CHAPEUZINHO VERMELHO E O ABUSO SEXUAL INFANTIL

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/91/GustaveDore_She_was_astonished_to_see_how_her_grandmother_looked.jpg 

As primeiras historias de terror originaram-se de contos de fadas. Os primeiros contos de fadas vêm da Idade Media. Esses contos eram feitos para adultos e narrados em versos em reuniões sociais, campos, salas de fiar e locais onde adultos se reuniam.
Os heróis ou heroínas enfrentavam grandes obstáculos para triunfar contra o mal. Estes contos envolviam magia, metamorfoses, encantamentos, monstros, animais falantes e fadas. Traziam fortes doses de adultério, incestos, canibalismo e mortes hediondas. Em uma das versões mais antigas de Chapeuzinho Vermelho, a heroína faz um strip-tease para o lobo, antes de pular na cama com ele.

A história original, Chapeuzinho Vermelho é convidada a ir para a cama com o Lobo. “Nossa, que grande suas unhas Sr. Lobo”, “Nossa, que grande suas orelhas, Sr. Lobo!” “Nossa, que grande o seu….., Sr. Lobo”. E o Lobo acaba por “devorá-la”.

O livro A Psicanálise dos Contos de Fadas, de Bruno Bettelhein, defende que o defeito dos  livros infantis atuais, adaptados, é afastar das crianças o significado mais profundo desses contos. Conceitos de morte, ódio, inveja, traição, estupro e abuso sexual são complicados e traumáticos para lidar com crianças. E os contos de fadas introduzem esses conceitos ao universo infantil.

Não tem final feliz

Chapeuzinho Vermelho era contado às filhas virgens para alertá-las a não aceitarem convites de passeios e conversas com pessoas estranhas. E o final, desse conto, não era feliz e nem tinha caçador (aliás o happy end, com o lenhador, foi introduzindo pelos Irmãos Grimm).

Odívia Barros, 33 anos, autora do livro ” Segredo Segredíssimo”, em entrevista com o G1 conta a SUA historia de abuso sexual sofrida na infância. Ela argumenta que a partir dos 05 anos já é possível orientar as crianças sobre a abordagem sexual imprórpia por partes dos adultos: “Eles apontam que, após o convívio familiar, a escola mostra-se como situação ideal para detecção e intervenção junto aos casos de abuso sexual, justamente pelo tempo considerável em que a instituição, a criança e seus familiares interagem. É imprescindível discutir o tema. Ou fazemos isso ou os abusadores continuarão chegando primeiro.” 

Infelizmente esse assunto é tabu, tanto nas escolas como na maioria das famílias. Acho que a culpa de uma criança abusada sexualmente é a ignorância! Educadores, pais, tios, vizinhos não podem ter medo de falar e denunciar uma suspeita de abuso sexual! E todos precisam ter acesso de como fazer e identificar possíveis abusos sexuais!

O site 15segundos.net sempre organiza eventos para combater o abuso sexual infantil. O nome do site é um pouco chocante:a cada 15 segundos uma criança é abusada sexualmete. Triste, não? Veja o filme feito pelo 15segundos.net:

Precisamos educar nossos filhos e cobrar dos educadores que façam sua parte! Você não pode ir na marcha? Ajude então a divulgar a hashtag #carinhodeverdade pelo Twitter! Não vire às costas para esse tema pois a cada 15 segundos uma criança é abusada! E o Lobo sempre esta esperando para fazer sua nova vítima.

O site do #carinhodeverdade é esse: www.carinhodeverdade.org.br/

Comentários