Cuidado com a palavra “MÚSICA”!


Ao pronunciar ou usar a palavra “música”, estamos reconhecendo, homenageando, servindo, honrando ou invocando, sem saber, deusas do paganismo grego.

Fonte: Pastor Silas Quirino de Carvalho

Cuidado com a palavra “MÚSICA”!

Aqui está uma questão crucial, nesta hora escatológica, para os FILHOS DE DEUS, discípulos de Jesus, pesquisar devidamente, estudar com seriedade, entender e meditar, perguntando a respeito ao Espírito Santo que ensina e guia a toda a verdade( João 14.26;15.26 e 16.13). Para não se enganar,veja, neste contexto,os tópicos DERRUBANDO FORTALEZAS e ESPÍRITOS GREGOS, no estudo - “ O Ministério Apostólico e a Guerra Espiritual Eficaz Nos Tempos do Fim”. No inicio desta revista.
Ao pronunciar ou usar a palavra “música”, estamos reconhecendo, homenageando, servindo, honrando ou invocando, sem saber, deusas do paganismo grego.


Quem de fato são tais deusas ? Mitologia? Como tais “mitos” e tal “mitologia” se desenvolveram e se definiram ? Com quem começou ? Com que “experiências” e propósitos ? Durante quantos anos (séculos) foram gestados ? Quem, de fato, está por trás de cada mito, de cada personagem, de cada “nome” ?


Eis a resposta da Palavra de Deus:
... em vez disso, se misturaram com as nações e imitaram as suas práticas. Prestaram culto aos seus ídolos, que se to aram uma armadilha para eles. Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. Salmos 106.35-37 – NVI( ênfase acrescentada )
Portanto, o que estou querendo dizer ? Será que o sacrifício oferecido ao ídolo é alguma coisa ? Ou o ídolo é alguma coisa ? Não! Quero dizer que o que os pagãos(gentios), sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus,e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios. I Coríntios 10.19,20 – NVI ( ênfases acrescentadas)
Será que estes profetas, juntos com o Espírito Santo, sabem o que estão dizendo ? Veja II Pedro 1.19-21.


CONHEÇA A ORIGEM da Palavra "MÚSICA"


Música é uma palavra de origem grega ( do grego musiké téchne, a arte das musas),constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo - Wikipédia, a enciclopédia livre).
A imagem das musas, como inspiradoras das artes, mostra a força do legado helênico à cultura ocidental. De seu nome, deriva o termo museu, lugar inicialmente destinado ao estudo das ciências, letras e artes, atividades protegidas pelas musas.
Na mitologia grega, as musas eram deusas, irmãs veneradas desde tempos remotos no monte Hélicon., da Beócia, onde eram festejadas, a cada quatro anos; e na Piéria, Trácia. Inicialmente, eram as inspiradoras dos poetas. Mais tarde ,sua influência se estendeu a todas as artes e ciências. A Odisséia de Homero menciona nove musas, que constituíam um grupo indiferenciado de divindades.
A diferenciação teve início com Hisíodo,que as chamou Clio,Euterpe,Talia,Melpômene,Terpisicore,Érato,Polímnia, Uránia e Calíope(ou Caliopeia),esta a líder das musas.Eram filhas de Mnemósine(Memória). Na relação de Hesiodo – que embora seja a mais conhecida, não é a única – os nomes são significativos. Érato, por exemplo, significa “Adorável” e Calíope, “a de bela voz”. Em geral. As musas eram tidas como virgens, ou pelo menos, não eram casadas,o que não impede que lhes seja atribuída a mate idade de Orfeu, Reso,Eumolpo e outros personagens, de alguma forma ligados à poesia e à música, ou relacionados à Trácia.
Estátuas das musas eram muito usadas em decoração. Os escultores representavam-na sempre com algum objeto,como a lira ou o pergaminho, e essa prática pode ter contribuído para a distribuição das musas entre as diferentes artes e ciências. As associações entre as musas e suas áreas de proteção, no entanto, são tardias e apresentam muitas divergências.De maneira geral, Clio se liga à história;Euterpe(uma musa), à música;Talia,à comédia;Melpômene, à tragédia;Terpsícore, à dança;Urânia, à astronomia; Érato, à poesia lírica;Políminia, à retórica; e Calíope, à poesia épica.Mesmo na mitologia Greco-romana,existem outros grupos de musas, de cunho mais regional, como o das Musas Méleta, da meditação, Mnema, da memória; e Aede, protetora do canto e da música. 1999/2004-Emerson Luiz de faria


