O QUE É HIPOCRISIA?

Hipocrisia: é querer ser aquilo que não é. Jesus repreende: não sejais hipócritas. Os escribas são os Mestres de sinagogas, pessoas que ensinam as Leis de Deus.

Mateus 23.27,28 – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.



Ser hipócrita é: aparentar ser aquilo que não é. Ensinando a fazer aquilo que não faz e nem pratica. Ensinando a Igreja: Não cobiçar, não roubar, não prostituir etc. E fora do altar, pratica a imoralidade, pratica a mentira, rouba o direito das viúvas e órfãos. Ter somente o conhecimento teórico e não ter a prática. Como poderá ser um mestre dando exemplo de Cristo? (Marcos 12.38- 40).

Não possuindo o Dom de Deus, será apenas um falso pregador, mentiroso, filho do diabo, mercenário, que comem a gordura das ovelhas. Exemplo: Aparentar ser uma pessoa, e na prática ser um falso profeta, um mentiroso, um joio no meio do trigo. Muitos parecem com seus líderes do passado, apenas imitam, nas vestimentas, no falar, se comportam igualmente, mas é só aparência, estuda as Leis, decora as Leis, ensinam as Leis, mas não obedecem as Leis.


Isso é que Jesus está se referindo aos escribas e fariseus hipócritas, dão os dízimos e ofertas, sacrificam no altar, fazem orações nas esquinas para serem vistos pelos homens como santos. Mas o principal eles não fazem, não tendo misericórdia das almas perdidas. Marcos 13.1,2 – E, Saindo ele do templo, disse – lhe um dos discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifício!!! E respondeu Jesus, disse – lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.

Jesus dá o exemplo dizendo: O templo era visto pelos homens, pela sua estrutura de pedras, bem construído, pela beleza exterior do edifício. Mas o efeito desta aparência luxuosa não representava nada para Deus. Somente tinha valor às almas que poderiam ser salvas e curadas pelo único edifício que é o próprio corpo de “Cristo”. Nós somos o edifício,  morada do Espírito Santo de Deus. A santificação é importante para nosso corpo, porque é através da separação do pecado, que vamos agradar e servir a Deus.

O que é ser santo? Ser santo é viver separado do mundo pecaminoso e servir a Deus com nossa obediência à Sua Palavra. Guardar nossos pensamentos da malícia e maldade, vigiar os nossos olhos, refrear a nossa língua e fazer bem a todos. Perdoar os que nos fazem mal, orar uns pelos outros, e perseverar na fé em Jesus Cristo até o fim da nossa vida.

Deus abençoe a todos.


Comentários