O Vaticano confirmou nesta sexta-feira a canonização dos papas João Paulo 2º e João 23. Segundo a Santa Sé, papa Francisco , atual pontífice, aprovou um segundo milagre atribuído a João Paulo 2º. Ele liderou a Igreja Católica Romana de 1978 a 2005.
Em uma demonstração de sua autoridade papal, Francisco decidiu também tornar João 23 santo, embora o Vaticano não tenha confirmado um segundo milagre atribuído por sua intervenção. O Vaticano afirmou que Francisco tinha o poder para "dispensar" o processo normal de "santificação" e canonizar João 23 ele mesmo, por seus próprios méritos, sem um milagre.
É esperado que as cerimônias aconteçam no final do ano. A data de 8 de dezembro foi cogitada como uma possibilidade, dia da festa da Imaculada Conceição. A mídia polonesa continua a afirmar que outubro era a data mais provável, para marcar o aniversário da eleição de João Paulo, mas autoridades do Vaticano afirmaram que era muito cedo para organizar um evento tão grandioso.
O porta-voz do Vaticano, o reverendo Federico Lombardi, confirmou que o milagre que tornou João Paulo 2º santo estava relacionado a uma mulher costa riquenha. O jornal católico espanhol La Razón a identificou como Floribeth Mora, e disse que ela havia sofrido um aneurisma cerebral, que foi inexplicavelmente curado em 1º de maio de 2011 - no dia da beatificação de João Paulo, quando 1,5 milhão de fiéis lotaram a praça São Pedro para honrar o pontífice.
Em uma série de reportagens no final do mês, o La Razón afirmou que Mora acordou com uma dor de cabeça muito forte em 8 de abril e foi para o hospital, onde seu estado de saúde piorou em um ponto que ela foi para a casa com um diagnóstico de um mês de vida. Sua família diz ter rezado para João Paulo 2º e o anerurisma desapareceu. O La Razón citou seu médico, Alejandro Vargas, que disse: "Surpreendeu-me muito o aneurisma ter desaparecido. Não consigo explicar isso baseado na ciência."
O pontífice emérito Bento 16 colocou João Paulo 2º, que se tornou papa em 1978, em um acelerado processo para a santificação ao dispensar o tradicional período de cinco anos, permitindo sua beatificação semanas depois da sua morte em 2 de abril de 2005. Bento 16 respondeu aos pedidos de "Santo Subito!" ou "Santidade Imediatamente" feitos pelo público durante o funeral de João Paulo.
Mas restam preocupações de que o processo tenha sido rápido demais. Por isso, a decisão de canonizar João Paulo 2º com João 23 pode ser vista como uma tentativa de equilibrar essas preocupações, beatificando um papa ao lado de outro. Esse foi o caso em 2000, quando João Paulo beatificou João 23 (1958-1963), apelidado de "o bom papa", ao lado do papa Pio 9º.
Comentários
Postar um comentário
Comente, Questione, Critique, Aconselhe, Tire Dúvidas.
Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!
Fica reservado ao Blog Filhos de YHWH ou não, de comentários anônimos.