O Presidente norte-americano, Barack Obama, vai apresentar no início de Setembro um novo plano de criação de emprego e de relançamento da economia, a 14 meses das eleições presidenciais de 2012.
De acordo com um responsável da administração, que pediu o anonimato, Obama vai apresentar esta nova iniciativa pouco depois de 5 de Setembro, deixando antecipar um outono marcado por confrontos com os adversários republicanos sobre fiscalidade, despesas e retoma económica.
Alguns pormenores do plano foram hoje divulgados, no terceiro dia de uma viagem do Presidente norte-americano pelos estados do Midwest, onde aproveitou para criticar os republicanos no Congresso, em particular aqueles que se identificam com o movimento ultraconservador do «tea party», que acusou de travarem os esforços para o relançamento económico.
O plano vai incluir um compromisso de redução do défice orçamental superior a 1.500 mil milhões de dólares, num período de dez anos, a definir pela supercomissão bipartidária do Congresso, criada a 2 de Agosto e encarregada de dar uma resposta ao endividamento norte-americano, referiu a agência noticiosa francesa AFP.
De acordo com o mesmo responsável, o plano de Obama vai ser dominado por um esforço equilibrado para reduzir o défice, que deverá atingir os 1.600 mil milhões de dólares este ano.
A nível económico e político, Obama encontra-se sob pressão. O abrandamento do crescimento económico norte-americano e uma taxa de desemprego de 9,1 por cento diminuem as perspectivas de reeleição e Novembro de 2012.
Comentários
Postar um comentário
Comente, Questione, Critique, Aconselhe, Tire Dúvidas.
Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!
Fica reservado ao Blog Filhos de YHWH ou não, de comentários anônimos.