal de azar vem da "Idade Média", quando as pessoas acreditavam que os felinos, tinham pacto com o demônio e com as bruxas, independente da cor, mas os pretos eram mais temidos.

O costume se perpetuou até os dias atuais, e o bichano se tornou um dos símbolos da sexta-feira 13.

Já os sete anos de azar por quebrar um espelho, também vem da Idade Média, quando as pessoas diziam que ter seu retrato pintado em uma tela ou refletido em algum objeto era como se sua alma estivesse dividida e caso acontecesse do reflexo de partir demoraria exatos sete anos para recuperar sua outra metade.

Sabemos sim que ocultistas fazem mandigas em cemitérios e demais localidades a fim de obter mais poder e desgraça da vida alheia.

Para quem é supersticioso essas informações só vem a acrescentar na crendice da temível "Sexta-feira 13", já para outros, esses fatos são apenas "coincidências".

O importante é que devemos sim ter muito cuidado nesta sexta-feira, cuidado para não ser atropelado ao atravessar a rua, não esquecer o óleo quente no fogão e trancar bem as portas e janelas à noite, não por causa do Lobisomem, mas sim para não ser assaltado!

No mais, apreciem a sexta-feira, seja ela 13 ou não pois o Senhor a fez para louvor da sua Glória e amanhã já é sábado, dia de descansar para muitos e lembrando sempre de  
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos," Efésios 6:13-18

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, Questione, Critique, Aconselhe, Tire Dúvidas.

Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!

Fica reservado ao Blog Filhos de YHWH ou não, de comentários anônimos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

468x60

energia a preço justo
Nelson Neto. Tecnologia do Blogger.
 
Filhos de Yhwh © 2012 | Designed by Nelson Neto