SOCIEDADES SECRETAS - OS TEMPLÁRIOS


A história da Ordem do Templo

Ainda que possa ser lida como uma lenda Arturiana, esta história não é nenhuma fantasia.
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, os Templários, como são conhecidos, existiu realmente durante um período de 200 anos. Tudo começou quando um Grupo de 9 Cavaleiros decidiram defender a Terra Santa dos Sarracenos e transformou-se mais tarde, na maior e mais poderosa organização secreta da história.

Estes monges guerreiros possuíam muitos tesouros religiosos fabulosos incluindo, assim se dizia, a coroa dos espinhos desgastados por Jesus enquanto padeceu na Cruz. Pensava-se também que eram os guardas daquele que para a maioria seria a maior relíquia Cristã, o Santo Graal.

Os Templários possuíam uma riqueza incomensurável. Os Reis da Europa viviam negociando empréstimos. Criaram muitos aspectos fundamentais do sistema de operação bancária internacional dos nossos dias como a nota de banco e as letras de crédito. Contudo fiéis aos seus votos solenemente jurados de pobreza, os membros individuais desta sociedade secreta eram paupérrimos.




Mas quando os Templários foram destruídos no século XIV, as suas incríveis riquezas desapareceram misteriosamente. Para escaparem à perseguição movida pelo rei Filipe da França (O Belo), o tesouro dos Templários e sua enorme frota atracada em La Rochelle simplesmente desapareceram. Até hoje, o seu "tesouro" nunca foi encontrado.

Os livros de História descrevem também que os Templários estavam na possessão de um grande segredo misterioso. Alguns historiadores sugeriram este pormenor meramente pelo seu relacionamento com o Graal. Mas opiniões mais recentes retrataram a questão de um modo diferente. Esse "grande segredo" pode ter sido um conhecimento particular que, se revelado, punha em causa a nossa visão do próprio fundamentalismo Cristão.

O fim dos Templários foi anunciado com a execução do seu o último mestre, Jacques de Molay, que foi queimado vivo em Paris em 1314. Mas alguns historiadores acreditam que mudou simplesmente seu nome e continuou anônimo. A citada evidência que ligava figuras famosas de uma historia mais recente com a Ordem — centenas de anos após esta ter cessado oficialmente de o ser. 

O senhor Isaac Newton é nomeado como sendo um. O grande explorador português Vasco da Gama viajou com as insígnias transversais dos Templários nas sua velas, como Cristóvão Colombo. A evidência sugere mesmo que os Templários descobriram a América uns 80 anos antes de Colombo.

Existem aqueles que mantêm a convicção que a Ordem dos Templários se encontra ainda hoje em existência, ainda que sob um outro nome. Através de toda a Europa, continua-se a pensar que os seus membros continuam a encontrar-se em segredo para discutir negócios desconhecidos, para conduzir rituais e para traçar o nosso destino por entre portas fechadas.

Os monges guerreiros

Quando as notícias de sucesso por parte dos cruzados chegavam à Europa houve uma grande exaltação. Dos locais mais remotos do continente, peregrinos punham-se em marcha rumo à Terra Santo esperando ver a cidade onde tantos episódios da vida de Jesus Cristo se tinham desenrolado. Mas estas peregrinações começavam a criar consideráveis problemas para os governadores de Outremer — o nome Francês para terras do ultramar ou além-mar.


Um reino Cristão tinha sido rapidamente estabelecido para delinear os territórios conquistados durante a primeira Cruzada. Mas não trouxe a paz para a região.Os Cristãos continuavam cercados por estados Islâmicos hostis. Os Turcos e os Muçulmanos que perderam muitas das suas terras para os Cristãos, não estavam dispostos a simplesmente desistir.

Em cinqüenta anos os Turcos Sarracenos tinham feito severas investidas no Novo Reino. Havia ataques contínuos e assaltos às habitações Cristãs. Os descontraídos Peregrinos viajando por terra desde a costa até Jerusalém eram particularmente alvos fáceis. Num único incidente em 1119, por exemplo, um grupo de peregrinos fora cercado por bandidos Sarracenos e foram mortos cerca de 300. E em 1120, guerras entre Sarracenos podiam ser observadas na parte exterior das muralhas de Jerusalém.

