SUBLIMINARES - PROPAGANDA CIGARROS

Camel
 
Introdução:
O intuito maior das campanhas publicitárias tabagistas, é mostrar através dos esportes radicais, das aventuras surrealistas e de desafios inimagináveis, tudo aquilo que o fumante gostaria imensamente de fazer ou praticar,mas não pode porque é fumante... A sinestesia de sons e imagens vem, na verdade, preencher um vazio psicológico. O fumante fica impossibilitado fisicamente de fazer o que é mostrado nos comerciais, mas, se fumar aquela determinada marca, subliminarmente é como se ele estivesse fazendo. A grande maioria dos 'viciados' não tem dinheiro para realizar todas as fantasias mostradas nos comerciais, porém, fumando esta ou aquela marca, inconscientemente passa a viver ou 'viajar' nestas fantasias, como se fossem reais. Desta forma, fica cada vez mais difícil fazer a separação entre o que realmente está causando a dependência no indivíduo, até mesmo se ela é de natureza física devido à nicotina ou se é psicológica devido ao 'vício' das imagens.
 

A Camel parece ser uma das empresas mais experts em mensagens subliminares. Na Internet você pode encontrar vários exemplos disso, mas eu consegui apenas dois.

Um dos que não estão aqui mostra várias subliminares no corpo do camelo que está na embalagem do cigarro. Esse camelo, (na verdade um dromedário, pois tem uma só corcova, embora a marca do cigarro seja Camel, camelo em inglês) traz escondido em seu corpo diversos outros desenhos como um leão, uma mulher grávida, etc., ou seja, símbolos de virilidade, o que mostra qual tipo de público a Camel quer atingir: homens mais velhos, que, em grande parte (ou praticamente total, pois o que a mensagem subliminar atinge é o que está gravado no subconsciente), anseiam por sexo com mulheres mais jovens. Poderia colocá-lo aqui, mas não achei na Internet uma imagem da embalagem que fosse grande o suficiente para ver todos esses detalhes. Outra mensagem subliminar diz respeito ao personagem veiculado em inúmeras propagandas da Camel, em que seu nariz e sua boca formam um pênis penetrando uma vagina.


Segunda subliminar:


Nessa propaganda podemos ver três mensagens subliminares. Primeira: a palavra SEX, sexo em inglês, no cubo de gelo. Segunda: um pênis, ainda no cubo de gelo (imagem inserida no cubo), indo direto na boca da mulher, como vemos abaixo:


E terceira: os pingos na palma da mão da mulher formam uma outra mulher de quatro. (clique na figura para ampliá-la)


Outra coisa que evidencia ainda mais a existência de mensagens subliminares nessa propaganda é a mensagem "What you're looking for.", ou seja, "O que você está procurando.", reafirmando a idéia que mensagens subliminares da propaganda passam e chamando a atenção de seu público alvo para elas. 


 Marlboro

A marca Marlboro, da Philip Morris, uma das mais valorizadas do mundo, ao lado da Coca, IBM, Microsoft, Shell, etc. tem sido objeto de estudo de um sem número de estudantes e pesquisadores em todo mundo. É fato exaustivamente mostrado pela Internet, que o público alvo em questão é formado de brancos, cuja faixa etária pode variar de jovens a adultos mais maduros, geralmente intelectuais e homossexuais latentes. Você já parou para pensar no slogan da Marlboro ? - "Venha para o mundo de Marlboro...". Você já reparou que nos comerciais do cigarro não existe mulheres ? Ora, no mundo de Marlboro não existem mulheres. Quase sempre são homens fortes, bonitos e cheios de vida. O homossexualismo latente reprime a vontade de manifestar publicamente seus desejos ou preferencia sexual. Logo, quando fuma Marlboro, ele 'entra' no mundo de Marlboro, e imediatamente começa a conviver com estes homens, rodeado de cavalos (o cavalo é um ícone sempre associado à força e virilidade) e da natureza. Psicologicamente, para o fumante o cigarro é uma 'fuga' inconsciente, ou seja ele pode fazer todas as coisas nas suas fantasias sem ser notado.
 
