PANTEÃO HINDU
Há muitos deuses dentro da cultura e prática religiosa hindu e até o deus principal tem inúmeras faces. Os membros da trindade ou trimurti são Brahma, Vishnu e Shiva.
BRAHMA
O deus da Criação, Brahma, um dos três trimurti, é o senhor dos deuses e da humanidade. Ele criou o Cosmos e é geralmente descrito com quatro mãos e quatro cabeças. Suas mãos representam as quatro direções e carregam: uma ferramenta sacrificial, os Vedas (escrituras sagradas), um cálice de água e contas para rezar. É o intermediário entre Vishnu e Shiva.
SHIVA
O senhor da renovação e da destruição, Shiva é um dos grandes deuses da trindade hindu. Deus dos opostos e associado ao erotismo, também é o deus da masculinidade, e geralmente é representado montando o touro Nandi, símbolo de virilidade. Ele é desenhado com um terceiro olho no meio da testa, símbolo de iluminação. Shiva também é conhecido como o deus da dança.
VISHNU
Vishnu é o preservador do Cosmos, o protetor do mundo. Ele aparece como um dos muitos avatares quando o mundo está sob ameaça, tais como Rama e Krishna, na forma humana, Kurma, na forma de uma tartaruga, Matsya, na forma de um peixe, dentre muitas outras formas. Ele carrega uma concha, para afugentar demônios; uma clava, indicando sua força; um disco, para usar contra o mal; e a flor de lótus, simbolizando reencarnação.
KRISHNA
Krishna é a oitava encarnação de Vishnu e é conhecido como pastor sagrado da vaca. Em sua juventude, quando ele pastoreava vacas, tocava flauta para atrair as mulheres e filhas de outros pastores, assim se tornando conhecido como um grande amante. É associado à alegria do relacionamento entre deuses e humanos. É conhecido por suas travessuras selvagens e sua natureza brincalhona.
GANESHA
Também chamado de Ganesh, essa deidade com cabeça de elefante é conhecida por sua capacidade de transpor qualquer obstáculo. Simboliza abundância e conhecimento sagrado e é visto como o que traz a alegria às famílias. Sua cabeça simboliza sabedoria e alma, ou Atman, o último grau de divindade que os humanos podem atingir. Seu corpo humano, Maya, representa sua existência terrena como humano. É filho de Shiva.
KALI
Uma face feminina da divindade, Kali retrata a energia destrutiva, mas é também a deusa mãe ligada à criação. Conhecida como a Mãe Negra, Kali carrega uma espada e a cabeça de um demônio que ela matou. Usa um colar com 50 crânios, que representam os 50 caracteres do alfabeto sânscrito e indica o papel de Kali como deusa do conhecimento e destruidora da ignorância.
O mensageiro dos deuses e responsável pela conexão entre eles e os seres humanos. Costuma ser representdo no auge da juventude, já que seu fogo é apagado e aceso todos os dias. Na maioria dos relatos, costuma ser descrito como o filho mais velho de Brahma.
DEUSES MENORES
Deuses e deusas hindus apresentam diferentes formas e aspectos de uma mesma divindade ou energia. Aqui estão alguns dos mais conhecidos aspectos dos deuses maiores.
AGNI
O mensageiro dos deuses e responsável pela conexão entre eles e os seres humanos. Costuma ser representdo no auge da juventude, já que seu fogo é apagado e aceso todos os dias. Na maioria dos relatos, costuma ser descrito como o filho mais velho de Brahma.
DEUSES MENORES
PARVATI
Energia de Shiva
LAKSHMI
Energia de Vishnu
HANUMAN
Deus Macaco
VARUNA
Deus do céu, de chuva e do oceano celestial
INDRA
Rei dos deuses, governante dos céus
VAYU
Amigo e servo de Indra
SURYA
Deus-chefe do Sol
YAMA
Deus da morte
GARUDA
Rei dos deuses, governante dos céus
VAYU
Amigo e servo de Indra
SURYA
Deus-chefe do Sol
YAMA
Deus da morte
GARUDA
Escolhido por Vishnu, Garuda tem o corpo de uma ave de rapina, cabeça humana com três olhos e bico de águia. Sempre mostrado espantando cobras e simbolizando a luta sem fim entre o Bem e o Mal, vida e morte, os poderes celestiais contra as preocupações terrenas. A força deste símbolo duplica quando em companhia de Vishnu, já que ele é o deus que destrói a vida e a restaura.
Referências Bibliográficas:
MALLON, Brenda; Os Símbolos Místicos - Um guia completo para símbolos e sinais mágicos e sagrados; 1. ed.; 2009; Larousse; São Paulo.Revista Super Interessante - Edição Especial - O Livro das Mitologias Um guia completo de deuses, heróis e lendas, edição 280-A Julho de 2010 Editora Abril, São Paulo.
Comentários
Postar um comentário
Comente, Questione, Critique, Aconselhe, Tire Dúvidas.
Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!
Fica reservado ao Blog Filhos de YHWH ou não, de comentários anônimos.