10 DICAS PARA LIDERES DE JOVENS


Tiramos de um livro sobre liderança de jovens, 10 dicas para você ser bem sucedido em seu ministério, confira:

1.    Nunca cobre a participação de ninguém, sempre faça opção por incentivar a participação. A cobrança se torna um peso para o jovem.
2.    Sempre negocie horários e datas de sua programação, não tente fazer com que eles se ajustem aos seus horários e datas, mas ajuste suas programações a eles.
3.    Se você não liga para seus jovens para saber como eles estão, então também não ligue para convidá-los para a sua programação,você vai transmitir a sensação de que a programação é mais importante que as pessoas.
4.    Tenha programações espirituais que não se pareça com o formato habitual de culto. Seja criativo.
5.    Envolva o maior número de pessoas com atividades especificas, mas combata sempre o ativismo. Fazer por obrigação é horrível.
6.    Não gaste tempo com programações futurísticas se programe apenas para os próximos meses. Se houver problemas com o calendário, reprograme – não fique engessado pela agenda.
7.    Invista no marketing digital, a internet é uma ótima ponte entre você e eles, mas não a única – o contato pessoal é indispensável.
8.    Evite reuniões de planejamento com todo o grupo, sempre transfira suas decisões de forma passiva sem imposição.
9.    Não queira inventar a roda (estratégias, métodos) busque ideias em ministérios bem sucedidos, não tenha vergonha de fazer igual à igreja X ou Y, copie o que  da certo e adéque a sua realidade.
10.    Dedique tempo para relacionamento fora dos momentos de pós-culto, não se limite a vê-los apenas nos dias de culto.

Essas dicas foram extraídas do livro “Diário de um Ministério com Jovens” escrito por Alan Corrêa e Rodrigo Silva. Para mais informações sobre o livro escreva para: contato@dokime.com.br

Comentários

  1. Desculpe o moderador deste post. Onde você encontra na bíblia alguma coisa sobre nomeação de líderes religiosos, ou pior ainda, sobre "líderes" de jovens? Não existe respaldo bíblico nem mesmo para existência de igrejas meu amigo, quanto mais para líderes. Depois isso vira militância.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Danilo, Obrigado pelo comentário e desde de já que o Senhor te Abençõe.
    A Igreja ela é real sim, do momento que um homem se torna um cristão ele é se trona uma Igreja. A Igreja que você deve estar falando deve ser a de 4 parades, sim ela também existe. Na época de Cristo e após sua morte e ressurreição a Igreja era estabelecida nas casas por onde os apostólos passavam anunciando a Salvação no arrependimento dos pecados porque este é o Reino de Deus. O modelo que temos hoje vem da Igreja Católica, mas se faz nessessário pelo nº de pessoas que preenche esse chamado Corpo de Cristo.

    Vamos supor que você trabalhe numa ong ou é contratado por ela para buscar pessoas na rua a fim de morar numa comunidade especifica. Lá você vai precisar de horários e afazeres comum de de qualquer sociedade e logo vai precisar de leis e homens que se faça cumprir tais leis para se forme então uma Comunidade progresiva.

    A Bíblia nos ensina mediante a vida de seus personagens muitas coisas e dentre elas a de líderes para execução do Reino de Deus na Terra, é importante saber que todo aquele que é Nascido de novo e recebeu a Jesus Cristo como seu único salvador é sacerdote diante de Deus em Casa no trabalho e Sociedade. Ap 5:10.
    Para Deus agir na Terra e em uma nação ele usa o Homem, nós somos embaixadores Dele 2 Coríntios 5:20, somos cooperadores do seu Reino a qual nos temos por herança também Colossenses 1:12
    Em Êxodo 18:14-24 Moisés se encontra com Jetro seu sogro que vem visitá-lo no deserto e o encontra exausto e o aconselha a colocar homens tementes a Deus e honrosos para o ajudar nas causas da comunidade.
    Em Marcos 3:14 Jesus escolhe doze homens e os coloca como apostólos, são homens que vão líderar a Igreja, são seus 1º "líderes".
    Estes são alguns dos modelos para que se compreenda a nessecidade de líderes para uma comunidade, assim como uma nação da qual vocÊ vive tem seus poderes, sem estes homens no comnado tudo vira uma zona e é claro que nem todos são honrosos e tementes a Deus para tal líderança.

    É importante que jovens tenham lideres assim como outras faixas etárias para que se compreenda em uma linguagem mais atual as promessas bíblicas e entendam como servir a Deus.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Deus te abençoe, obrigado pela resposta.

    "Busque ideias em ministérios bem sucedidos e não tenha vergonha de fazer igual à igreja X ou Y, copie o que dá certo e adéque a sua realidade"

    - Nessa afirmação o irmão deixa bem claro estar se referindo á igrejas e denominações do sistema religioso. Devo presumir que o irmão também considera como exemplo de ministérios bem sucedidos a Bispa Sônia Hernandes, Valdemiro Santiago, Silas Malafaia, R.R Soares, entre outros?

