Foi divulgada esta semana uma nova esperança para o tratamento de pessoas viciadas em heroína, uma das drogas mais devastadoras da atualidade. Cientistas mexicanos desenvolveram uma vacinacapaz de combater os efeitos da substância.
A mecânica de funcionamento da vacina é através da resistência do corpo humano. Após ter tido a vacina aplicada, o usuário para de sentir os efeitos da heroína ao fumá-la ou injetá-la, não tendo mais as sensações viciantes, fazendo com que a droga “perca a graça”.
A pesquisa já está em estágio avançado e passou por experiências com animais, obtendo resultados positivos e animando os pesquisadores. Ainda sem data certa, o grupo busca autorização para iniciar os testes com pessoas.
O responsável pelos estudos é o Instituto Nacional de Psiquiatria, no México, e a patente do produto já foi registrada nos Estados Unidos.
A diretora, Maria Elena Medina, explicou à agência de notícias Reuters que a vacina seria indicada para usuários que não tiveram sucesso usando outros tratamentos para abandonar o vício.
Os efeitos de dependência causados pelo uso da heroína são muitos. Logo após o uso, o usuário tem a sensação de sono, e de ficar fora da realidade. Os batimentos cardíacos e a respiração diminuem, o que causa muitas mortes por insuficiência respiratória nos casos de over dose.
As primeiras sensações alucinógenas são de euforia e conforto e os principais efeitos colaterais são surdez, cegueira e inflamações nas válvulas cardíacas. Além da pessoa se tornar, com o tempo, apática, desanimada, perdendo o interesse por sua vida profissional e familiar.
Essa não é a primeira tentativa de vacina contra o uso de drogas. O Instituto Nacional para Abuso de Drogas, norte-americano, elaborou uma vacina contra o uso de cocaína que também obteve resultados positivos nos testes em animais.
No entanto, nenhum produto deste tipo chegou ao mercado ou está acessível a uso. Os laboratórios também não divulgaram previsão de vendas das vacinas.
Comentários
Postar um comentário
Comente, Questione, Critique, Aconselhe, Tire Dúvidas.
Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!
Fica reservado ao Blog Filhos de YHWH ou não, de comentários anônimos.