SOCIEDADES SECRETAS: CÍRCULO INICIÁTICO DE HERMES




Introdução

A partir deste momento está estabelecido, neste mundo, o Círculo Iniciático de Hermes. Essa augusta organização, de cunho mágico-científico, dedica-se à perpetuação e desenvolvimento do conhecimento esotérico.
A principal função desta Nova Ordem é administrar a Iniciação à Magia e ao Ocultismo a todos os aspirantes que se mostrarem dignos.


Esta Nova Ordem, denominada Círculo Iniciático de Hermes (doravante apenas C:.I:.H:.), baseia-se nos ensinamentos e estrutura rituais da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Hermetic Order of Golden Dawn - H:.O:.G:.D:.), textos herméticos antigos, práticas mágico-ocultistas, buscando conhecimento através das fontes herméticas e de autores consagrados, tais como Papus, Guaita, Knorr Von Rosenrot, Aleister Crowley, Mac Gregor Mathers, John Dee, Dion Fortune, Hermes Trismegistus (Tábua de Esmeralda, Corpus Hermeticum etc.), W. Wynn Westcott entre outros e nas pesquisas desenvolvidas por nossos membros, sempre com intuito de engrandecer o espírito humano e aumentar a Luz do Conhecimento.

O C:.I:.H:. está dividido em cinco círculos, divididos por sua vez em graus, variando a quantidade desses de acordo com a complexidade dos estudos e o nível de envolvimento do aspirante com os ensinamentos. Cada círculo possui seus ensinamentos, rituais e práticas distintos, aumentando em complexidade à medida que se aproximam do Círculo Interior.

Objetivos
Nosso objetivo não é mistificar o conhecimento oculto, e sim trazer à luz aquilo que se encontrava inacessível aos homens comuns. Embora o objetivo maior seja elucidar, a ritualização dos ensinamentos e sua divisão em graus inicáticos justifica-se, uma vez que, para dominar-se um determinado conhecimento, é necessário adquirir disciplina, técnica, força de vontade e senso de organização. Quando se empreende o estudo do ocultismo sozinho, é normal que o adepto encontre enormes dificuldades, devido principalmente, à grande quantidade de material a ser estudado, muitas das vezes de má qualidade. A função de uma organização esotérica é guiar o adepto por um caminho seguro, comprovadamente eficaz, no qual ele, ao cumprir as metas preestabelecidas, possa chegar a algum resultado prático.


A verdadeira magia é essencialmente prática, uma vez que, se não pudesse ser aplicada no dia-a-dia, não haveria sentido algum em estudá-la. Nossa escola é essencialmente uma escola de prática mágica. Para nossos alunos, a teoria é simplesmente a base para o exercício da prática consistente. A função precípua da teoria é fornecer elementos indispensáveis para a prática subseqüente, uma vez que sem essa, é impossível alcançar qualquer resultado.

Nossos ensinamentos são validados pela verificação do significativo aumento da qualidade de vida daqueles que os praticam, além de um grande domínio interior apresentado pelos mesmos.

Os rituais praticados são baseados no respeito crença individual, não ofendendo em momento algum a moral e a ética de nossos adeptos. Os rituais são formas dramatizadas de nossos ensinamentos, com o intuito de servirem como instrumento ideal para fixação do conhecimento adquirido. 

Nossas iniciações representam um novo estágio na vida do adepto enquanto o mesmo evolui nos seus estudos. Para participar, o adepto precisa comprovar o domínio do conhecimento pertinente ao grau de estudo em que se encontra. Este domínio poderá ser verificado através do Monitor de Conhecimento responsável pelo desenvolvimento dos adeptos que se encontram sob sua supervisão. 

Observação: Todo estudante será acompanhado meticulosamente por um Monitor de Conhecimento que o auxiliará quando se fizer necessário, zelando por seu desenvolvimento mental e espiritual.

Os Cinco Círculos
O C:.I:.H:., quanto a seus círculos, estrutura e forma de atuação está assim disposto:
Os Cinco Círculos Que Compõe o CIH:


1. Círculo de Palestras - Onde os participantes não precisam ter necessariamente nenhum envolvimento com a Ordem. Sua principal função é a divulgação de nossos trabalhos ao mundo exterior. Possui também uma função de cunho cultural junto à comunidade, na forma de palestras públicas e exposições sobre assuntos de interesse geral.

