QUE DIFERENÇA FAZ O FAVOR DOS HOMENS?


A religiosidade decidiu que o favor de Deus é suficiente e que não precisamos de mais ninguém. É certo, mas também não é totalmente verdade. O próprio Senhor Jesus, em Sua fase de crescimento, contou com o favor dos homens adicionado ao favor de Deus, conforme lemos: "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça (favor) para com Deus e os homens." (Lucas 2:52)

É louvável e é correto que alguém dependa apenas de Deus para o suprimento de todas as suas necessidades, mas é parte do plano de Deus que haja entre seres humanos um certo  tipo de relacionamento onde possa haver interdependência, mútua valorização e oportunidade para servir uns aos outros. Deus usa pessoas também para nos abençoar e nos usa para abençoar a outras pessoas; contanto que seja Deus quem faça essas conexões: "Atraí-os com cordas humanas, com cordas de amor; e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas; e lhes dei mantimento." (Oséias11:4)

Vivemos tempos trabalhosos, como lemos em 2 Timóteo 3, em que o mal parece prosperar e em que  a desonestidade e a corrupção passaram a ser sinônimos de esperteza. 

Os principais problemas na sociedade atual são financeiros e relacionamentos pessoais. A ganância e a insatisfação têm sido incentivadas pelas atrações materiais e prazeres da "carne". Os atritos nos lares, e em todos os setores da sociedade, são conseqüência de falta de amor e de respeito entre os seres humanos. Isso é novidade? Certamente não, pois na Bíblia já existiam tais problemas, porém em doses diferentes com "roupagem" diferente.

Lucas 12:22 a 34 registra uma conversa de Jesus Cristo com seus discípulos após ter narrado uma parábola de um homem rico e avarento. Esse homem da parábola pensou em ajuntar tesouros na terra e não pensou que um dia iria morrer e que não levaria nada daqui da terra. E Jesus os advertiu: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir." "Observai os corvos..." "Observai os lírios, eles não fiam nem tecem. Eu, contudo vos afirmo que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles." 

Nesta conversa com os discípulos, Jesus Cristo mencionou o rei Salomão, um rei muito próspero, cuja fama se espalhou por todo mundo da época: 1 Reis 10: 1 a 13. Nessa passagem, a rainha de Sabá visitou a Salomão para inquirir sobre o nome do Senhor Deus e trouxe muitas perguntas difíceis. Ela ficou admirada ao constatar que realmente ele era um rei muito sábio. 

Como era o costume em visitas a um rei, ela trouxe muitos presentes de grande valor em camelos carregados de pedras preciosas e especiarias e veio acompanhada de uma grande comitiva. Salomão não precisava daquelas riquezas, mas foram concedidas a ele como um "favor dos homens"- conforme a nossa linguagem com Deus. O favor de Deus na vida de Salomão se estendeu mesmo depois de ela ter ido embora. Ela fez a conexão entre o rei Salomão e outros reis como Hirão, rei de Tiro, que trouxe muito ouro e grande quantidade de madeira de sândalo e pedras preciosas.

O que mais impressionou a rainha foi o contexto todo sob a luz da excelência divina, com certeza. Ela percebeu muitos detalhes como, por exemplo, a comida, que deveria  ser cheirosa e linda; os lugares de honra marcados por oficiais do palácio; os serviços dos criados e seus trajes; a postura dos servos e copeiros e os holocaustos que o rei oferecia ao Senhor...

A rainha ficou sem fôlego de tanta admiração e "ficou fora de si", como está escrito. Ela expressou muita admiração ao rei Salomão. Extasiada, disse que o que tinham contado a ela era apenas a metade: "Foi verdade a palavra que a teu respeito ouvi na minha terra, e a respeito da tua sabedoria. Eu, contudo, não cria naquelas palavras, até que vim, e vi com os meus próprios olhos. Eis que não me contaram a metade: sobrepujas em sabedoria e prosperidade a fama que ouvi." (1 Reis 10:6,7)  Qual seria a outra metade que não tinham contado a ela e que ela agora estava vendo?