    - Imitar o sistema e adequar a nossa realidade? Mas não é exatamente assim que nascem denominações novas?

    - Os termos ministério, ministro, apostolado, apóstolo, presbítero, padre e tantos outros que expressam um sentido de hierarquia, liderança ou santidade intocável, foram incluídos estrategicamente na bíblia pelo sistema religioso a fim de justificar sua necessidade e existência. Não fique surpreso se algum dia descobrir que estes títulos nunca existiram nas escrituras antigas.

    - A questão é sobre como levar o Criador ao alcance de mais pessoas? Se for, me desculpe, mas a bíblia como sendo o livro mais "traduzido" e vendido no mundo já executa muito bem essa tarefa.

    - A igreja católica se faz necessária pelo grande número de adeptos ao corpo de Cristo? O irmão está errado em justificar pela proporção. O Imperador Constantino inventou o conceito de igreja de pedra ainda num tempo em que havia pouquíssimos adeptos a sua religião, ou quase nenhum.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Danilo, que bom poder reve-lo virtualmente aqui e é sempre bom podermos discutir e debater nossas dúvidas e pesamentos. Ninguém pode dizer que obtem Toda verdade e compreenção dos mistérios da vida e do universo como alguns muitos fazem para sua própria destruição.

    A questão da fé ela é fundamental em tudo em nossa vida, cientificamente isso já foi provado em 2 grupos de pacientes sendo que 1 deles receberam orações e outros não e o resultado foi que os que receberam orações tiveram uma melhora. O que quero dizer é que todos temos uma fé, nós aqui temos a Fé em Cristo Jesus e que Ele é o Filho de Deus assim como outros tem a fé que Deus não existe, quando cremos em uma onião nada mais que fé e isso funciona porque você luta por aquilo que acredita como a sua profissão, sua mulher e etc...

    Esta afirmação ela é correta, tudo esta relacionado com outras atividades também, por exemplo: Quer dizer que se policias corruptos como no caso da favela naval a policia toda é cirrupta? ou então que o governo todo é corrupto por termos uma grande parte envolvida em corrupção? não, não podemos pensar e imaginar assim? Você deve ter uma profissão e creio que nela você a exerce com retidão, mas será que você conhece alguém que não à exerce? Você pode pegar exemplos destas pessoas corruptas desde que estejam conforme lei do seu trabalho ou dentro daquilo que corresponde a Palavra de Deus segundo respectivos ministérios.

    Se as pessoas que você citou aqui estão envolvidas em escandâ-los temos alei para julgar e a lei divina, um dia eles daram conta tanto aqui em vida quanto depois em "morte". Podemos usar exemplos com jovens no que se refere a evangelização, não em doutrinas como vender água, cimento, paninho e etcc...isso já não faz parte dos planos de Deus. Deus não precisa de nada disso, Deus precisa de coração quebrantado e Fé em seu Filho e em sua obras e ponto final.

    Nós a Igreja somos portadores e embaixadores da sua manifestação e é por isso que muitos usam e vão continuar usando capas de ovelhas, é preciso que venha escandâ-los para comelar a separa bodes e ovelhas. Se você tem fé no criador e em seu Filho, não desanime nem tão pouco perca a esperança, Cristo voltará e coloará em ordem.

    Sistema Religioso é usado para os que se vestem de ovelha e são bodes, os que são ovelhas faram o melhor de si e serviram a todos e não ser servido, o filho de Deus não veio para ser servido e sim para servir por isso as escrituras são nessessárias. Ela teria que ser muito, mas muito bem elaborada para poder ser uma conspiração.

    A Igreja Católica Romana foi uma jogada bem arquitetada e elaborada para se misturar ao cristianismo verdadeiro. Desde de Cristo os seus dicipulos foram perseghuidos e mortos por 325 anos até que se viu que matar os Cristão era como multiplicar "Esta praga", podemos comprovar isso em todo história do Império romano. Depois desta cartada foi exatamente o que se esta fazendo agora, distorcendo toda a verdade de Cristo e seus dicipulos fazendo com que a Igreja(nós) sejamos confundidos com estes bodes.

    Por isso que disse na resposta anterior que hj vivemos sim em 4 paredes e isso esta em parte errado, porque precisamos de um local ou locais para se reunirmos para comunhão e oração. As os verdadeiros discipulos devem sair e levar o arrependimento dos pecados em Nome de Jesus Cristo e ser batizado.

    um grande abraço pra você Danilo e espero ve-lo novamente por aqui. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, Questione, Critique, Aconselhe, Tire Dúvidas.

Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!

Fica reservado ao Blog Filhos de YHWH ou não, de comentários anônimos.