A NASA ESTÁ CONSTRUINDO O MAIOR CENTRO DE VIGILÂNCIA DO MUNDO. MAS PARA QUE?


A NSA está construindo o maior centro de vigilância do mundo, mais para que ?


A NSA está construindo um centro de espionagem enorme, provavelmente a maior de todos os tempos, em Bluffdale Utah.
Custeada no valor de 2.000 milhões dólares americanos instalação irá abranger 1 milhão de metros quadrados, incluindo quatro de 25.000 metros quadrados de áreas para linhas de casas infinitas de servidores de alta potência, a construção será concluída em 2013. O centro vai ser alimentado com dados coletados por satélites da agência de espionagem no espaço, postos de escuta e monitoramento salas secretas em instalações de telecomunicações em todo os EUA.


A NSA está construindo o maior centro de vigilância do mundo, mais para que ?



O poder de processamento incrível desta instalação vai ser usado para escanear e-mails, telefonemas, mensagens de texto, tweets ou qualquer outro tipo de comunicação. Como um ex-agente da NSA explica em seu artigo. O ar de primavera na pequena cidade, de areia polvilhada possuí uma neblina suave, e pedaços de verde-cinza farfalhar na brisa. Bluffdale fica em um vale em forma de tigela na sombra da Faixa de Utah Wasatch a leste e as montanhas para o oeste. É o coração do país dos Mórmons, onde pioneiros religiosos chegaram mais de 160 anos atrás. Eles vieram para escapar do resto do mundo, para entender as misteriosas palavras enviado do seu deus como revelado em enterradas placas de ouro, e praticar o que se tornou conhecido como “o princípio”, o casamento com várias esposas.

  • Segue a descrição deste novo lugar que a NSA esta construindo:

Hoje Bluffdale é o lar de uma das maiores seitas do país de polígamos e os Irmãos Apostólicos Unidos, com mais de 9.000 membros. O complexo inclui uma capela, uma escola, um campo desportivo, e um arquivo. A Composição dobrou desde 1978-e o número de casamentos plurais triplicou, de modo a seita foi recentemente à procura de maneiras de comprar mais terras e expandir por toda a cidade.

Mas os pioneiros calmamente começaram a se deslocar para a área, de fora secretos que dizem pouco e guardar para si próprios. Como os polígamos piedosas, eles estão focados em decifrar mensagens codificadas que só eles têm o poder de compreender. Apenas fora da estrada de Hollow,menos de um quilômetro da sede dos irmãos, milhares de trabalhadores constroem suas bases para o templo dos recém-chegados, um enorme complexo tão grande que exigiu a expansão limites da cidade. Uma vez construído, será mais do que cinco vezes o tamanho do Capitólio dos EUA.

Ao invés de Bíblias, profetas e adoradores, este templo será preenchido com os servidores, especialistas de inteligência computacional e guardas armados. E em vez de ouvir as palavras que fluem descendo do céu, esses recém-chegados iram secretamente capturar, armazenar e analisar grandes quantidades de palavras e imagens através de redes mundiais de telecomunicações.

Construída por empreiteiras ultra-secretas, o brandamente chamada Utah Data Center está sendo construído para a Agência de Segurança Nacional. Um projeto de segredo imenso, é a peça final em um complexo quebra-cabeças montado ao longo da última década. Sua finalidade: a interceptar, decifrar, analisar e armazenar vastas áreas de comunicação do mundo, através de satélites e de fecho e dos cabos subterrâneos e submarinos de organizações internacionais, estrangeiros e redes domésticas. 

Com um custo estimado em 2000 milhões dólares, o centro deverá ser instalado e funcionando em setembro de 2013. Fluindo através de seus servidores e roteadores e armazenados em bancos de dados quase sem limites, incluindo o conteúdo completo de e-mails particulares, chamadas de telefone celular, e as buscas do Google, bem como todos os tipos de pessoal, recibos de estacionamento , de dados, de viagem, itinerários, compras de livraria, lixos digitais, a realização ficará por conta do “Total Information Awareness” programa criado durante o primeiro mandato do governo Bush, um esforço que foi morto pelo Congresso em 2003 após causar um clamor sobre seu potencial para invadir a privacidade dos americanos.

