A DIFERENÇA ENTRE O DOM DE PROFECIA E O MINISTÉRIO PROFÉTICO

por Elias Brandt

O ministério profético tem sido constantemente confundido com o dom da profecia, pois infelizmente muita gente não sabe definir esta diferença.

shofar_still_life

O dom de profecia é dado ao homem, ele pode busca-lo da mão do Senhor até recebe-lo, porém no ministério profético o homem é que é dado para o ministério, trata-se de um propósito eterno que se cumpre na vida daquela pessoa. Entenda bem, no caso do dom, o dom é que é dado para o homem, no caso do ministério, o homem é que é dado para o ministério.

Vejamos isto a luz da palavra de Deus. Sobre o dom de profecia lemos o seguinte:

“…Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.” I Co 14:1(RC).

Primeira condição, seguir o amor, ou seja, praticar o amor, se expressar com amor e então procurar, buscar, perseguir, insistir em receber os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

Sobre o ministério profético, Paulo já se refere totalmente diferente. Veja bem.

“…E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,” Ef 4:11(RA).

Observe a expressão usada por Paulo: Ele mesmo concedeu, ou seja, Ele mesmo deu os homens aos ministérios, não para que homem algum se glorie, mas com vistas ao aperfeiçoamento dos santos, para edificação do corpo. Receba o seu ministério como um privilégio, mas entenda que é também uma grande responsabilidade e que teremos que prestar contas de tudo o que Ele nos confiou.

Todos nós nascemos com um propósito estabelecido por Deus. Creio que funciona assim: Deus tem um propósito que deve se concretizar em uma época especifica, em um lugar especifico do planeta terra. Então Ele cria uma pessoa especifica, para cumprir aquele propósito do Seu coração. Esta pessoa, durante toda a sua vida até que atinja a idade estabelecida por Deus para cumprir o propósito, é cuidadosamente preparada. Por isto muitas marcas, muitas feridas que adquirimos no decorrer de nossa vida, muitas perdas, muitas situações são na verdade ferramentas de Deus que estão nos moldando e nos capacitando a cumprir o propósito eterno do Seu coração. Pois se no decorrer da nossa vida, Deus não nos moldasse, não nos forjasse para exercer o ministério à que Ele mesmo nos deu, quando chegasse o tempo de exerce-lo estaríamos desqualificados.


FONTE: CIA DOS AMIGOS DE DEUS

Comentários