PROJETO DE DISSEMINAÇÃO DA MENSAGEM BÍBLICA

 


No dia 17 de setembro, movimento cristão apresentará estratégias de disseminação da mensagem bíblica durante a Copa do Mundo de 2014. Seu objetivo é fazer frente aos problemas sociais do País.


Igrejas e organizações cristãs preparam-se para a chegada, no Brasil, das duas maiores competições esportivas do planeta: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O objetivo é criar um gigantesco movimento de disseminação da mensagem e princípios bíblicos, a fim de fazer frente aos problemas sociais brasileiros. Para isso, será desenvolvido um conjunto de ações, que acontecerá antes, durante e depois da realização destes eventos.
Coordenado pela Coalizão Brasileira de Esportes (CBE), Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e Amme Evangelizar, o Movimento Joga Limpo Brasil (MJLB) terá pré-lançamento no dia 17 de setembro, às 14h30, no auditório “Escola Americana”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista.

“Trata-se do pontapé inicial, focado, inicialmente, na Copa do Mundo de 2014, e de um convite para que todos os Cristãos brasileiros se engajem nesse movimento”, sintetiza Erní Seibert, coordenador de Comunicação do MJLB esecretário de Comunicação e Ação Social da SBB, lembrando que a data escolhida para a apresentação do projeto, remete aos mil dias que antecedem o início do mundial.

Esta primeira iniciativa está inserida no Movimento Joga Limpo. Trata-se de um esforço conjunto de instituições cristãs do Brasil e do exterior, que tem como base experiências recentes e bem-sucedidas realizadas nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), de Sydney (2000), de Atenas (2004) e Pequim (2008); nas Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da áfrica do Sul (2010); e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007).

“Nossa expectativa é desenvolver um projeto de impacto, encarando os grandes problemas sociais do Brasil e apresentando os princípios cristãos como principal elemento de transformação humana”, explica Seibert.

Assim, o movimento abordará questões relacionadas à cidadania, família, infância, ecologia e direitoshumanos, entre outros, sempre apoiados nos ensinamentos da Bíblia Sagrada. “Queremos colaborar de forma voluntária com os Comitês Organizadores da Copa e dos Jogos Olímpicos, visando prestar um melhor atendimento aos turistas e à população brasileira, durante ambos os eventos", complementa.

O nome escolhido para o programa é alusivo à expressão inglesa “fair play” (jogo limpo), muito usada no meio esportivo para tratar da questão da ética, do cumprimento das regras e da importância do respeito entre os competidores. Assim, utilizando essa metáfora, o movimento pretende chamar a atenção para a importância de se praticar os princípios bíblicos no dia a dia, contribuindo, desta forma, para uma sociedade mais justa, pacífica e harmônica.

Inspiração

A criação do movimento foi inspirada na visão que levou o apóstolo Paulo a ir de Atenas para Corinto (Livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 18), uma das maiores e mais movimentadas cidades do Império Romano e sede de um dos maiores eventos esportivos periódicos, os Jogos ístmicos. Ali, Paulo encontrou a oportunidade para anunciar o evangelho com liberdade e alcançar pessoas de todas as partes do mundo.

“Queremos inspirar as igrejas e organizações cristãs a seguir o exemplo de Paulo, que, se vivesse em nossos dias, certamente, viria ao Brasil para disseminar a mensagem bíblica entre a população brasileira e os turistas”, afirma o coordenador de Comunicação.
O evento de pré-lançamento reunirá representantes de igrejas e organizações cristãs, que receberão o certificado “Eu jogo neste time”, atestando seu compromisso em participar do movimento Joga Limpo Brasil.

Comentários