A DARPA E SEUS AMBICIOSOS PROJETOS


DARPA (Agência de Defesa para Projetos de Pesquisa Avançados) é um setor do Pentágono cujo objetivo de desenvolver tecnologia útil para as forças armadas dos EUA.

Foi criada em 1958 (no inicio seu nome era ARPA), porque a extinta URSS lançou o Sputnik, que deixou o governo norte-americano preocupado – pois seu programa espacial estava atrasado – , então foi criada a DARPA para orientar o projeto espacial. Mais tarde o governo passou a exploração espacial para uma instituição que só iria trabalhar com isso, a NASA, assim a DARPA não liderou o programa espacial, mas ainda assim, fez projetos importantes. Um desses projetos foi a Arpanet, uma rede que interligava as maquinas da agência, alguns anos depois, essa rede originou a Internet. Atualmente, boa parte dos projetos da DARPA são confidenciais, outros não. Exemplos de projetos conhecidos são:

Alpha Dog

Máquinas controladas por pessoas capazes de lutar, isso lembra o filme Avatar. A DARPA já experimentou o Petman, um robô bípede que tem 1,80 metros de altura e consegue agachar e correr. Ele poderá carregar equipamentos e armas, mas por enquanto só serve de manequim para trajes militares. Provavelmente máquinas assim serão usadas em guerras, mas os primeiros talvez sejam quadrúpedes, como o Alpha Dog (imagem acima – consegue carregar 180 quilos) e a Chita (esta em desenvolvimento e já conseguiu correr 29 km/h).

Jipe militar
Jipe militar capaz de se transformar em helicóptero e voar em poucos segundos. Empresas norte-americanas parceiras da DARPA estão produzindo protótipos que serão testados ainda este ano. Seu objetivo é escapar de bombas que inimigos enterram nas estradas em que os veículos estadunidenses passam, armadilhas assim são responsáveis por mais da metade das mortes de soldados dos EUA em países como Afeganistão e Iraque. O projeto tem sido questionado por especialistas em defesa, que dizem que o jipe voador (imagem acima) pode ser um alvo fácil.

Passáro-robô
Passáro-robô capaz de espionar áreas inimigas. A DARPA já tem um protótipo desse robô, muito parecido com um beija-flor de verdade e consegue fazer seus movimentos muito bem: mergulhar, ficar parado no ar e voar.

Falcon HTV-2

Aeronave capaz de dar uma volta no planeta em uma hora, um avião hipersônico. Já existe um protótipo, chamado Falcon HTV-2 (imagem acima), não é tripulado e atinge vinte vezes a velocidade do som. Foi testado em 2011 e saiu do controle. A DARPA decidiu abandonar o projeto que deverá ser repassado para à Aeronáutica dos EUA.Criar a cura da obesidade, para evitar que soldados fiquem obesos. 

Analisando o tecido adiposo marrom, tipo de gordura que queima calorias, surgiu a ideia de usá-lo para evitar a obesidade. Esse tecido já existe naturalmente no corpo humano, mas em baixas quantidades. O plano é criar a gordura marrom em laboratório e implantá-la nos soldados através de injeções. Se os projetos conhecidos são tão ambiciosos, imagina os confidenciais.

FONTE

Comentários