Mas “este é mais do que apenas um centro de dados”, diz um oficial da inteligência que até recentemente estava envolvido com o programa. O centro Bluffdale terá um outro papel importante e muito mais segredo que até agora foi revelada. Também é fundamental, diz ele, para quebrar os códigos. E quebra os código será o ponto crucial, porque muitos dos dados que o centro irá tratar serão no meio financeiro, operações com ações, negócios, estrangeiros segredos militares e diplomáticos, documentos legais, pessoais de comunicação confidencial serão fortemente criptografados. 

De acordo com outro alto funcionário envolvido também com o programa, a NSA fez um enorme avanço há vários anos em sua capacidade de cryptanalyze, ou quebrar os sistemas de criptografia incompreensivelmente complexos empregados por não apenas os governos ao redor do mundo, mas também muitos usuários de computador em média nos EUA .O resultado, de acordo com este oficial: “Todo mundo é um alvo, todo mundo que utiliza a comunicação será um alvo”.

Com a ANS, transbordando com dezenas de bilhões de dólares em prêmios post-9/11 em termos de orçamento, o avanço em criptoanálise veio em um momento de crescimento explosivo, em tamanho, bem como no poder. Estabelecido como um braço do Departamento de Defesa na sequência de Pearl Harbor, com o objetivo principal de prevenir outro ataque de surpresa, a NSA sofreu uma série de humilhações nos anos do pós-Guerra Fria. 

Preso por uma série crescente de ataques terroristas, o primeiro bombardeio ao Trade Center, a explosão de embaixadas dos EUA na África Oriental, o ataque ao USS Cole no Iêmen, e, finalmente, a devastação da 9/11 começaram a questionar a agência de pela sua própria razão de ser. Em resposta, a NSA, discretamente, renasceu. 

E enquanto há poucos indícios de que a sua eficácia real tem melhorado, afinal de contas, apesar de inúmeras peças de evidência e de recolha de informações de oportunidades, ele perdeu os ataques quase desastrosas tentativas por parte da um voo para terrorista para Detroit em 2009 e pelo carro bombardeiro na Times Square, em 2010-não há dúvida de que ela se transformou na maior agência de inteligência, mais encoberta, e potencialmente mais intrusiva já criada.

No processo e, pela primeira vez desde Watergate e os outros escândalos da administração Nixon a NSA se tornou seu aparato de vigilância sobre os EUA e seus cidadãos. Estabeleceram postos de escuta em todo o país para coletar e filtrar bilhões de mensagens de e-mail e telefonemas, se se originam dentro do país ou no exterior. Ele criou um supercomputador de velocidade quase inimaginável para procurar padrões e decodificar códigos. Finalmente, a agência começou a construir um local para armazenar todos os trilhões de palavras e pensamentos e sussurros capturados na sua rede eletrônica. E, claro, tudo está sendo feito em segredo. 

A NSA está construindo o maior centro de vigilância do mundo, mais para que ?
No interior, a instalação será composta de quatro de 25.000 metros quadrados de salões cheios de servidores, completo com espaço de piso elevado para cabos e armazenamento. Além disso, haverá mais de 900.000 metros quadrados para apoio técnico e administração. Todo a construção será auto-sustentável, com grandes tanques de combustível suficiente para abastecer os geradores de reserva por três dias em um armazenamento de água de emergência, com a capacidade de bombeamento de 1,7 milhões de litros de líquido por dia, bem como um sistema de esgoto e aéreo maciço condicionado sistema para manter todos os servidores . 

Eletricidade virá de subestação própria do centro construído pelo Poder Rocky Mountain para satisfazer a demanda de potência de 65 megawatts. Uma quantidade gigantesca de energia vem com um preço gigantesco em torno de US $ 40 milhões por ano, de acordo com uma estimativa.

