SEIS VERDADES SOBRE O SANGUE DE JESUS



Vamos começar pelo texto de João 19:30, 34 
"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água."



Sempre que Deus salvou a alguém houve sacrifício de sangue e sangue, na bíblia representa vida adquirida ou dada por alguém ou para alguém.

Sangue é a peça chave do organismo humano na qual é usado para lubrificar todo o resto do corpo. Ele é usado hoje em transplantes e, até mesmo filtrado para que uma pessoa possa viver.

Este é o sangue humano, mas, o que representa o sangue imaculado de Jesus Cristo?

E é sobre isto que vamos discorrer neste estudo.


1. O sangue de Jesus é o símbolo da nova aliança do homem com Deus.

Ø Antigas alianças

· Aliança com Noé em Gn 9:13 
"O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra."

· Aliança com Abraão Gn 15:18
 "Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: Å tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;" e Gn 17:4 "Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações"

· Com Israel Ex 19:5-6
"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel." e Ex 24:8 "Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras."
  
Ø Nova aliança
· O sangue de Cristo Lc 22:20 
 "Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós." e Mc 14:24 "E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado."

 
2. O derramamento do sangue de Cristo é sacrifício pelos pecados

Ø Três elementos para o sacrifício

a) O sacerdote Lv 1:5 Filhos de Arão
"Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.

b) O pecador Lv 4:13-15
"Assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado, que cometeu em alguma destas coisas, e lhe será perdoado; e o restante será do sacerdote, como a oferta de alimentos.
E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:Quando alguma pessoa cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do SENHOR, então trará ao SENHOR pela expiação, um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para expiação da culpa.

c) O sacrifico Lv 4:3
"Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado."

Ø Antigo sacrifício

· Jó o fazia por seus filhos 1:5 
"Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.


· Abrão e Isaque Gn 22:7-8
"Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos."

Ø O novo sacrifício 

· Jesus como sacrifício 1Pe 1:18-19
 "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,"

· Seu sangue derramado ao pé do altar Jo 19:34
 "Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água."

1. O sangue de Cristo é o preço do resgate

· Nos dias de hoje paga-se fiança
 
· Dívida com Deus Jo 8:34
 "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado."

· Paga por Cristo na Cruz At 28:20 
"Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia." e Rm 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."



2. O sangue de Cristo Purifica

Ø No antigo testamento

· Eram oferecidos novilhos e o sangue era espargido entre o povo e no pé do altar Lv capítulo 4 a 7
"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por ignorância, contra alguns dos mandamentos do SENHOR, acerca do que não se deve fazer, e proceder contra algum deles; Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado.
E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o SENHOR.
Então o sacerdote ungido tomará do sangue do novilho, e o trará à tenda da congregação;
E o sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e daquele sangue espargirá sete vezes perante o SENHOR diante do véu do santuário.
Também o sacerdote porá daquele sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, perante o SENHOR que está na tenda da congregação; e todo o restante do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação."

Ø No novo testamento

· Foi derramado uma única vez 1Jo 1:7
 "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."

· Redime o pecador Mt 26:28 
" Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." e Ap 7:14 "E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro."


3. Nos dá acesso diante do Pai.

· Havia uma separação entre Deus e o homem Rm 3:23 
 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"

· Cristo nos deu livre acesso atravéz do véu Mt 27:51
"E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"


4. Nos livra da morte

Ø No Antigo testamento

· A praga dos primogênitos EX cap 11
"E o SENHOR disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.

Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro.

E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.

Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: Å meia noite eu sairei pelo meio do Egito;
E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.

E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá;

Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas.

Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei. E saiu da presença de Faraó ardendo em ira.

O SENHOR dissera a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.

E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o SENHOR endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra."


Ø No Novo testamento

· Lavar as vestes no sangue do Crodeiro Ap 12:11 
"E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte." e Rm 5:9 "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira"


CONCLUSÃO

Não há outra maneira de se salvar a não ser pelo sangue de Jesus, que purifica, limpa, cura e leva para os céus. Vamos viver debaixo deste sangue para que a morte não chegue até nós. E proclamá-lo entre as nações que estão doentes. 

Esta é a nossa redenção porque não poderíamos de maneira alguma pagar pelos nossos pecados. 


Comentários