2. Escola Menphis - Neste estágio, os participantes principiam a ter um conhecimento maior sobre a natureza de nosso trabalho e como o mesmo pode ser utilizado para seu desenvolvimento pessoal. Seja através de cursos de longa duração, ou dos Módulos de Conhecimento (cursos modulados de curta duração), o estudante aprende o caminho denominado Caminho da Espada Flamejante. Os cursos têm a profundidade necessária para alcançar um bom grau de desenvolvimento pessoal. Neste ponto localizam-se aqueles que não desejarem se aprofundar em demasia em nosso sistema.
3. Círculo Iniciático de Hermes - A partir deste círculo o estudante passa a se aprofundar na verdadeira Tradição Mágica Ocidental, denominada Caminho da Serpente. Todos os Graus possuem cerimônias a representar a passagem de um para outro grau. O termo iniciação é aplicado tão somente ao primeiro desses graus, intitulado Neophyto. O terceiro círculo é assim dividido:


- Neophyto: Grau 0=0
- Artifex: Grau 1=10 a 3=8
- Philosophus: Grau 4==7 a 7=4

4. Circulus Hermeticum - Trata-se do círculo interior do C:.I:.H:., no qual o estudante aproxima-se do fim do ciclo primeiro do Caminho da Serpente. Não há ritual de passagem, uma vez que as Cerimônias de Passagem de Grau sãorealizadas a nível psíquico. O círculo é composto dos seguintes graus:


- Adeptus Iluminati: Grau 8=3 a 10=1

5. Supremo Conselho - Círculo mais interior da C:.I:.H:., centro das aspirações máximas de todo neófito e adepto. Origem de todos os ensinamentos e práticas da C:.I:.H:., nele são deliberadas e decididas todas as principais questões acerca do funcionamento e princípios e diretrizes da Ordem. Suas decisões regem a existência e funcionamento de todos os outros círculos, de modo a manter a unidade dos diversos segmentos que compõem a entidade dentro dos princípios e diretrizes básicas da organização. . O número de membros é limitado, sendo os mesmos especialmente designados para esta função. Suas decisões são definitivas e incontestáveis, somente podendo alteradas ou anuladas por decisão do Colegiado. À reunião de vários Supremos denomina-se Colegiado, sendo este o responsável final pela manutenção e evolução, da Ordem, em todos os aspectos.
Observação: Cada círculo possui um número limitado de membros, para possibilitar o acompanhamento personalizado de cada aluno.
As Lojas
As lojas do C:.I:.H:.estruturam-se da seguinte forma:
- Círculo de Palestras: Máximo de 144 membros.

- Escola Menphis: Máximo de 72 membros.
- Círculo Iniciático de Hermes: Máximo de 36 membros
- Circulus Hermeticum: Máximo de 18 membros
- Supremo Conselho: Máximo de 09 membros
- Total de membros por Loja: Máximo de 279 membros

Ao ser ultrapassado este valor, cria-se uma nova Loja.
Os Graus
As característica gerais dos graus, com suas respectivas atribuições, são aqui descritas de maneira geral, vindo o estudante a tomar um conhecimento mais profundo dessas características à medida que evolui em seus estudos. Os graus possuem íntima correspondência com a Árvore das Vidas, conforme indicado nos rituais originais da H:.O:.G:.D:., e da A:.A:.. Porém, segundo a nova reformulação ritualística proposta em 2001, os Graus foram remodelados para serem condizentes com a realidade atual dos estudantes. 


Neophyto » Grau 0=0

A função principal do Neophyto consiste no domínio do templo, seus Oficiais e da Iniciação, através do encontro com os Sagrados Guardiães dos Mistérios. Estágio puramente probatório em sua grande parte teórico (contendo poucas mas profundas práticas mágicas), chave das mais elevadas iniciações.