O que seria a metade que ela estava presenciando a não ser a bênção de Deus? Como a bênção de Deus é poderosa!  Sem a mão poderosa de Deus nada vale, pois um dia tudo se acabará: os céus e a terra, os milagres e as profecias, a fé e a esperança.  O amor, porém, o maior dentre todas essas coisas, prevalecerá.

Neste mundo dos homens, quando há amizade pura, sinceridade no ser e no fazer, ajuda entre amigos, honestidade nas palavras e ações, etc. quem não fica feliz? Quem não se lembrará de um ombro amigo? Quem não terá a vontade de um dia retribuir a um gesto altruísta? 

Acima de tudo, como Deus vai se esquecer de um pão oferecido com amor a um faminto e um copo de água para um sedento? De uma esmola estendida a um pobre? Deus promete que vai devolver: "Quem compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício" (Provérbios 19:17).  A bondade é um dos frutos do Espírito Santo que muito agrada a Deus.

"Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça (favor) e boa reputação diante de Deus e dos homens" (Provérbios 3:3,4).  É uma das maneiras de recebermos o favor de Deus e dos homens.

Se você fosse a uma loja e não fosse bem recebido e atendido, mesmo que o que você quer custe um pouco menos do que em uma outra loja cujo funcionário o tratou cordialmente, você não compraria o que você procura onde foi bem tratado? Não é o vendedor bondoso que ganhou um freguês? Assim todo aquele que é bondoso acaba tendo mais vantagens e sendo preferido.

Os olhos de Deus estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Ele Se agrada de um coração bondoso e generoso. O favor dos homens recai sobre um bondoso e generoso, sobre um fiel e amigo.

Tal bênção vem para acrescentar a uma outra bênção. O favor dos homens acrescenta a uma bênção de Deus. Mesmo que seja um favor que vem da parte dos homens, Deus está acima de tudo e de todos. As boas dádivas vêm de Deus em quem não há sombra de mudança e faz abrilhantar com o toque divino tudo que você é e que você tem. 

Creio que a outra metade que a rainha de Sabá viu foi a bênção do toque divino. Não importa o preço ou o valor em termos financeiros, se não houver o toque do Senhor não passa de uma aquisição humana que logo murchará e logo cairá no esquecimento. O que vem do Senhor, porém, dura para sempre e traz louvores e glórias ao Seu nome e engrandecimento ao nosso Deus que tudo orquestrou de modo soberano.

Qual é a outra metade em sua vida, nos seus empreendimentos, no seu estudo, no seu ministério, em sua casa, etc.?  Sem essa "outra metade" que fez a rainha de Sabá  "ficar sem fôlego" e extasiante, que diferença faremos nesta terra como filhos do Deus Altíssimo?

Nestes dias tão trabalhosos e perigosos, onde a desonestidade impera, muito necessitamos do favor de Deus e dos homens. Precisamos de portas abertas e oportunidades para o bom sucesso em todas as áreas. Por exemplo: quando vamos à consulta médica, precisamos que um eficiente e honesto médico nos toque; se vamos buscar um visto para viajar, que o Senhor nos leve para um guichê de um funcionário bondoso do Consulado e que tenha boa vontade para nos atender; se vamos a um advogado para nos defender em alguma causa, que seja um advogado inteligente e íntegro; se alguém procura por um companheiro para se casar, que Deus faça a conexão com a pessoa certa; se procuramos uma vaga em escola cara e de difícil acesso, que haja uma conexão com o diretor que vai favorecer com desconto na anuidade; e assim por diante poderemos contar com a bondade do Senhor, cujas mãos segura o coração do "rei" e dirige como Ele dirige o curso de um rio, como lemos em Provérbios 21:1.

Deus promete que jamais teremos falta alguma se confiarmos n´Ele. Ele está vendo tudo e recompensa com justiça a tudo quanto fazemos por amor e com boa vontade.  Mesmo em momentos de falta, Deus tem poder de trazer do além a sua provisão. Tudo que o homem semear, colherá.  O Senhor é fiel e não se esquece das boas ações feitas com boas intenções.

Comentários