A MITOLOGIA HINDU - DEUSES E DEUSAS


PANTEÃO HINDU

Há muitos deuses dentro da cultura e prática religiosa hindu e até o deus principal tem inúmeras faces. Os membros da trindade ou trimurti são Brahma, Vishnu e Shiva.


BRAHMA


O deus da Criação, Brahma, um dos três trimurti, é o senhor dos deuses e da humanidade. Ele criou o Cosmos e é geralmente descrito com quatro mãos e quatro cabeças. Suas mãos representam as quatro direções e carregam:  uma ferramenta sacrificial, os Vedas (escrituras sagradas), um cálice de água e contas para rezar. É o intermediário entre Vishnu e Shiva.
SHIVA
O senhor da renovação e da destruição, Shiva é um dos grandes deuses da trindade hindu. Deus dos opostos e associado ao erotismo, também é o deus da masculinidade, e geralmente é representado montando o touro Nandi, símbolo de virilidade. Ele é desenhado com um terceiro olho no meio da testa, símbolo de iluminação. Shiva também é conhecido como o deus da dança.

VISHNU
Vishnu é o preservador do Cosmos, o protetor do mundo. Ele aparece como um dos muitos avatares quando o mundo está sob ameaça, tais como Rama e Krishna, na forma humana, Kurma, na forma de uma tartaruga, Matsya, na forma de um peixe, dentre muitas outras formas. Ele carrega uma concha, para afugentar demônios; uma clava, indicando sua força; um disco, para usar contra o mal; e a flor de lótus, simbolizando reencarnação.

KRISHNA
Krishna é a oitava encarnação de Vishnu e é conhecido como pastor sagrado da vaca. Em sua juventude, quando ele pastoreava vacas, tocava flauta para atrair as mulheres e filhas de outros pastores, assim se tornando conhecido como um grande amante. É associado à alegria do relacionamento entre deuses e humanos. É conhecido por suas travessuras selvagens e sua natureza brincalhona.

GANESHA
Também chamado de Ganesh, essa deidade com cabeça de elefante é conhecida por sua capacidade de transpor qualquer obstáculo. Simboliza abundância e conhecimento sagrado e é visto como o que traz a alegria às famílias. Sua cabeça simboliza sabedoria e alma, ou Atman, o último grau de divindade que os humanos podem atingir. Seu corpo humano, Maya, representa sua existência terrena como humano. É filho de Shiva.
KALI


Uma face feminina da divindade, Kali retrata a energia destrutiva, mas é também a deusa mãe ligada à criação. Conhecida como a Mãe Negra, Kali carrega uma espada e a cabeça de um demônio que ela matou. Usa um colar com 50 crânios, que representam os 50 caracteres do alfabeto sânscrito e indica o papel de Kali como deusa do conhecimento e destruidora da ignorância.
AGNI

O mensageiro dos deuses e responsável pela conexão entre eles e os seres humanos. Costuma ser representdo no auge da juventude, já que seu fogo é apagado e aceso todos os dias. Na maioria dos relatos, costuma ser descrito como o filho mais velho de Brahma.

DEUSES MENORES
Deuses e deusas hindus apresentam diferentes formas e aspectos de uma mesma divindade ou energia. Aqui estão alguns dos mais conhecidos aspectos dos deuses maiores.
PARVATI
Energia de Shiva



LAKSHMI
Energia de Vishnu

HANUMAN
Deus Macaco

VARUNA
Deus do céu, de chuva e do oceano celestial

INDRA
Rei dos deuses, governante dos céus


VAYU
Amigo e servo de Indra


SURYA
Deus-chefe do Sol


YAMA
Deus da morte


GARUDA
Escolhido por Vishnu, Garuda tem o corpo de uma ave de rapina, cabeça humana com três olhos e bico de águia. Sempre mostrado espantando cobras e simbolizando a luta sem fim entre o Bem e o Mal, vida e morte, os poderes celestiais contra as preocupações terrenas. A força deste símbolo duplica quando em companhia de Vishnu, já que ele é o deus que destrói a vida e a restaura.

Referências Bibliográficas:
MALLON, Brenda; Os Símbolos Místicos - Um guia completo para símbolos e sinais mágicos e sagrados; 1. ed.; 2009; Larousse; São Paulo.Revista Super Interessante - Edição Especial -  O Livro das Mitologias Um guia completo de deuses, heróis e lendas, edição 280-A Julho de 2010 Editora Abril, São Paulo.

Comentários