Artifex » Grau 1=10 a 3=8

Neste Grau, o Adepto irá aprender as bases da magia ritual e de suas operações. Será capaz de projetar e dirigir um ritual mágico, após o desenvolvimento de suas capacidades maiores. Irá praticar o Asana ( as Posturas) e o Pranayama (o controle da respiração), devendo o estudante dominar estas matérias ao término do grau. Espera-se que os estudante tenha desenvolvido domínio completo da prática do Pratyahara (a introspecção) e do Dharana (a concentração mental). Iniciam-se os estudos e pesquisas sobre a Rosa-Cruz e busca-se o domínio dos quatro elementos e seus mistérios. Irá buscar o entendimento das forças Angélicas e como despertar os elementos. Confecção e consagração das Armas Mágicas.


Nesse grau será dada uma ênfase maior nos estudos que dizem respeito à Qabalah. Estudos iniciais de Alquimia e Astrologia. o Treino da Verdadeira Vontade. O estudante encerra os estudos morais, sendo provado em relação à sua devoção para com a Ordem. Suas ações e procedimentos serão acompanhados por seus Irmãos e Irmãs de Ordem, que irão decidir se o mesmo é digno de prosseguir na jornada. Os testes serão não somente teóricos, mas de ordem prática.

Philosophus » Grau de Transição 4=7 a 7=4

Neste ponto o estudante deverá ter adquirido auto-controle e domínio/equilíbrio de sua sombra, devendo ainda estar preparado para o encontro com seu Anjo Guardião. Neste grau o antigo estudante, agora Adepto, realiza e pratica a Grande Obra, encontrando-se com seu Santo Anjo Guardião,.o qual irá doravante, auxiliá-lo e acompanhá-lo. Este é um dos momentos mais importantes para o estudante.
Ponto de evolução em que o Adepto deverá dominar a Magia Prática, mesmo não compreendendo-a totalmente. Terá por tarefa descobrir o Poder do Amor e o significado e emprego da Verdadeira Vontade. Deverá lutar e derrotar suas próprias ilusões, a fim de alcançar a Integridade. Então tornar-se-á Um. Encontrará neste ponto todas as derrotas possíveis devendo sobrepor-se a elas e todas as facetas do fracasso sem ao mesmo se entregar. 


Nesse Grau o Adepto irá aprender técnicas para conhecer seu corpo e seu espírito além das capacidades comuns. Práticas de Alquimia, Qabalah e Astrologia e Tarot.

Estrutura
Estrutura do Circulus Hermeticum: 


Adeptus Iluminati - Grau 8=3 a 10=1

Reconhece todos os fenômenos como manifestação particular de Deus em sua Alma. 

Deverá ser capaz de ultrapassar o abismo para permanecer neste plano. Deverá aniquilar a personalidade antiga e transformar os destroços do Eu em um novo Adepto. Deverá compreender o acordo entre o Universo e sua existência particular. Deverá abdicar do Infinito e se tornar Finito. Deverá aprender a Lei do Amor. E, feito isso, irá atender ao Jardim dos Discípulos. 

O Adepto alcança a Sabedoria sem Compreensão. É o Mestre dos Magos no sentido mais elevado e irá atuar na expressão de sua própria fórmula mágica. Compreenderá os Aeons e o Logos. Criará um novo Universo feito com sua Vontade. É o Grau da Grande Transmutação do Ser.

É o Grau do Todo. É a Suprema Compreensão do Todo. O Domínio do seu próprio Mundo e sua Integração com Deus. O Silêncio da Lembrança. Deverá desenvolver seu próprio Tarot utilizando os conhecimentos adquiridos anteriormente.


Veja uma Entrevista do Mago Frater Goya, magista

No programa Caxola o magista Frater Goya revela curiosidades sobre os rituais, conta como parou um show do Latino e ensina um feitiço para atrair ajudas do além.


site do Caxola: http://www.caxola.com


Caxola - Bloco 01
Caxola - Bloco 02
  
Caxola - Bloco 03
Caxola - Bloco 4 
  
  

>> Autor: Frater GOYA. Informamos que a matéria está divulgada de forma integral e sem alterações ou cortes no texto.
>> Nota: Este texto não foi escrito sob a ótica cristã/bíblica. Use-o com cautela.

Comentários