DEUS SE INTERESSA POR VOCÊ


Perguntaram, certa vez, a um homem que vivia nas ruas: “Quem é você?” Ele respondeu amargamente: “Como eu gostaria de saber!” As respostas variam: “Eu sou um fracassado!”, ou “Eu sou infeliz, um azarado na vida!”

O que essas autodefinições expressam? Um autorretrato! Elas expressam o que ou quem a pessoa imagina ser e que pode refletir de forma precisa quem realmente ela é. A forma como você se vê e se sente, terá um impacto fortíssimo em quão longe você prosseguirá na vida. Por quê? Porque você agirá ou reagirá como a pessoa que você acha que é. Você só poderá ir até onde a imagem que você tem de si mesmo dentro da sua mente lhe permite.
Deus quer que o ser humano tenha uma imagem de si mesmo saudável e positiva. Ele quer você se veja como um tesouro inestimável! Eu não pretendo propor que por si mesmo, você desenvolva uma autoimagem positiva, mas que você recupere a excelência de Deus em na alma.

Salmos 8.3-6

Davi estava contemplando a grandeza dos céus (8) e faz uma pergunta: que é um simples ser humano para que penses nele? (9) O que é o homem? Platão, filósofo grego, disse que o ser humano é o único animal que olha para cima, para o céu. Todos os outros animais olham para baixo, para o chão… Aristóteles disse que o ser humano é um animal político. A Bíblia diz: (…) Você foi feito de terra [i.e. pó, barro] e vai virar terra [i.e. pó, barro] outra vez. (Gn.3:19 NTLH)
Muito bem, nós somos pó e ele é insignificante. Nós não gostamos do pó e as donas de casa que o digam! Entretanto, há algo poderoso por trás de tudo isso: ? Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo [i.e. forte, vigoroso, reunião, companhia, congregação]. (Gn.2:7 NTLH) O sentido é que a nossa força e vigor, vêm da reunião de forças interiores que agem dentro de nós, espiritual e psicológica, que quando se rendem ao poder da graça de Deus em Cristo, vencem qualquer obstáculo.
Davi também levanta a questão do por que Deus se interessa pelo homem que é pó! Deus disse em Gênesis: (…) Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. (…) (Gn.1:26 NVI) Nós não somos frutos do acaso ou um acidente. Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Nós pensamos e raciocinamos, olhamos para o nosso interior e nos avaliamos, percebemos onde estamos e estabelecemos alvos e objetivos a serem alcançados.
Não é uma autoimagem positivamente elaborada que irá torná-lo mais forte e vencedor nesta vida, mas a recuperação da imagem de Deus em você. É a sua comunhão com Deus que o torna mais forte e vencedor. Deus o ama e apesar das suas fraquezas e defeitos. Deus sempre estará moldando o seu caráter, ajudando-o a se tornar cada vez mais parecido com Ele.
A imagem de Deus em sua vida o capacita a administrar tudo o que Ele criou. Você não tem apenas o domínio sobre os irracionais, mas também, sobre os seus pensamentos e emoções. A Bíblia diz: Os pensamentos de uma pessoa são como água em poço fundo, mas quem é inteligente sabe como tirá-los para fora. (Pv.20:5 NTLH) Você é inteligente, Deus o fez com essa capacidade. Puxe de dentro de si coisas boas que vêm da graça de Deus, seja saudável!
Valorize-se mais! Você é único! Nunca haverá outra pessoa como você em todo o universo! Você foi criado à imagem e semelhança de Deus; portanto, você é um tesouro inestimável! Então:
- Olhe para as grandezas do universo: você é maior que todas elas.
- Olhe para si: Você é mais que pó ou barro, você é um milagre, uma nova criatura em Cristo.
- Olhe para dentro de si: Busque mudanças positivas que honrem a Deus.
- Olhe para tudo ao seu redor: Governe-as, administre-as com excelência e amor.
Quem é você? Você é um filho de Deus, o fruto do Seu amor e faz parte do Seu plano para esta terra. Deus tem nas mãos o mapa que o conduzirá até a realização de seus sonhos. Você é aquele que tem o forte braço de seu Criador que, a cada passo, sussurra aos seus ouvidos: “Não tenha medo. Eu serei contigo”. Deus se interessa por você!

Comentários