COMO ENTRAR NA PLENITUDE DA PROMESSA DE DEUS?

Quão ATUAL é a Bíblia!!! O que estamos vivendo HOJE está escrito nela, e podemos achar nela o que precisamos para NÃO cometer os erros que outros já cometeram. Vamos ler juntos estes versículos:
Hb 3:7 Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, 8  não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto, 9  onde vossos pais me tentaram, me provaram e viram, por quarenta anos, as minhas obras. 10  Por isso, me indignei contra esta geração e disse: Estes sempre erram em seu coração e não conheceram os meus caminhos. 11  Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.

O Espírito Santo FALA, está falando HOJE. “HOJE”, é um período de tempo que cada geração passa quando o Senhor lhe fala. Israel teve o seu “hoje”, Davi e sua geração tiveram o seu “hoje”, Sl 95:7-11 é o texto de Hebreus 3.  A igreja dos hebreus que habitavam na Judéia, a quem foi escrito o livro de Hebreus, teve o seu “hoje”. E nós estamos vivendo o nosso “hoje”, e HOJE o Senhor está falando.

O que vamos fazer com o que estamos ouvindo? Israel endureceu o Seu coração, e aquilo que aconteceu com Israel foi escrito para nos servir de exemplo, para não cometermos os mesmos erros, 1 Co 10:11.
Israel foi tirado do Egito e andou no deserto por dois anos até chegar a Cades Barnéia, porta de entrada para Canaã. Por dois anos Israel provou ao Senhor, endureceu o seu coração e em Cades, difamou a terra que Deus havia prometido a Eles, Sl 78:18,41,56; 106:7,29,33,43.
Os dois anos foi o tempo da revelação do coração do povo. O Senhor disse que “eles sempre erram no coração”. O problema não estava no entendimento, ou na doutrina, mas no coração, no íntimo, nos desejos. Eles não deixaram que Deus mudasse o seu interior.

Moisés conheceu o caminho do Senhor e o povo as Suas mãos. Moisés aprendeu como Deus age, e conheceu o caráter de Deus. O povo somente as Suas maravilhas.
Podemos ver e conhecer grandes coisas que Deus faz, mas se não deixamos que Ele faça o que Ele quer e da maneira que Ele quer EM nós, sempre erraremos em nosso coração. Deus procura quem vai deixar que Ele se revele como Deus no seu coração.
O deserto serve para revelar quem somos, o que temos dentro de nós. Os dois anos até Cades, revelaram o conteúdo do coração do povo.
Nossa resposta à prova do deserto vai determinar o tempo que passaremos nele e o que seremos ao sairmos dele.

Jesus jejuou no deserto, ali Ele foi tentado por Satanás. Como Filho do Homem, isto é como espécie humana (anthropos), porém, amadurecida (houias), respondeu com a Palavra de Deus que havia sido dada ao homem. Por isso Ele saiu do deserto NO PODER DO ESPÍRITO SANTO, Lc 4:14.
Lembre-se, Jesus era homem, o primeiro da criação, Cl 1:15, isto é, da nova criação que é nascida do Espírito e não da carne. Ele respondeu a Satanás com a Palavra de Deus como nós devemos também fazer.
 Jesus se esvaziou de Si mesmo, Fl 2:7, e se fez como nós (isto é literal) para que nós venhamos a ser iguais a Ele (isto também é literal), Rm 8:29.

Pergunto de novo, o que vamos fazer com o que o Senhor está falando? Vamos confessar o que o Senhor nos falou diante dos nossos inimigos quando estes vierem nos tentar? Ou vamos provar o Senhor como Israel fez? Vamos ser como Jesus, ou vamos ser como Israel?
Você sabe que Israel recebeu exatamente aquilo que eles falaram? Nm 14:28. Segundo aquilo que eles falaram, que era contrário a Palavra que o Senhor havia falado, assim o Senhor fez com eles. Mais tarde vemos Josué ensinando a próxima geração que nenhuma palavra que o Senhor havia falado deixou de se cumprir, Js 21:45 e 23:14,15.

Os próximos 38 anos que Israel andou no deserto e viu a nuvem e a coluna de fogo, os seus sapatos e roupas não envelheceram, eles comeram pão do céu, codornizes voaram até eles para que eles tivessem carne, e beberam água da rocha. Tudo isso, que temos como grandes maravilhas, não era a vontade perfeita do Senhor para eles. Tudo isso era somente a manifestação da misericórdia de Deus, ainda com toda a dureza do coração do povo, Deus cuidou deles em toda a jornada.
A vontade perfeita de Deus era que o povo ao chegar a Cades, visse as amostras dos frutos e se animasse e entrasse na PLENITUDE da promessa, com fé na Palavra do Senhor, porque Ele havia prometido.
“Hoje, se ouvirdes a Sua voz...”Ap 3:20 diz: “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”
Quando ouvimos a voz do Senhor, há um segundo passo que precisa ser dado que é, abrir a porta. Isto fala de dar acesso, de deixar o Senhor entrar. Cear fala de comunhão, Jesus vai ter comunhão comigo e EU COM ELE.

Este verso não fala de salvação, ele foi escrito para a IGREJA de Leodicéia (que é a própria igreja hoje). Israel era a “igreja no deserto”, At 7:38, eles ouviram a voz de Deus no monte Sinai, mas não abriram a porta, e por isso não entraram na promessa de Deus.
Cl 3:3-4. Tudo o que precisamos e desejamos está nEle. Quando Ele se manifestar, nossa vida se manifestará, seremos iguais a Ele, 1 Jo 3:2, Rm 8:29. Nosso galardão é Jesus, Gn 15:2. Nosso prêmio é Jesus, Fl 3:14.
Se HOJE ouvirmos a Sua voz, devemos abrir a porta, deixar Ele entrar, deixar Ele nos alimentar na Sua mesa de comunhão, com a Sua Palavra. Devemos deixar que Sua Palavra penetre no nosso coração, Hb 4:12, deixar que ela separe juntas e medulas.
A medula é responsável pela reprodução das células do sangue. O sangue fala de vida, da vida de Adão. A espada de Deus vai exatamente no início de tudo, onde está a fonte da vida de Adão em nós, para separar, para mudar, para fazer o velho Adão deixar de existir e o Novo Homem se manifestar.

Se hoje ouvirmos a Sua voz, não vamos endurecer o nosso coração, não vamos ter um coração obstinado que prova a Deus. Mas, sejamos como Jesus, que sendo Filho de Deus, esvaziou-se de Si mesmo e foi obediente até a morte.
Não importa o que vier em sua direção, determine o seu coração a somente uma coisa: que você vai correr a carreira até o fim porque você quer o prêmio, e o prêmio é JESUS.


Por: Rita Moura - Corações Ardentes

Comentários