FÉ E CRER – QUAL É A DIFERENÇA?

passo
QUAL É A DIFERENÇA DE FÉ E CRER?
Sim, muitas pessoas fazem confusão, mas as duas coisas são distintas, ter fé é uma coisa, crer é outra absolutamente diferente. Para explicar isso, quero lhe pedir para se lembrar de alguns trechos da Palavra de Deus.
O que é Crer?
Qualquer um pode crer em qualquer coisa, crer é acreditar, é dar crédito. Quem crer na Palavra de Deus dá o primeiro passo para ter a fé. Antes de explicar o que é ter fé, quero dizer um pouco mais sobre o que é crer.
Quando um pregador ou pastor está pregando, você pode crer na mensagem, você acredita em tudo o que ele está ensinando. Você acredita que Deus realmente fez tudo aquilo que o pastor ou pregador está ensinando ali naquela mensagem, porém, não basta crêr, tem que por em prática, e a prática é a parte executiva do crer, que se torna Fé.
Quando Deus pediu Abraão para sacrificar seu filho Isaque, Abraão creu que Deus poderia até ressuscitar o seu filho, porém, ele só mostrou que acreditava quando executou aquilo que ele acreditava. Existem muitas pessoas que apenas crêem  mas ainda não tem fé. A pessoa acredita em tudo o que é pregado, mas ela vive se excluindo de viver os resultados que a Palavra de Deus pode proporcionar na vida da pessoa.

creia
O Que é Ter Fé?
A Fé é a parte executiva do crer, quando você é ensinado que através do dízimo e da oferta Deus protege e multiplica tudo o que você tem, você já crê, porém, só terá a convicção da Fé disso quando colocar este ensinamento em prática.
A pessoa que concorda que o dízimo e oferta são ensinamentos bíblicos, sabe da importância de ser fiel e sabe que quem não é fiel a estes ensinamentos está vulnerável no mundo espiritual mas não executa, é a pessoa que apenas crê, mas não tem fé. É aquela pessoa que deixa de dar o dízimo porque teve que gastar, é a pessoa que deixa de ofertar porque tem medo de faltar, a pessoa crê, sabe que é abençoada, mas como não coloca em prática, ela acaba não tendo fé, e sem fé é impossível agradar a Deus.
Porém, a questão de crer e ter fé não está embasada só na questão financeira não, quando a pessoa ouve a palavra e acredita em tudo, porém não pratica, esta pessoa crê, mas não tem fé para obedecer. É aquela pessoa que sabe que tem que se batizar, já era para ela ter se batizado a muito tempo, porém mesmo sabendo, ela vive dando desculpas, a pessoa crê, porém não tem fé para executar.
Tiago em sua carta simplesmente nos mostra a real diferença entre crer e ter fé, porque até os demônios crêem em Deus, mas eles obedecem a Palavra de Deus? Esta é a diferença!
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tg 2.19
O Segredo é Colocar em Prática
Não adianta a pessoa obesa acreditar que emagreceria se fizesse uma academia, melhorasse na alimentação e cortasse gorduras e não colocar em prática. Acreditar que tudo isso seria bom não adianta. Infelizmente existem muitas pessoas que não vivem as promessas de Deus porque acreditam, mas não tem fé, e a fé é como um exercício tem que ser estimulado todos os dias.


Comentários