PORQUE CAMINHA MAL O NOSSO MUNDO


Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas aos humildes dá graça. (I Pe 5.5Note o enfoque que o apóstolo Pedro faz sobre a necessidade de submissão dos moços aos que são mais velhos.

Espera-se portanto que os que são maduros sejam um referencial de comportamento para os jovens. Como não é lá muito o caso em nossa sociedade atual, quando até mesmo autoridades constituídas servem de mau exemplo de conduta, não se pode esperar um mundo muito diferente deste em que temos vivido, no qual imperam a violência, a pornografia, a corrupção e tantos outros males correlatos.

Há uma conivência com a prática do mal, inclusive por parte de pessoas que são consideradas as mais humildes entre o povo. Então o jovem vai para o uso de drogas, para a prática de furtos e assassinatos, muitas vezes, no desespero de obter recursos para alimentar o seu vício. O clamor público pela redução da idade da maioridade penal, e por uma maior ação repressiva das autoridades policiais e judiciárias, é feito como se fosse a solução final para a grave situação que vimos enfrentando.

Mas isto resolverá o problema que está instalado na própria forma de se conduzir da sociedade, que despreza em grande parte, os valores morais e espirituais, especialmente aqueles que são ordenados a todas as pessoas por Deus, na Bíblia? Não estamos nos referindo à conversão a esta ou àquela religião, mas à prática do ensino do respeito e de todos os deveres relativos à educação, que eram tão apreciados no passado.

Enquanto a ganância dos que rodam a máquina da mídia, do entretenimento, e de todas as esferas com poder de mover a opinião pública, estiver imperando e crescendo na escalada em que nós temos testemunhado, não dá para ter qualquer fundamento para se crer em dias melhores, sem que tal quadro seja alterado. Quando se aprova aquilo que Deus veementemente reprova, que esperança pode ter o mundo com sua cabeça elevada que se recusa a reconhecer o valor da humildade?


O caminho para ser elevado é ser humilde. Humilde em relação a Deus e também humilde para com quem Ele tem determinado. Humildade em submissão do jovem ao mais velho, dos filhos aos pais, da esposa ao marido, do empregado ao chefe, do cidadão às autoridades, e dando a cada um o que lhe é devido. Feliz é aquele que em Cristo trilha este caminho. Dando honra a quem a honra é devida. Porque é isto o que Deus requer para quem quer ver dias felizes e amar a vida. Se a sociedade como um todo não se move por esta regra, nada impede que façamos a nossa parte.


Comentários