SITES BRASILEIROS PODEM ADERIR AO PROTESTO CONTRA O SOPA, SAIBA MAIS !


 



Quando a internet parar no dia 18 de janeiro, não pense que seus sites e blogs brasileiros favoritos podem ser uma forma de passatempo quando Facebook, Wikipédia e Reddit estiverem protestando contra o SOPA (Stop Online Privacy Act). Isso porque  também deve ter um pequeno foco no movimento nacional para lutar contra a aprovação desse tipo de lei.




De acordo com o Software Livre Brasil, a ideia é alertar as autoridades brasileiras sobre a ameaça que a SOPA deve provocar não só nos Estados Unidos, mas em internautas de todo o mundo, que ficariam privados de conteúdos importantes de várias partes da rede.

Se você estiver interessado em participar da ação e mostrar ao mundo que faz parte do grupo de resistência, basta cadastrar seu nome e site no SOPA Strike. As instruções são desativar a na próxima quarta-feira (18) e colocar um banner de protesto cedido pelo próprio movimento.

18 de janeiro: o dia em que a internet vai parar ?




Para quem não sabe, SOPA significa Stop Online Piracy Act (Decreto pela Paralisação da Pirataria Online). Trata-se de uma comissão de apoio a uma nova lei que pode vir a ser aprovada nos Estados Unidos, visando fechar o cerco contra a pirataria.


O problema é que os termos da lei dão margens para muitas interpretações, sendo que os autores da lei pedem, inclusive, o poder de tirar sites do ar. Outro termo bastante controverso é a responsabilização dos serviços por quebra de direitos autorais por parte dos usuários. Por exemplo: se você postar um link de pirataria no Facebook, a culpa será da rede social.

Como forma de protesto contra a lei, vários sites estão planejando um blackout na internet para o próximo dia 18 (quarta-feira). Isso significa que diversas páginas podem desligar seus servidores e interromper completamente a disponibilização de suas páginas.


Alguns sites já confirmaram a paralização. O Reddit afirmou que no dia 18 deixará apenas uma mensagem na  inicial, revelando aos leitores por quais motivos a SOPA pode acabar com o serviço. Há grandes chances de a Wikipédia seguir o mesmo caminho e desativar os servidores na data marcada.

Outros sites que estariam interessados em aderir ao blackout seriam as redes sociais Facebook eTwitter, que contam com milhões de participantes e não querem que as ações deles sejam motivo para processos judiciais por direitos autorais. Até mesmo o Google está na lista de prováveis paralisadores. 

Entenda melhor nesta outra matéria já publicada aqui no blog: 

Comentários