ATENTE-SE PARA AS PROFECIAS: A CRIAÇÃO ESTÁ GEMENDO NO FIM DOS TEMPOS





A Paz do Senhor, amados irmãos e irmãs em Cristo,

Talvez os seus ouvidos físicos não estejam escutando, mas a criação está gemendo e muito no final dos tempos.
Os nossos ouvidos espirituais perderam a sensibilidade de ouvir tal gemido. Vocês já se deram conta de quanto os noticiários estão abordando as questões ambientais, o aquecimento global e as agressões à natureza? Isso é um sinal muito forte de que Deus está alertando ao Seu Povo a olhar para a Criação.

Acontece que em nossas igrejas jamais ouvimos pregações de que temos que cuidar sim, da terra que Deus fez para que habitássemos nela. Pois gostaríamos de citar algumas passagens bíblicas para que vocês possam refletir nelas conosco. A primeira dela está em...

A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. (Romanos 8:19-26)

Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.

Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

Percebam que os versículos 22, 23 e 26 falam de gemidos. No versículo 22, a Palavra diz que a criação geme. O versículo 23 diz que o ser humano geme. E finalmente, o versículo 26 diz que o Espírito Santo geme. Nesta mensagem, queremos destacar o gemido descrito no versículo 22: a criação geme.

Nós gostamos muito da tradução NVI para esse versículo 22 que diz:

"Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto."

Por isso vocês devem sempre ter várias traduções em sua casa. Não há dúvida de que criação diz respeito à natureza criada por Deus. Deus havia ordenado a Adão que governasse sobre a terra, como mediador Dele. Mas com o pecado de Adão, o governo da terra foi entregue nas mãos do diabo. A partir daí a natureza criada (as plantas, os animais) passaram a gemer.

No versículo 19, a criação, ou a natureza criada, aguarda com grande expectativa a manifestação dos Filhos de Deus - somo nós, cristãos! O papel de ir à frente nas questões ecológicas deveria ser nosso, mas simplesmente ignoramos os gemidos da criação. Então, quem acaba assumindo isso são os adeptos de Nova Era, o Greenpeace etc. E então surge um problema: os adeptos de Nova Era e outras seitas cultuam, idolatram a natureza, o que é errado biblicamente. Só que eles são os que assumem um papel de defender a criação que deveria ser nosso, vocês entendem?

O objetivo desta mensagem é que possamos olhar com mais cuidado para a criação, que geme com angústias, aguardando que nós, os Filhos de Deus, façamos alguma coisa. Que possamos ser tocados a investir nessa área, que precisa de muito cuidado. Tudo (absolutamente tudo) o que ocorre aqui na terra, é tão somente um reflexo do que está ocorrendo no Mundo Espiritual. 

Se a criação está gemendo, sofrendo, algo destrutivo está acontecendo no mundo espiritual que precisa que a Igreja se levante em intercessão. Jesus não orou "Pai... seja feita a Tua Vontade, assim na terra, como nos céus"? Algo está impedindo que a Vontade do Pai seja estabelecida aqui na terra. É tempo da Igreja se levantar e prestar mais atenção à natureza criada!

Na Bíblia, apesar de não prestarmos atenção, existem várias manifestações da criação em regozijo a Deus, por exemplo, em

"O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas. Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e equidade são a base do seu trono. Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor. Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme. Os montes, como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra." (Salmos 97:1-5)

Não são os homens, mas sim a terra se regozija na presença de Deus. Como também a terra, quando contaminada por tanta iniquidade do ser humano, pode até vomitar os moradores (leia Levítico 18). Isso é a terra, a criação que geme.

Para ir mais a fundo no tema, vejam o que está em...

"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel." (Provérbios 12:10)

Particularmente, nunca presenciamos pregações em igrejas alertando que temos que cuidar bem dos animais. Pelo contrário, o que vimos mais de uma vez foram maus tratos de pessoas aos animais, inclusive por parte de crentes. Muitos pegam, por exemplo, um papagaio para cuidarem em suas casas e se esquecem que esse animal vive cerca de 70 anos. Com o tempo, relaxam o cuidado, prendem o animal, esquecem de alimentá-lo etc. Como consequênci caem as penas dele e ele morre bem antes de completar 70 anos de idade.

Um cachorro, por exemplo? Vocês sabiam que um cachorro de rua vive em média de 3 a 7 anos, pois quando não é atropelado é maltratado pelas pessoas, há, e quando não morre por doenças, e um cachorro, quando adequadamente cuidado em casa, pode viver cerca de 19 anos? Nós temos um cachorro em casa, o Moisés, o Moisés era um cachorro de rua e temos plena consciência de que temos que cuidar bem dele, pois ele faz parte da natureza criada por Deus. Quantas pessoas pegam um cãozinho para cuidar, na empolgação, e tempos depois desistem de cuidar dele e simplesmente o soltam nas ruas, deixando-o ao deus-dará? O Moisés é um exemplo disso. Isso não é fábula, é real. Acontece. E com muito mais frequência do que vocês imaginam.

Vocês sabiam que um gato de rua vive em média de 3 anos, e um gato, quando adequadamente cuidado em casa, pode viver cerca de 15 anos? 

A pergunta que nos fazemos é: será que a criação não merece uma atenção melhor do Povo de Deus? Nós cremos que a Igreja é a única instituição na terra que pode mudar a história e acelerar o cumprimento da Palavra de Deus... desde que nós nos posicionemos corretamente! Isso sim Deus espera de nós!

A realidade é que muitos, que nem cristãos são, dão um melhor exemplo com o cuidado de animais do que o Povo de Deus. É uma questão para refletirmos...

Se nós pregamos que temos fé para agradar a Deus, então temos que executar o que Deus manda, que é cuidar da terra que ele nos deu:

"Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." (Tiago 2:17)

A fé sem obras é morta... mesmo! Não adianta crer sem executar a Vontade do Pai na terra. Entendemos perfeitamente que o Evangelho é alcance das vidas, dos seres humanos, que aliás gemem também, conforme Romanos 8:23 e infelizmente sofrem maus tratos também. Mas e a criação, a natureza criada, da qual o ser humano também faz parte? Fica para trás nas obras? Pode simplesmente ser ignorada?

Entendemos também que muitos não gostam de ter animais em casa. Tudo bem. Claro que isso não é pecado. Mas quer, queiramos, ou não, existe uma criação gemendo que depende do nosso esforço em oração e investimento para se estabelecer a Vontade do Pai aqui na terra.

Reflitam no quanto a criação precisa que os Filhos de Deus se manifestem imediatamente...

“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus”. (Romanos 8:19)

A Paz do Senhor a todos!

Comentários