O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INFARTO

infarto é a principal causa de mortes em todo o mundo e a segunda no Brasil, principalmente entre homens abaixo de 40 anos. Veja informações essenciais para evitar este distúrbio do coração.

Não é qualquer dor no peito que significa um risco cardíaco, o problema pode ter origem digestiva como refluxo, gases, gastrite e úlcera; respiratória como embolia pulmonar; muscular ou até emocional, como ansiedade ou síndrome do pânico.
Por tanto, se a dor for constante, o médico deve sempre ser procurado. Em caso de dores mais fortes, um especialista deve ser procurado imediatamente, pois o atendimento rápido é extremamente importante caso seja realmente um infarto.
Uma dica é ter sempre em mente o número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu: 192.
Os sinais mais clássicos de um infarto são: palidez, suor, aperto, desconforto ou queimação no peito, formigamento nos ombros, vômito, cansaço e falta de ar, náusea.
Outros sintomas ainda podem ser dor no estômago, nas costas, nos braços, na mandíbula (parte inferior) ou no maxilar (superior), no pescoço, e até ausência de dor, no caso dos diabéticos.
Nestes casos, tome um remédio e tente corrigir a postura, caso estas medidas melhorem a dor, há grande possibilidade de não ser infarto.
Uma das melhores formas de evitar o ataque é controlando o peso, o estresse, a glicose (diabetes) e o sal (hipertensão). Ter uma alimentação saudável, fazer atividade física, evitar cigarros e medicamentos incorretos ou desnecessários são cuidados essenciais.
Caso acredite estar realmente tendo um infarto ou esteja acontecendo com alguém próximo, direcione ao hospital mais próximo, mesmo que não seja o melhor ou o de costume. O tempo é primordial.
A boa notícia é que a maioria dos infartados podem voltar a ter uma vida normal, caso passem a praticar uma vida mais saudável. A prevenção ainda é o melhor aliado da saúde.

Comentários