Mesmo sofrerendo sérias restrições em suas campanhas (em alguns países não é permitida a propaganda em TV e rádio), a Marlboro a cada ano vem aumentando seu faturamento, sendo hoje a marca mais cara do mundo. Seu maior trunfo está na embalagem do maço de cigarros. Na verdade, quem fuma há muito tempo deve lembrar que a embalagem atual é diferente da embalagem de 15 anos atrás, não só por uma questão de estética ou adaptação aos novos tempos, mas porque a embalagem atual utiliza-se de propaganda subliminar, uma técnica que só foi possível ser desenvolvida graças a um grande trabalho de pesquisa e um investimento da Philips Morris de US$10 milhões. O resultado da pesquisa foi que a empresa descobriu que seu consumidor era o típico trabalhador americano, "rato" de escritório, que acorda e senta para tomar seu café da manhã, senta no carro e vai de casa para o trabalho, passava o dia inteiro sentado no escritório, sai do escritório, ficava sentado no seu carro e depois chegava em casa e ficava sentado vendo televisão para depois ir dormir.


Esse consumidor tem então a "bunda vermelhinha" de tanto ficar sentado o dia inteiro.

















Descendo a embalagem nós encontramos dois cavalos no símbolo da Philips Morris, porém, nota-se que um deles tem uma coroa e outro não, isso significa que um é o rei, o macho (ativo) e o outro é a rainha, a fêmea (passiva).

   
No meio deles há um círculo vermelho e abaixo uma faixa onde estão as palavras "Veni, Vidi, Vici", que significa "Vim, vi e venci". Este é o lema de Júlio Cesar, que apesar de ter tido um caso com a mais famosa rainha do Egito, também gostava de homens (o que era super normal na época) e foi para um de seus 'casos' que ele deixou o trono. Bem abaixo do famigerado círculo vermelho você encontra o "L" e o "B", que juntos formariam um órgão sexual masculino negro, apontando para uma provável nádega vermelha. O cigarro, de acordo com uma informação que teria vazado da agência que preparava a campanha, teria a princípio como público alvo o homossexual latente que gostaria de se relacionar com negros.

Agora é só juntar as peças, apesar de ser casado e ter filhos (o que não quer dizer nada), esse fumante americano, tem um desejo inconsciente (símbolo da Philips Morris) de ter relações sexuais com um negro (porque no seu inconsciente ele tem a fantasia que o negro é quem tem o pênis maior, que na embalagem é simbolizado através do "L" e do "B"). "Quer dizer então que todo mundo que fuma Marlboro é homossexual?" Não necessariamente, porém esse subliminar tem um fundamento fortíssimo que está presente na obra de Freud, o pai da psicanálise. Apesar desse texto ter saído num site normal (de humor, no caso), ele mostra o que a mensagem subliminar é possível fazer para influenciar você a fazer alguma coisa (neste caso, fumar)

Agora repare na posição do homem em relação ao graveto com formato ereto! Você ainda quer ir para o mundo de Marlboro ?










Para um dos cigarros mais vendidos no mundo, a internet tem várias estórias sobre mensagens subliminares para contar. Pelo o que eu já li, os publicitários da Marlboro queriam atingir como público alvo os que trabalham em escritórios e que têm um desejo homossexual reprimido. Assim, a parte vermelha da embalagem seriam as nádegas desses que vivem em escritórios, pois trabalham sentados o dia todo.


Outra coisa interessante é a palavra Marlboro que vem na embalagem: por que será que as letras L e B são maiores que o M? Bom... simplesmente o L e o B formariam um órgão sexual masculino. E o que mais? Está apontado diretamente para as nádegas desses que trabalham o dia todo. Outra subliminar com a palavra Marlboro na embalagem: Ela parece com um homem negro com seu pênis ereto apontando para o que parece ser uma vagina.


Aqui está outra propaganda do Marlboro. Uma coisa que você pode notar também é que, nas propagandas do Marlboro, os cavalos estão sempre indo em direção à caixa de cigarros. Outra: Nunca vi no "mundo de Marlboro" uma mulher sequer, apenas homens, o que reforça a idéia de homossexualismo. Mais outra: Sempe existem cavalos que não estão montados. O que a gente pode concluir disso? Que sempre vai existir um lugar pra você no "mundo de Marlboro".