Mas nesse tempo, muitos dos cruzados originais tinham regressado com as suas riquezas saqueadas para a Europa. Agora que a missão do Papa para recapturar a Cidade Santa estava completada, o seu trabalho estava feito. Na Europa, as suas famílias esperavam-nos para os receber como heróis conquistadores. Isto fez com que muito pouco soldados hábeis ficassem a defender os novos residentes e seus visitantes peregrinos.

Duas novas Ordens militares tinham aparecido com a Igreja, centradas em Jerusalém. Uma das quais os Hospitalários — Cavaleiros de S. João — cujo objetivo pacífico original se inclinou para os doentes e feridos em Outremer. As ambulâncias atuais de S. João descendem diretamente da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários.

O objetivo consideravelmente mais perigoso de proteger os peregrinos dos ataques Sarracenos era levada a cabo por Hugues de Payen, um nobre Francês que chegou quando da primeira cruzada. Em 1119, de Payen oferecia os seus humildes serviços ao primeiro rei de Jerusalém Baldwin I. Ele, juntamente com mais oito colegas cavaleiros, devotaram-se a policiar as rotas usadas pelos peregrinos.

Em face disto, o cenário tornava-se absurdo. Que hipóteses teriam nove homens contra um ataque Sarraceno? Mas eventualmente os nove fizeram um trabalho extraordinário. De fato, Baldwin estava tão impressionado com os seus esforços que lhes ofereceu a mesquita de Al-Aqsa. E esta mesquita tinha sido construída num sítio que antes fora ocupado pelo próprio Templo Sagrado de Salomão. Consequentemente, foi esse o nome que Hugues de Payen deu à nova Ordem:

"A ORDEM DOS POBRES CAVALEIROS DE CRISTO E DO TEMPLO DE SALOMÃO"


Eram "pobres" cavaleiros porque eles eram também monges. Tinham feito os votos usuais de pobreza, castidade e obediência para com os seus superiores. Eram freqüentemente ilustrados em pares cavalgando um único cavalo. Ou eram realmente pobres, ou simplesmente representava a sua nobre pobreza, o desconhecimento do significado é total.


A noção heróica de nove destemidos monges guerreiros valentemente defendendo os peregrinos em viagem contra as investidas Muçulmanas não deixou de apreender a imaginação das pessoas nesse tempo. Hoje, o conceito de homem de Deus manejando espadas sangrentas no campo de batalha é inconcebível. Mas nesse tempo, uma selvagem campanha dos cruzados para capturar a Terra Santa era perfeitamente aceitável. A terrível carnificina infringida os Muçulmanos durante a própria cruzada, tinha ela própria sido abençoada pelo Papa em nome de Deus.

Alguns começaram a imaginar os Templários com uma reverência romântica e ofereciam-se como novo recrutas. A Ordem cresceu; lentamente no início, depois mais célere. Eram treinados como guerreiros, e tornavam-se grandes cavaleiros de guerra. As suas atividades também variavam. Do papel principal de proteger os peregrinos, gradualmente se tornaram vistos como defensores militares da Terra Santa.

O fundador da Ordem e seu primeiro Grande Mestre, Hughes de Payen, era evidentemente um homem de uma habilidade impressionante. Desde o seu humilde início, os Cavaleiros Templários sobre a sua orientação tornaram-se numa organização disciplinada de profissionais de elevada destreza, com uma eficiente estrutura de comando. Enquanto a Ordem era pequena, todos os cavaleiros obedeciam a um único Mestre. Posteriormente, outros passos foram dados na criação de uma hierarquia, com papéis mais específicos.

O Grande Mestre era responsável por toda a Ordem. Aquém deste, diversos Mestres eram eleitos para cada uma das províncias onde os Templários permaneciam. Para cada Cavaleiro no terreno, havia ao lado deste dois ou três "sargentos". Estes eram homens que ainda não tinham um compromisso definitivamente firmado com os Templários. Poderiam ser guerreiros — "sargentos-de-armas"— ou podiam servir de uma maneira mais pacífica em certas Casas ou Conventos dos Templários.

