A HISTÓRIA DA HUMANIDADE E A ESTRELA SÍRIUS - PARTE 2/3

Sirius no simbolismo oculto e Sociedades Secretas

A alegação de que Sirius não  é "importante" para as ordens herméticas seria uma  grosseira subestimação. A estrela do cão não é nada menos do que o foco central dos ensinamentos e simbolismo de sociedades secretas. A maior prova deste fato: muitas sociedades secretas tem   o nome literal da estrela.

No Tarô


A décima sétima numeradas, trunfo principal é chamado Les Étoiles (francês para o Estrela), e retrata uma jovem ajoelhada com um pé na água e outra sobre a terra, e seu corpo um pouco sugerir a suástica. Ela tem duas urnas, o conteúdo do que ela derrama sobre a terra e o mar parece água. Acima da cabeça da menina tem oito estrelas, um dos quais é excepcionalmente grande e brilhante. Contagem de Gébelin considera a grande estrela a Sothis ou Sirius, os outras sete representam planetas sagrados dos antigos. Acredita-se que a figura feminina seja Isis no ato de causar as inundações do Nilo, que acompanhou a ascensão da estrela do cão. A figura despida de Ísis pode significar que a natureza não recebe suas vestes , até a subida das águas do Nilo, libera o germe de vida de plantas e flores. 6

Na Maçonaria

Em lojas maçônicas, Sirius é conhecida como a "Estrela Ardente" e um simples olhar para sua proeminência no simbolismo maçônico revela a sua importância. O autor maçom William Hutchinson escreveu sobre Sirius ". É o objeto primeiro e mais exaltada, que exige a nossa atenção na Loja" da mesma forma que a luz de Sirius direciona o seu caminho para a Grande Pirâmide durante as iniciações, está simbolicamente presente em Lojas Maçônicas .
"Os antigos astrônomos viram todos os grandes símbolos da Maçonaria nas Estrelas.  Sirius está em nossas lojas como a Estrela Flamejante. " 7 .


Sírius, a Estrela Flamejante, no centro da calçada em mosaico maçônico.


A Estrela Flamejante que brilha sobre os membros de uma loja maçônica
"(A Estrela Flamejante), representado inicialmente SIRIUS, ou a estrela-cão, o precursor da inundação do Nilo, o deus Anúbis, companheiro de ISIS em sua busca pelo corpo de Osíris, seu irmão e marido. Então tornou-se a imagem de Hórus, o filho de Osíris, ele próprio também simbolizado pelo Sol, o autor das estações, o Deus do Tempo, filho de Ísis, que era a natureza universal, próprio da matéria primitiva, fonte inesgotável de vida, faíscas do fogo incriado, semente universal de todos os seres. Foi Hermes, também,cujo nome em grego é a do deus Mercúrio. " 8
Na Maçonaria, é ensinado que a Estrela Flamejante é o símbolo da divindade, da onipresença (o Criador está presente em toda parte) e da onisciência (o Criador vê e sabe de tudo). Sirius, portanto, o "lugar sagrado" todos os maçons devem ascender  a fonte do poder divino e do destino das pessoas divinas. Este conceito é muitas vezes representado na arte maçônica:



Arte Maçônica retratando Sirius, a Estrela Flamejante, como o destino da viagem do pedreiro
                        
Para atingir a perfeição, a iniciar com sucesso, deve entender e internalizar a natureza dupla do mundo (o bem e o mal, masculino e feminino, preto e branco, etc) através de metamorfose alquímica. Este conceito é simbolicamente representado pela união de Osíris e Ísis (os princípios masculino e feminino) para dar à luz Hórus, o Menino da Estrela, a figura de Cristo como, o homem perfeito da Maçonaria - que é equiparado com o Estrela Flamejante.
"O sol e a lua ... representam os dois grandes princípios ... o masculino e o feminino ... tanto a sua luz sobre os seus filhos, a estrela resplandecente, ou de Horus". 9
O hieróglifo egípcio que representa esotericamente Sírius tem sido interpretado como uma representação da trindade cósmica. 

O hieróglifo representando Sirius contém três elementos: um obelisco "fálico" (representando Osíris), um "útero", representado pela cúpula (que representa Ísis) e uma estrela (representando Hórus).
Este conceito é tão crucial para os maçons, que foi incluído em algumas das estruturas mais importantes do mundo.



O Monumento de Washington, um obelisco egípcio que representa o princípio masculino, está diretamente ligado com a cúpula do Capitólio, que representa o princípio feminino. Juntos, eles produzem uma energia invisível de Hórus representado por Sirius.
 PRESTE ATENÇÃO PARA QUE POSSA ENTENDER MELHOR

Como afirmado por Albert Pike , o deus egípcio Horus e da estrela Sírius são frequentemente associados. No simbolismo maçônico, o olho de Horus (ou o Olho Que Tudo Vê) é frequentemente retratado cercado pelo brilho da luz de Sirius.





Um conselho maçônico traçado representando o sol acima da coluna esquerda (representando o masculino), a lua sobre o pilar direito (representando feminino) e Sirius acima do pilar do meio, representando o "homem perfeito" ou Hórus, o filho de Ísis e Osíris. Observe o "olho de Horus" em Sirius.

O olho de Horus dentro de um triângulo (divindade que simboliza), circundado pelo brilho de Sírius, a Estrela Flamejante

O Olho Que Tudo Vê dentro da Estrela Flamejante na arte maçônica.
Dada a correlação simbólica entre o Olho Que Tudo Vê e Sirius, a próxima imagem se torna auto-explicativa.


A luz atrás do Olho Que Tudo Vê na nota de dólar americano não é do sol, mas de Sirius. A Grande Pirâmide de Gizé foi construída em alinhamento com Sirius e por isso é mostrada brilhando acima da pirâmide. Uma homenagem ao brilhante Sirius, portanto, nos bolsos de bilhões de cidadãos.

Ordem da Estrela do Oriente



O símbolo da OES é uma estrela invertida, semelhante a Estrela Flamejante da Maçonaria.
Considerada a "versão feminina" da Maçonaria (embora os homens possam participar), a Ordem da Estrela do Oriente (OES) é diretamente ligada ao nome de Sirius, a estrela em ascenção do Oriente ". Ao "grande público" é dada a  explicação das origens do nome da Ordem, que  alega que originou ad "Estrela do Oriente" que levam os Três Reis Magos a Jesus Cristo. Um olhar sobre o significado oculto do simbolismo da Ordem, porém deixa claro que o OES é uma referência a Sirius, a estrela mais importante da Maçonaria, a organização-mãe.


OES arte retratando Sirius acima da Grande Pirâmide.
 
Continua...


Comentários