POR QUE SATANÁS ESCOLHEU A SERPENTE?


Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pe 5:8O apóstolo Pedro está ensinando sobre as astutas obras de satanás. Com base em duas coisas históricas. Primeiro que ele mesmo, o Pedro, foi tentado por satanás, e o próprio Jesus disse à Pedro que satanás queria cirandá-lo, mas pela intercessão de Jesus Pedro foi livre daquele laço do diabo. 


Segundo é que Pedro sendo um pregador do evangelho, conhecia pelo menos o mínimo da palavra e da história. No principio quando Deus criou o homem Deus deu ordem para que Adão lavrasse a terra e guardasse o jardim. E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gn 2:15 Lavrar tudo bem, mas guardar do que?  Ou de quem?. 

Nós sabemos que se trata do diabo, mas Adão não sabia. Ele apenas deveria ser sóbrio e vigiar por que havia mais alguém no jardim e Deus avisou. Satanás escolheu a serpente e assim enganou o homem, causando toda espécie de mal sobre a terra. A serpente é satanás e diabo.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Ap 12:9 Por isso Pedro diz que o diabo anda em derredor, devemos vigiar e orar para que satanás não tenha lugar em nossas vidas. Não deis lugar ao diabo. Ef 4:27

Não é atoa que satanás escolheu a serpente. A serpente tem algumas características que valem a pena serem analisadas para entendermos porque o diabo escolheu a serpente. São seis as características das serpentes. Infelizmente existem pessoas que se assemelham mais com a serpente do que com Deus.

1- Todas as serpentes são surdas. Satanás escolheu a serpente por que ela não ouve, isto é, existem pessoas que por uma ação do mal, não dão ouvidos à voz do Senhor. O diabo engana as pessoas assim, por que sabe que a fé vem pelo ouvir. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. 

Se hoje ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto. Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra. Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. Sl 95:7-10

2- As serpentes tem a língua bífida. Isto é, a língua das serpentes são divididas em duas na ponta. Língua divididas é aquela que fala mal e bem. Glorifica a Deus, e fala mal dos homens. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. 

É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Tg 3:7-12

3- São venenosas. O veneno é usado para matar. A obra de satanás é essa, matar, roubar e destruir. Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras. O seu veneno é semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos, Sl 58:3-4

4- São animais de sangue frio. A frieza é sem dúvida um dos maiores inimigos espirituais dos homens na nossa época. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mt 24:12

5- As serpentes mudam de pele. Ou seja, hoje estão de um jeito e amanha estão de outro, usam uma aparência hoje e outra amanha, têm duas caras, agem com falsidade. Mas toda mentira, toda falsidade tem um alicerce frágil. Pois toda mentira deixa rastros e não há nada em oculto que um dia não seja revelado. Porque muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos não eram coerentes. Mc 14:56

6- A serpente é um animal que vive e dorme enrolada. A palavra de Deus nos ensina que se nós somos pessoas chamadas por Jesus, não vamos nos enrolar com as coisas desta vida. Pelo contrário vamos nos apegar dia após dia com as coisas de Deus. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Tm 2:4 Diante dessas características diga a você mesmo, você é uma serpente ou uma ovelha do Senhor Jesus?

Comentários