Mantendo o compromisso de pobreza, os cavaleiros usavam roupa simples, que contrastava com o ornamento dos cavaleiros nesse tempo. Usavam uma cobertura lisa de cor branca — posteriormente adornada com a famosa cruz vermelha — que significava a sua pureza e dedicação. Em campanha, os templários nos seus cavalos de guerra usavam armaduras de malha metálica. Os seus sargentos usavam armadura mais leve e podiam combater em terra se necessário fosse.

Na sua primeira formação os Cavaleiros Templários não criavam grande excitação. Havia a tendência nesse tempo para novas Ordens aparecerem e desaparecerem, de acordo com as necessidades do momento. De regresso a casa, os Cavaleiros Templários recebiam o apoio do mais poderoso professor de moral da Europa desse tempo. Esse homem era Bernardo de Clairvaux. E o apoio e evangelização de Bernardo, levou a que se constituíssem como uma ordem com benção do Papa em 1129. Tendo começado a ser vistos na Europa como novos heróis em conseqüência dessa medida.

Com a benção oficial do Papa, os Cavaleiros do Templo podiam ativamente começar a recrutar novos membros. E, mais importante ainda, podiam começar a ganhar dinheiro. Os representantes da ordem foram enviados através da Europa numa campanha para angariar donativos para a causa. Poucos se aperceberam o quão fácil isso se iria tornar.

A tarefa dos Templários tornou-se famosa através da Europa. Eram vistos como nobres guerreiros defensores da Terra Santa dos odiosos Sarracenos. Estes indivíduos eram ainda humildes e verdadeiros devotos a Deus.

Assim, outros usaram as cruzadas como uma oportunidade para "encherem os bolsos". Mas estes Cavaleiros peculiares juravam votos de pobreza e castidade. A sua lendária bravura era tipificada num outro voto — eram expressamente proibidos de se retirarem do campo de batalha a não ser que a inferioridade numérica fosse de três para um.

Em áreas relativamente calmas da Europa central, circulavam histórias acerca dos Templários (sem dúvida muito exageradas durante a longa jornada para Outremer) que devem ter inspirado uma tremenda devoção para com estas figuras românticas. Quando às pessoas era pedido apoio para a Causa Templária, os donativos fluíam facilmente.

Estes donativos não eram as habituais ofertas de caridade — umas moedas aqui e ali. Os Templários juntavam fortunas, tanto em ouro como em propriedades. Muito antes de lhes terem sido dadas propriedades em França, Espanha, Portugal e Inglaterra, com pedaços consideráveis na Escócia, Áustria, Hungria, Alemanha e no Norte de Itália. Poucos foram tão generosos com o rei Afonso I de Aragão, que à sua morte em 1134 testamentou que lhes fosse concedido um terço de todo o seu reino no Nordeste de Espanha, que atualmente é preenchido pelas atuais regiões de Aragão e Catalunha. As pessoas mais pobres davam tudo o quanto pudessem.

Tipicamente, as concessões eram feitas por senhorios aristocratas com bastantes terras. Assim — tomando um exemplo de entre centenas — em 1141 Conan, duque da Bretanha, deu à ordem uma pequena ilha da costa Bretã, e também uma renda anual de boa parte das suas propriedades algures na parte Norte da França.

Porque estavam tão numerosas pessoas preparadas para dar o seu dinheiro e propriedades em favor da Ordem? Sem dúvida, ofertas de caridade com intuitos religiosos eram vistos como uma via para ganhar a salvação depois da morte — efetivamente comprando uma passagem para o céu. 

Mas também, sobre a influência de padres poderosos como é o caso de Bernardo, os objetivos limitados da Ordem no Oriente eram exagerados até que o seu papel foi visto como os defensores da cristandade num todo. As pessoas metiam as mãos bem no fundo dos seus bolsos. No fim do décimo segundo século, William de Tyre escreveu: "Não existe neste momento uma região no mundo cristão que não tenha transferido uma parte das suas riquezas para estes irmãos".

Tudo isto contribuiu para aumentar consideravelmente o número dos Templários. Não somente precisavam de cavaleiros e de "irmãos" para tomar conta das suas casas na Europa, como 300 novos Cavaleiros tinham partido para o Médio Oriente nos finais de 1120. E posteriormente, continuou a haver um fluxo contínuo. Assim como, a sua posição era vastamente fortalecida em 1139 quando o Papa Inocêncio os libertou de qualquer superior real. Daí em diante eles eram apenas questionados pelo próprio Papa. Ninguém protege o Papa como o seu Mestre.

