A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO



Todo o cristão deseja Ter a certeza da salvação, ou seja: a certeza de que,quando Cristo voltar ou a morte chegar, esse cristão irá estar com o Senhor, no céu(Fp1.23;2Co5.8).

O propósito de João ao escrever esta primeira epístola é que o povo de Deus tenha esta certeza(1Jo5.13).Note que João não declara em parte alguma da carta que uma experiência passada, ou uma fé morta, é um erro grave. Esta epístola expõe nove maneiras de sabermos que estamos salvos como crentes em Jesus Cristo.
  
Temos a certeza da vida eterna quando cremos "no nome do Filho de Deus"(1Jo5.13;4.15;5.1,5).Não há vida eterna, nem certeza da salvação, sem uma fé inabalável em Jesus Cristo; fé esta que o confessa como o Filho de Deus, enviado como Senhor e Salvador nosso.
      
Temos a certeza da vida eterna quando temos Cristo como Senhor da nossa vida e procuramos sinceramente guardar os seus mandamentos."E nisto sabemos que o conhececemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele"(1Jo2.3-5;1Jo3.24 e 5.2;Jo8.31,51;Jo14.23;Hb5.9).
       
Temos a certeza da vida eterna quando amamos o Pai e o Filho, e não o mundo(1Jo2.15;1Jo5.4).Temos certeza da vida eterna quando habitual e continuamente praticamos a justiça, e não o pecado(1Jo2.29).Por outro lado, quem vive na prática do pecado é do diabo(1Jo3.7-10;1Jo3.9).Temos certeza da vida eterna quando amamos os irmãos(1Jo3.14 e 2.9-11 e 4.7,12,20 e 5.1;Jo13.34,35).

Temos a certeza da vida eterna quando temos consciência da habitação do Espírito Santo em nós."E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado"(1Jo3.24).Ver também Jo4.13:"Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito".Temos a certeza da vida eterna quando nos esforçamos para seguir o exemplo de Jesus e viver como ele viveu(1Jo2.6;Jo13.15).
       
Temos a vida eterna quando cremos, aceitamos e permanecemos na "Palavra da vida", o Cristo vivo (1Jo1.1), e de igual modo procedemos com a mensagem de Cristo e dos apóstolos,conforme o NT(1Jo2.24 e 1.1-5 e 4.6).Temos a certeza da vida eterna quando temos um intenso anelo e uma inabalável esperança pela volta de Jesus Cristo, para nos levar para si mesmo."Amados,agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro(1Jo3.2,3;Jo14.1-3).
       
Que a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam convosco.

Autor: Robson

FONTE

  

Comentários