Fonte: WWW.nomismatike.hpg.ig.com.br/Mitologia/mitogrega.html.acessado em dez de 2006
Os que têm conhecimento de causa sabem que a palavra “música”, conforme mostrado anteriormente, não está vinculada “apenas” a supostas personagens “ mitológicas” chamados EUTERPE,ou AEDE, mas, sim, a uma “entidade espiritual”, chamada “MUSA”, que se manifesta com vários nomes e personagens(deusas) protetoras para controlar, espiritualmente, várias áreas do conhecimento humano e expressões da humanidade, tais como ciências, letras e artes.Portanto, a palavra “ música ” REFERE-SE A UMA “ENTIDADE, e uma “ HOSTE ESPIRITUAL” nos termos de Efésios 6.12(10-14).


A palavra “Música” na Bíblia
Recentemente, li um estudo sobre adoração, um trabalho bem documentado bibliograficamente e amplamente usado inte amente por um grande número de igrejas. O texto afirma haver, na Bíblia, mais de 800 citações ou referências à música, seja através da própria palavra “música”ou termos correlatos tais como: louvor, adoração, hinos, cânticos,salmos, tocar um instrumento e outros tantos.


Você sabia que a palavra “música” não aparece na Bíblia ?
Aliás, aparece uma única vez, no Novo testamento, pois o termo é grego. Sabe onde ? Em Apocalipse 18.22. E em que contexto e circunstâncias ? Leia os capítulos17 e 18 do livro e não precisará de nenhuma assessoria exte a para entender. Os dois capítulos tratam da grande prostituta, da Babilônia espiritual que se manifestará, em plenitude, nos fins dos tempos, contra Jesus, e derrama o sangue dos profetas e dos santos(a Igreja, Corpo de Cristo).
O termo “música”,em 18.22, refere-se aos que comandam e / ou produzem os “ sons festivos” da Babilônia.Não é curioso que seja neste único contexto, em toda a Revelação escrita de deus, que aparece o termo ?
E o que dizer das outras porções das escrituras onde encontramos a palavra “música” ? Como está lá ?O fato é que, nos textos originais, tanto do Antigo Testamento(hebraico), quanto do Novo testamento(grego),não há a palavra “música”, senão no contexto de Apocalipse 18.22.
E como essa palavra foi parar em nossas bíblias ? É obra dos tradutores que, conquanto eruditos nos idiomas, revelam pobreza profético-espiritual. Os termos escritos nos originais referem-se a: cânticos, hinos, salmos, louvor e tantos outros.


Mas, em nenhum lugar, a palavra “MÚSICA” aparece?
Por que razão o Espírito Santo não quis que esta palavra fosse usada na Bíblia, a Revelação escrita de Deus para referir-se ou descrever louvor e adoração a Ele ? Não é curioso ?
Ouça, “leia” acerca de QUEM está junto e por trás dos autores humanos e do texto bíblico:
E que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.” II Timóteo 3.15,16 “ Divinamente inspirada”, ou seja, soprada por Deus.
Acima de tudo, lembrai-vos de que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens,mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. II Pedro 1.20,21
E agora que sabemos a origem da palavra “música”, contexto, significado,implicações,(...),será que isto é mesmo uma questão neutra, sem nenhuma implicação no reino espiritual, já que um grande número das palavras que falamos tem origem e contexto semelhante ?
Será que não é um exagero, uma fantasia, excesso de espiritualização trazer isso agora, depois de tantos séculos e uso nas igrejas, ao longo dos anos, e sob liderança de “grandes” homens de Deus? Ou será que é o Espírito Santo que está trazendo isso à luz, como parte da Sua obra, junto com Jesus, para remover as “ manchas e rugas” do meio da Sua Noiva? Confira Efésios 5.25-27; Apocalipse 19.7-9.


Texto Publicado pela Revista da Escola de Treinamento Profético e Apostólico/ edição especial de julho 2007. Aqueles que desejam adquirir a Revista liguem para 22 27324799-fale com Juçara.

Comentários