SIGNIFICADO RÁTIMBUM VERDADE OU MENTIRA?

Você já deve ter recebido por vezes o e-mail abaixo sobre o significado de ratibum, certo? 
Vamos hoje desmascarar este mito ou como é conhecido, uma lenda urbana. 
SIGNIFICADO DE RATIMBUM!!
 
RATIMBUM É uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média.

Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e, ao contrário, fazendo o mestre dos magos surgir das cinzas 
e realizar os desejos de quem os proclamou.
 
Por muito tempo cantamos inocentemente um "Parabéns" para alguém que está aniversariando. Mas até aqui tudo bem.
 
O que muitos não sabem é que depois da música vem 
um tal de Ratimbum (significado: eu amaldiçôo você).
 
Existiu até certo tempo um programa infantil, Castelo 
Ratimbum, que significa "Castelo da Maldição". 
 
Precisamos vigiar mais, pois a Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento.
 
Como podemos cantar felicitando uma pessoa e depois 

amaldiçoá-la? Tomemos muito cuidado.
 
Detalhe que depois de dizer 
Ratimbum, pronúncia-se o nome do
 aniversariante várias vezes... Vamos nos atentar para isso.
 
Lembre-se de quantas vezes vc já cantou para alguém: É BIG É BIG (égrande, é grande), É HORA É HORA (neste momento, nesta ocasião),
  RA-TIM-BUM (eu amaldiçoou vc), FULANO, FULANO".
 
DEUS CRIOU TUDO PELO PODER DA PALAVRA, ...GN 1: 3
 
Repasse este e-mail para que outros tenham conhecimento e não repitam palavras apenas por força de expressão, sem saber, realmente, o significado real do que está por detrás das letras. 
 
Isso é muito sério.

Deus perdoa o tempo da ignorância, mas uma vez que nos tornamos conhecedores, então precisamos agir de acordo com a revelação que nos alcançou.


O Significado Verdadeiro da Palavra Rá-Tim-Bum


Eu pesquisei a origem da palavra Rá tim bum, que é um termo brasileiro e não de origem Persa... caso contrário ela existiria em outros idiomas também. Nõ há nenhum fundamento (livros, instituições, etc...) sobre o texto. Segue abaixo um texto fundamentado na FAPESP, o maior órgão de pesquisa do nosso País. Abra este link abaixo, que é demorado, pois são 6,5 MB de texto... é gigante e lá está a nossa história, muito bonita... localize o termo “Rá-tim-bum”

Conforme a pesquisa, não há nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, lembrando que os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação, não sendo assim, de fonte confiável.

E se essa é uma palavra de encantamento dos magos Persas porque só existe no Brasil?

Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÁ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.

Conforme pesquisa publicada na revista da FAPESP "é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum", um bordão, incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930.

"É pique, é pique" era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo."

"É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: "É meia hora, é hora, é hora, é hora" .

"Rá-tim-bum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje:"

"Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum".

Como isso foi parar no Parabéns a você?
"Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos", conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás."
 

Comentários