MEXICANOS DESENVOLVEM VACINA PARA COMBATER A HEROÍNA


Foi divulgada esta semana uma nova esperança para o tratamento de pessoas viciadas em heroína, uma das drogas mais devastadoras da atualidade. Cientistas mexicanos desenvolveram uma vacinacapaz de combater os efeitos da substância.

A mecânica de funcionamento da vacina é através da resistência do corpo humano. Após ter tido a vacina aplicada, o usuário para de sentir os efeitos da heroína ao fumá-la ou injetá-la, não tendo mais as sensações viciantes, fazendo com que a droga “perca a graça”.
A pesquisa já está em estágio avançado e passou por experiências com animais, obtendo resultados positivos e animando os pesquisadores. Ainda sem data certa, o grupo busca autorização para iniciar os testes com pessoas.
O responsável pelos estudos é o Instituto Nacional de Psiquiatria, no México, e a patente do produto já foi registrada nos Estados Unidos.
A diretora, Maria Elena Medina, explicou à agência de notícias Reuters que a vacina seria indicada para usuários que não tiveram sucesso usando outros tratamentos para abandonar o vício.
Os efeitos de dependência causados pelo uso da heroína são muitos. Logo após o uso, o usuário tem a sensação de sono, e de ficar fora da realidade. Os batimentos cardíacos e a respiração diminuem, o que causa muitas mortes por insuficiência respiratória nos casos de over dose.
As primeiras sensações alucinógenas são de euforia e conforto e os principais efeitos colaterais são surdez, cegueira e inflamações nas válvulas cardíacas. Além da pessoa se tornar, com o tempo, apática, desanimada, perdendo o interesse por sua vida profissional e familiar.
Essa não é a primeira tentativa de vacina contra o uso de drogas. O Instituto Nacional para Abuso de Drogas, norte-americano, elaborou uma vacina contra o uso de cocaína que também obteve resultados positivos nos testes em animais.
No entanto, nenhum produto deste tipo chegou ao mercado ou está acessível a uso. Os laboratórios também não divulgaram previsão de vendas das vacinas.

Comentários