Intercessão e Transformação



Não existe transformação, sem intercessão. Se a transformação é o resultado de uma visitação de Deus, a intercessão tem um papel fundamental.

E, muitas vezes a visitação de Deus acontece, numa situação desesperadora, onde a igreja de Cristo e o povo de Deus chegaram a conclusão de que havendo feito todas as tentativas humanas nada aconteceu e concluem que só Deus poderia atuar para mudar uma situação problemática, e vem o clamor por Ele.

Por isto, os que viram algo da Transformação acontecer, dizem que para experimentar uma visitação de Deus que leve a uma visível mudança onde se verifica os sinais da ação sobrenatural de Deus, terá de ser um resultado de uma busca desesperadora de Deus de um grupo de pessoas.

Íman Santoso é um homem que foi usado poderosamente para provocar um avivamento na sua terra, trazendo transformação visível e evidente. Ele foi, por muito anos, coordenador da rede de intercessão, naquele país da Indonésia, um das maiores nações muçulmanas, onde os cristãos sofrem uma severa restrição.

Nas palavras do seu testemunho, ele declara que o que levou o povo indonês a interceder desesperadamente clamando noite dia, pela intervenção de Deus, foi por que ele e a igreja se viram numa situação de impotência total.

A verificação de que eles não tinham nada para confiar, diante das grandes perseguições que se levantavam em várias partes da sua nação, só restava a busca da intervenção sobrenatural de Deus.

Quando recebemos os apelos de ajuda em intercessão pelo povo da Indonésia, por que a destruição dos templos cristãos pelos muçulmanos era tão violenta, chegamos a pensar, restaria alguma igreja para dar continuidade a pregação do evangelho, naquele país?

Ainda depois do Tsunami de 2003, quando recebemos o convite para visitar aquela nação para participar daquela conferência de Transformação em 2005, cogitamos, como poderia a igreja indoneziana a estar ainda de pé.

Mas, o relato do testemunho dos intercessores de lá foi de que o sentimento de total impotência humana e o desespero da situação levou aquele povo a buscar Deus em intercessão. Neste contexto, Íman Santoso teve Deus do seu lado, por que, o que mais se fazia era o povo buscar Deus e interceder. Eles só poderiam esperar pela atuação do Deus dos impossíveis.

Dentro de mim, eu tenho verificado, enquanto não chegamos ao desespero, enquanto ainda confiamos apenas nas nossas idéias, forças e estratégias, não oramos suficiente.

Enquanto estamos sendo enganados pelo número, pela multidão festiva, de oba oba; enquanto achamos que estamos sendo a terra do avivamento, a intercessão verdadeira desaparece e a transformação não chegará.

Por isto, é bom ouvir irmãos estrangeiros que dizem a verdade, ferindo o nosso orgulho de que somos uma igreja morna que procuramos sempre um caminho fácil e de que nas nossas igrejas, Deus não está presente, pois somos uma igreja interesseira que somente busca a benção e não o abençoador.

É melhor sermos feridos pelos amigos fiéis e verdadeiros para despertarmos de que a nossa situação é desesperadora e portanto precisamos interceder, do que continuarmos a ser adulados, de que ao avivamento já aconteceu.

Peçamos a Deus que nos leve ao desespero. A situação da política brasileira com a ameaça da perda da liberdade de expressão, a liberdade de religião e a ameaça do país se alinhar com as nações ditatoriais de princípios autoritários e aqueles partidário contra Israel, nos levem a orar desesperadamente ao Senhor.

Por: Neuza Itioka

Comentários