LÍDER TURCO ADVERTE: GUERRA CONTRA O IRÃ LEVARÁ À DESINTREGAÇÃO TERRITORIAL E AO FIM DOS EUA


Essa guerra vai levar a total desintegração dos EUA porque todos os estados não são tão unidos quanto podem parecer.afirmou o Líder do Partido democrata da Turquia, Namik Kemal Zeybek

Um importante político turco alertou também que qualquer guerra dos EUA contra o Irã vai trazer um fim para os Estados Unidos, informaram reportagens de TV Press.

O líder do Partido democrata da Turquia, Kemal Namik Zeybek, disse à Press TV em uma entrevista no sábado que aqueles que ameaçam desencadear uma guerra contra o Irã devem se lembrar da defesa da República Islâmica em oito anos contra o Iraque de 1980 a 1988.


"A República Islâmica do Irã, mesmo em seus primeiros dias após a Revolução Islâmica, quando não tinha um exército organizado, conseguiu defender seu território contra um exército totalmente equipado e bem treinado do Iraque que foi apoiado pelos EUA, "Zeybek afirmou.

"Qualquer ataque ao Irã trará um fim para os Estados Unidos. Ele vai levar à desintegração dos EUA, porque os estados não são tão unidos quanto podem parecer. Alguns de seus estados do sul já estão incomodados por essas [] políticas belicistas e querem se separar dos EUA, e um dia isso vai acontecer ", concluiu.
Na sexta-feira, 2 de março o Vice-primeiro-ministro da Turquia, Ali Babacan, disse que Ancara se opõe a qualquer forma de intervenção militar destinada a pôr fim ao programa nuclear iraniano.

"O problema com a do Irã [energia] nuclear programa tem de ser resolvida através da diplomacia .... Qualquer outro método que a diplomacia teria graves consequências para a região e mesmo para o mundo", disse ele durante a Conferência Aspen de Diálogo do Bósforo, em Istambul.

" Enfatizando a necessidade de negociações entre o Irã e o P5 +1 - EUA, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha - o vice primeiro-ministro turco aconselhou as potências mundiais para "realmente se concentrar em um acordo diplomático e sinceramente trabalhar para esse fim . "

Os EUA e Israel têm freqüentemente ameaçado o Irã com a possibilidade de um ataque militar contra as instalações nucleares do país, alegando que Teerã busca produzir armas nucleares.

O Irã negou as acusações ocidentais sobre seu programa de energia nuclear e prometeu uma resposta esmagadora a qualquer ataque militar contra o país. Teerã também advertiu que tal medida poderia resultar em uma guerra que se espalhará para além do Oriente Médio.


Comentários