Nessa propaganda pode-se ver mais uma mensagem subliminar: o cowboy que está montado no cavalo está com seu negócio pra fora.


    
  A Philip Morris Assumiu
(Publicado na Veja)

"Em causa própria Philip Morris admite que cigarro causa câncer, mas ativistas vêem nisso uma manobra".
O ator David McLean, um dos primeiros a representar o homem de Marlboro, morreu de câncer no pulmão há 4 anos e sua mulher, Lilo McLean, está processando a Philip Morris. Em 99, a empresa pagou 81 milhões de dólares, a maior indenização da história, à família de um americano que fumou por 42 anos e morreu de câncer no pulmão.


Acima o Antes, à direita o depois.


Bryan Lee Curtis com o filho....Bryan, dois meses depois, agonizando com câncer no pulmão. O americano quis ser fotografado como exemplo aos fumantes. São previstas para este ano mais de 13 mil mortes provocadas pelo fumo.

Esperamos que você não faça parte desta previsão !

"Mais um que foi para o 'mundo de Marlboro". (Veja - 20/out/99)

Agora me fica mais compreensível saber porque as pessoas começam a fumar, principalmente na adolescência, uma idade complicada onde o desejo fundamental de liberdade da infância é reprimido a todo momento. Com essa condição, ficamos mais vulneráveis a procurar uma saída, uma fuga. 


L&M

O L&M é voltado para um público alvo cujo perfil é jovem, geralmente homens, que gostam de azul, gostam de música, especialmente o Rock. Isto explica as notas musicais nas nuvens e a 'baqueta' de baterista onde as placas estão fixadas e o apelo do Evandro Mesquita (cantor de rock) quando o cigarro foi lançado: "A gente se encontra na 66".A baqueta da bateria e as notas musicais, se fundem no cenário do cartaz.  

 


FREE

Treze dias antes de a publicidade de cigarro ter sido banida das TVs no Brasil, o que ocorreu em 1º de janeiro de 2001, a Souza Cruz aceitou retirar do ar uma campanha do cigarro Free que o Ministério Público de Brasília considerou ilegal porque estimularia crianças e adolescentes a fumar.

Com o acordo, foram canceladas 240 veiculações do comercial. Foi a primeira vez no Brasil que um comercial de cigarros saiu do ar por suspeitas de que era dirigido para adolescentes.

Ao decompor o anúncio quadro a quadro, os psicólogos encontraram o que consideram ser "propaganda subliminar". 
Por três décimos de segundo, ou seja, numa fração de tempo imperceptível para os olhos humanos, aparece uma mulher fumando. Logo em seguida, também por três décimos de segundo, aparece outra pessoa fumando.





Na definição deles, propaganda sublimar é "qualquer estímulo realizado abaixo do limiar da consciência, que produz efeitos na atividade psíquica e mental do indivíduo". As mensagens subliminares são "remetidas automaticamente ao nosso cérebro, em nível involuntário, inconsciente".

Por três décimos de segundo, ou seja, numa fração de tempo imperceptível para os olhos humanos, aparece uma mulher fumando. Logo em seguida, também por três décimos de segundo, aparece outra pessoa fumando.

Se os eventuais efeitos da chamada propaganda sublimar são cada vez mais questionados, a dúvida de Fernandes Neto não é desprezível:

"Por que a Souza Cruz incluiu no comercial imagens que não dá para ver? Certamente, há alguma razão para isso".

A Souza Cruz alega que a responsabilidade sobre o comercial é das diretoras do filme, Daniela Thomas e Carolina Jabor. Daniela, porém, afirma não se lembrar dessa imagem e diz que, se ela existir, teria a função de dar ritmo às imagens.

A Adesf (Associação em Defesa da Saúde do Fumante) acha que o Ministério Público pegou um peixe grande. 
 
 
Fontes: http://www.mensagens-subliminares.kit.net/msmarlboro.htm
http://subliminar.br.tripod.com/nas_prop_de_cigarros.htm
http://www.calazans.ppg.br/miolo02_05.htm

Comentários