AS TUMBAS DOS PERSAS


Cerca de 12 km a noroeste da cidade iraniana de Persépolis, encontra-se uma colina rochosa. Gravado na fachada quase perpendicular da colina, a uma altura considerável, estão os relevos ornamentados dedicado aos reis Achaemenid pertencentes ao início do primeiro milênio aC. Esta área é conhecida como Naqsh-e Rustam, e também como Necrópoles.

Naqsh-i Rustam (o Trono de Rustam, em Inglês) foi considerado uma montanha sagrada no período elamita. As fachadas de Naqsh-i Rustam tornou-se o local do enterro de quatro governantes Aquemênida e suas famílias no quinto e quarto séculos aC, bem como um grande centro de sacrifício e de festa durante o período sassânida entre o terceiro e o sétimo século EC
Os túmulos são conhecidos localmente como a persas cruzes ", depois da forma das fachadas dos túmulos. A entrada para cada túmulo está no centro de cada cruz, que se abre para a uma pequena câmara, onde o rei estava em um sarcófago. O feixe horizontal de cada uma das fachadas da tumba é acreditado para ser uma réplica da entrada do palácio em Persépolis.
Um dos túmulos é explicitamente identificado por uma inscrição de acompanhamento para ser a tumba de Dario I, o Grande (c. 522-486 aC). Os outros três túmulos são acreditados para ser os de Xerxes I (c. 486-465 aC), Artaxerxes I (c. 465-424 aC) e Dario II (c. 423-404 aC), respectivamente. A 1 / 5 inacabado pode ser que de Artaxerxes III, que reinou a mais longa os dois anos, mas é mais provável que de Dario III (c. 336-330 aC), último da dinastia aquemênida.
Os túmulos foram saqueados após a conquista do império Aquemênida por Alexandre, o Grande.
Naqsh-i-Rustam-9
Naqsh-i-Rustam-4
Naqsh-i-Rustam-2
Naqsh-i-Rustam-3
Naqsh-i-Rustam-6
Naqsh-i-Rustam-7
Naqsh-i-Rustam-8

Comentários