TATUAGEM DE PELE COM TECNOLOGIA PARA RASTREAMENTO

Este dispositivo contém um chip RFID será capaz de transferir informações sem fio para várias redes para receber as pessoas interessadas e animadas com a tatuagem de pele eletrônica, artigos de notícias descrevem a sua utilidade no monitoramento de saúde e ... hum ... jogos de vídeo. O que não é no entanto anunciado é a facilidade com que este dispositivo poderia ser usado para espionar as pessoas, e monitoralas.

Uma mancha de cabelo fino eletrônico que adere à pele como uma tatuagem temporária poderia transformar sensoriamento médico, computador gamingand operações de espionagem, mesmo, de acordo com um estudo publicado quinta-feira nos EUA.


A tecnologia micro-eletrônica, chamada de sistema eletrônico epidérmica (EES), foi desenvolvida por uma equipe internacional de pesquisadores dos Estados Unidos, China e Cingapura, e é descrito na revista Science.


"É uma tecnologia que borra a distinção entre a eletrônica e a biologia", disse o co-autor John Rogers, professor de ciência dos materiais e engenharia da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.


"Nosso objetivo foi desenvolver uma tecnologia eletrônica que pode integrar com a pele de uma forma que é mecanicamente e fisiologicamente invisível para o usuário."


O patch pode ser usado em vez de eletrodos volumosos para monitorar coração, cérebro e tecido muscular e atividades quando colocadas na garganta que permitiria aos usuários a operar um voice-activated para jogos de vídeo com mais de 90 por cento de precisão.


"Este tipo de dispositivo pode fornecer utilidade para aqueles que sofrem de determinadas doenças da laringe", disse Rogers. "Também pode formar a base de uma capacidade de comunicação sub-vocal, adequada para uso encobertos ou outros."


O dispositivo sem fio é quase imponderável, e requer tão pouco com combustível em miniatura de coletores solares ou por radiação eletromagnética da rua ou transmitida, disse o estudo.


Menos de 50 mícrons de espessura - um pouco mais fino que um cabelo humano - os dispositivos são capazes de aderir à pele sem cola ou material pegajoso.
"Forças chamada interações de van der Waals dominam a adesão ao nível molecular, assim as tatuagens eletrônicas aderem à pele sem colas e permanece no local por horas", disse o estudo.


Northwestern University engenheiro Yonggang Huang disse que o patch foi "é tão suave como a pele humana."


Rogers e Huang têm trabalhado em conjunto com a tecnologia nos últimos seis anos. Eles já projetaram uma eletrônica flexível para sensores de câmera hemisférico e agora estão focados em agregar a energia da bateria e outras opções energéticas.

Os dispositivos podem encontrar usos futuros em pacientes com apnéia do sono, e para os bebês que necessitam de cuidados neonatais e para fazer curativos eletrônicos para ajudar a pele a curar das feridas e queimaduras.

FONTE

Comentários