A INSCRIÇÃO DO "IRMÃO DE JESUS" É AUTÊNTICA!


Anunciamos o achado numa conferência de imprensa em 21 de outubro de 2002. No dia seguinte, o ossário foi na primeira página de todos os jornais do mundo, incluindo The Washington Post e The New York Times. 

Quando os jornalistas tentaram constatar com o IAA para comentar o assunto, eles estavam furiosos: Tínhamos mantido todo o sigilo sobre este precioso achado. Dentro de um mês deste anúncio, milhares de arqueólogos bíblicos e estudiosos da Bíblia teriam reuniões anuais em Toronto. Então eu arranjei as coisas de maneira a expor o do ossário na ROM. Fizemos uma exibição especial para os estudiosos!
O público em geral também foi autorizado a vê-lo. Cem mil esperavam na fila para poder observar de perto. Para exportar o ossário de Israel para o Canadá, no entanto, precisávamos de autorização do IAA. Perguntei a Golan Oded, o dono do ossário, a pedir-lhe que permitisse ao IAA a exposição no Canadá. Fê-lo, informando o IAA do conteúdo da inscrição e realçando que o objeto tivesse um segurado de US $ 1 milhão. A autorização foi concedida. Se a Imprensa estava furiosa com o anúncio do ossário na nossa conferência de imprensa, eles ficaram chocados com o fato de que ela estava em exposição no Canadá e com a sua autorização. (Quando pedimos esta permissão para prolongar a exposição por algumas semanas por causa das multidões que queriam ver o ossário, o IAA, despertou para a importância da inscrição e, recusou. Permissão negada!) Foi, então, que o professor Meyers explicou: "estardalhaço" que é a verdadeira razão para a "dúvida" sobre a autenticidade da inscrição. 
 E eu posso provar: Muito tempo depois de o IAA levar o caso a tribunal contra Oded Golan, que apreendeu um ossário de procedência desconhecida, que também tinha uma inscrição. A inscrição, como o ossário de Tiago, é em aramaico e vem do mesmo período que o ossário de Tiago. 

A inscrição diz: "Miriam, filha de Yeshua [o mesmo nome traduzido como" Jesus "no ossário de Tiago], filho de Caifás [talvez um membro da família do sumo sacerdote por este nome, presume-se que foi o mesmo que presidiu ao julgamento de Jesus] sacerdote, de Ma'aziah de Inri Beth '. "uma grande diferença entre este ossário e o ossário de Tiago é que o IAA tinha o controlo do Ossário, ao contrário do ossário de Tiago. Assim, o IAA solicitou que o ossário de Miriam fosse estudada pela Universidade de Tel Aviv, a esta tarefa se dedicou o especialista Yuval Goren, que deveria testemunhar sobre a falsidade da falsificação do Ossário de Tiago e outros artefatos. 

Depois de um único teste que envolve apenas a si mesmo, Goren relatou que ele tinha estabelecido a autenticidade da inscrição no ossário Miriam. Ele e o arqueólogo israelita Boaz Zissu escreveram um artigo sobre o Ossário de Miriam no Israel Exploration Journal (IEJ). A inscrição no ossuário de Miriam foi dado a conhecer ao público. O IAA nem sequer foi necessário consultar um paleógrafo para garantir que a inscrição era autêntica. O teste científico de Yuval Goren era o suficiente. (Ninguém perguntou por que razão ele não aplicou o mesmo teste para o ossário de Tiago.) 

Ninguém, nem o professor Meyers, nem qualquer outro estudioso levantou qualquer dúvida sobre a autenticidade da inscrição de Miriam. A diferença na maneira como o IAA (do mundo erudito) tratou esta inscrição em comparação com o tratamento da inscrição Ossário de Tiago é surpreendente. A diferença não está nas inscrições em si, mas na forma como elas foram analisadas (ou não viram) a atenção do público. Professor Meyers parece ter revelado involuntariamente, a verdadeira razão para duvidar da autenticidade da inscrição Tiago. 

O professor Meyers não tem a pretensão de ser um paleógrafo. E ele não especificou qualquer aspecto da inscrição que é questionável por razões paleográfica. Ele só tem uma dúvida generalizada sobre inscrições aparentemente importantes que são procedência desconhecida e são anunciados ao público com "estardalhaço". Ao contrário do Professor Meyers e o professor Christopher Rollston são paleógrafos relevantes. Eles contribuíram com duas peças para o blog ASOR após o juiz ter proferido o seu veredicto no julgamento de falsificação. 

Num post ele fala sobre falsificações anteriores. No outro, ele fala sobre as motivações dos falsificadores. Mas ele não diz uma única palavra sobre a inscrição do ossário de Tiago. Ele nem sequer lançou "dúvidas" sobre a autenticidade da inscrição no ossário de Tiago. Ele não gosta de procedência inscrições desconhecidas, na verdade, ele as odeia e isso é uma razão para desconfiar de todas elas.

Comentários