O VALOR DAS RELÍQUIAS E ARTEFATOS BÍBLICOS ENCONTRADOS EM ISRAEL


Este pequeno sino de ouro (apenas meia polegada de diâmetro) é um dos mais recentes artefatos bíblicos encontrados numa escavação arqueológica em Jerusalém. Porque foi encontrado perto do Monte do Templo, os escavadores acreditam que ele pode ter sido um dos sinos costuradas ao vestuário sacerdotal, como descrito em Êxodo 28:33-35.

Para muitos arqueólogos profissionais, "relíquia" é uma palavra imprópria. Artefatos bíblicos encontrados por terem uma ligação direta a uma pessoa específica ou uma história na Bíblia são, por vezes denegridos como sendo sem valor arqueológico. Esses artefatos bíblicos são deixados de lado em favor dos mais importantes descobertas arqueológicas que lançam luz sobre antigas estruturas sociais ou a vasta história de um povo.

E mesmo, quando este vai ajudar as relações públicas, os arqueólogos muitas vezes entram em especulações sobre uma conexão bíblica às suas últimas descobertas. Um exemplo recentemente em Jerusalém. Enquanto escavação perto do Monte do Templo, onde os antigos templos judeus ficavam, os arqueólogos Ronny Reich e Eli Shukron descobriram um pequeno sino de ouro de meia polegada de diâmetro, com um pequeno laço na parte superior. 

O comunicado feito por Israel Antiquities Authority (IAA) à imprensa anunciando a descoberta, Reich e Shukron sugerem que a campainha pode ter sido "usado por um alto funcionário em Jerusalém", sem dúvida, referindo-se às vestes sacerdotais mencionados em Êxodo 28:33-35. Essa passagem descreve as vestes sacerdotais de Aarão como tendo campainhas de ouro, os sumo-sacerdotes sucessivos do Templo de Jerusalém usavam campainhas de ouro nas bainhas das suas vestes sacerdotais.

O público ficou fascinado com o pequeno sino de ouro e o seu toque, mesmo que ofereça poucas informações sobre a história de Jerusalém. Como Hershel Shanks escreveu na sua coluna sobre o sino em maio / junho 2012 edição da Biblical Archaeology Review, "todos nós temos um interesse legítimo em relíquias ... [que] nos dão uma relação emocional com um passado significativo."

Enquanto outras descobertas arqueológicas podem contribuir mais para a nossa compreensão da história, relíquias e outros artefatos bíblicos ainda são de grande valor.


Comentários