Dada a facilidade de escala e o fato de que um terabyte de dados agora podem ser armazenados em um flash drive do tamanho do dedo mindinho de um homem, o montante potencial de informações que poderiam ser alojados em Bluffdale é verdadeiramente impressionante. Mas assim é o crescimento exponencial na quantidade de dados de inteligência que estão sendo produzidos a cada dia pelos sensores de espionagem da NSA e outras agências de inteligência. 

Como resultado dessa “matriz de expansão das redes de teatro no ar e outros sensores”, como um Departamento da Defesa 2007 como aparece nos relatório, o Pentágono está tentando expandir sua rede de comunicações em todo o mundo, conhecida como a Rede Global de Informação, para lidar com yottabytes (10 24 bytes) de dados. (A yottabyte é um septillion bytes tão grande que ninguém ainda cunhou um termo para explorar a sua magnitude )

Mais para que tanta capacidade?, de acordo com um relatório recente da Cisco, o tráfego global da Internet irá quadruplicar 2010-2015, chegando a 966 exabytes por ano. (Um milhão de exabytes igual a uma yottabyte.) Em termos de escala, Eric Schmidt, ex-CEO do Google, já estimou que o total de todo o conhecimento humano criado a partir do surgimento do homem a 2003 somaram 5 exabytes. E o fluxo de dados não mostra nenhum sinal de desaceleração. 

Em 2011, mais de 2 bilhões de todo o mundo 6,9 bilhões de pessoas estavam ligadas à Internet. Em 2015, pesquisa de mercado estimativas da consultoria IDC, haverá 2,7 bilhões de usuários. Assim, a NSA da necessidade de um armazém de dados de 1 milhão de metros quadrados. No caso de o organismo de cada vez encher o centro Utah com um yottabyte de informação, seria igual a cerca de 500 quintilhões(500,000,000,000,000,000,000) páginas de texto.

Os dados armazenados no Bluffdale irão ultrapassar os bilhões do mundo de páginas da web. A NSA está mais interessada na web invisível, também conhecido como web profunda ou deepnet de dados fora do alcance do público. Isso inclui dados protegidos por senha, comunicações do governo dos EUA e estrangeiros, e não comercial de compartilhamento de arquivos entre pares confiáveis. “A web profunda contém relatórios do governo, bancos de dados e outras fontes de informação de alto valor para DOD e da comunidade de inteligência”, de acordo com um relatório da Defesa da Ciência 2010 . 

“Ferramentas alternativas são necessárias para encontrar e indexar dados na web profunda … Roubando os segredos de classificados de um adversário em potencial é o lugar onde o [inteligência] comunidade é mais confortável.” Com a sua nova Utah Data Center, aNSA vai finalmente ter a capacidade técnica de armazenar, e vasculhar, todos os segredos roubados. 

A questão, claro, é como a agência define quem é e quem não é, “um adversário em potencial.” Antes yottabytes de dados da web profunda e em outros lugares pode começar a se acumulando dentro dos servidores do novo centro da NSA, eles devem ser recolhidos. Para melhor conseguir isso, a agência passou uma boa parte de sua história, incluindo a instalação de salas secretas de monitoramento eletrônico nas principais instalações de telecomunicações norte-americanos. 

Controlados pela NSA, esses espaços é altamente seguras, onde as torneiras da agência para a comunicação EUA redes, uma prática que veio à tona durante os anos Bush, mas nunca foi reconhecida pela agência. As linhas gerais do chamado programa de escutas telefônicas sem mandado, têm sido expostas, como a NSA secretamente e ilegalmente ignorando o Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira, que deveria fiscalizar e autorizar altamente segmentados escutas domésticas; como o programa permitiu a monitorização de atacado de milhões de telefonemas e e-mail americanos. 

Na esteira da exposição do programa, o Congresso aprovou a FISA Alterações Act de 2008, que em grande parte feitas as práticas jurídicas. Telecoms que tinha concordado em participar da atividade ilegal foi concedido imunidade e ações judiciais. O que não foi revelado até agora, no entanto, foi a enormidade deste programa doméstico de espionagem em curso.
  • Em resumo até onde iria este tal monitoramento ? Seus dados pessoais estariam a merce da NSA? E esta tal “espionagem ” estaria sendo feito somente nos “EUA”?

Comentários