Como muitos esperavam, com tamanha acumulação de riqueza e poder, a nova Ordem tinha os seus críticos. Não tendo que prestar contas a ninguém, eram freqüentemente acusados de arrogância. E os seus negócios, conduzidos em segredo, fizeram transpirar profundas suspeitas acerca das suas atividades. Muitas figuras religiosas reprovavam o seu desempenho de guerreiros de Cristo. 

O que poderá ser menos cristão do que massacrar seres humanos numa batalha, ou saquear cidades? Rumores persistentes também se espalharam dizendo que a atividade principal dos Cavaleiros do Templo era secreta e esotérica. Como Guigo, um famoso monge Europeu, escreveu para a nova Ordem em 1129: "É inútil para nós atacarmos os inimigos exteriores, sem que primeiro tenhamos conquistado aqueles que estão no interior".

Os Templários obtiveram uma reputação de secretismo. Mas os que os apoiavam em muito superavam os detratores, tanto em número como em autoridade, e assim a ordem prosperou no Oriente e no Ocidente, entretanto, foi somente com a segunda Cruzada de 1147 que os Cavaleiros Templários se tornaram realmente proeminentes.

A Ordem prospera

Em meados do século XII, o controle cristão na Terra Santa encontrava-se fragilizado, em 1147, o rei Alemão Conrad III e Luis VII da França, apelavam a uma segunda Cruzada para fortalecer o reino cristão no Oriente. O Papa Eugenius III deu a esta campanha a sua benção e Bernardo de Clairvaux clamava apoios com os seus sermões. 

Na altura da segunda Cruzada, os Templários da Europa estavam em situação de enviar várias centenas de Cavaleiros para Outremer. A experiência adquirida a proteger peregrinos ser-lhe-ia de capital importância para proteger a missiva armada Européia na sua movimentação através da Terra Santa. Os Templários, ganharam a confiança dos líderes reais das cruzadas, com o apoio financeiro e militar. E combatem ferozmente durante a campanha.

Mas esta segunda Cruzada tornar-se-ia um desastre. Os Franceses e Alemães sofreram graves perdas nas suas batalhas com os Turcos. Em fins de Janeiro de 1148, os cruzados estavam severamente enfraquecidos e praticamente sem cavalos. Luis VII já tinha que chegasse. Este regressou a casa, assumindo a grande responsabilidade pela campanha dos Templários.

Se bem que, para lá dos desastres que ocorreram durante a segunda Cruzada, os Europeus sobreviveram intactos, e era claro que os Templários estavam ali para ficar. Estes, eram ricos em propriedades, e ganharam grande parte de território pela conquista. No terrenos desertos do Médio Oriente estabeleceram uma cadeia de fortificações. 

Por volta de 1180 os Cavaleiros do Templo tinham uma rede de castelos para se defenderem contra invasões e agir como depósitos de mercadorias e pontos de passagem. Estes castelos eram construídos de maneira pessoal, e eram os mais fortes do mundo. Novos recrutas chegavam da Europa para orientar essas fortificações.

Eram também a armada mais disciplinada e organizada daquele tempo e não tinham dificuldade em recrutar novos homens de calibre superior para a Ordem. Por volta de 1180, havia cerca de 600 cavaleiros no Oriente, juntamente com 2000 'sargentos' e talvez 5000 cavalos de guerra. E cada combate travado, por menor que fosse, aumentava-lhes a experiência.

Os Cavaleiros eram guerreiros dedicados, conduzidos pela mais severa disciplina monástica. Não tinham qualquer medo de morrer. E para simbolizar a sua dedicação para morrer como mártires em defesa da Terra Santa, a sua original vestimenta branca era adornada pela então famosa cruz vermelha.

Mas a maré da guerra estava mudando. Nos anos de 1170, o grande líder Sarraceno Saladino conseguiu unir os setores rivais do Islão numa só força. À volta do reino cristão de Jerusalém, Saladino governava as terras do Egito para o sul e efetivamente conduzia também a Síria na parte Norte. 

Os anos de tolerância entre os cristãos e muçulmanos no Médio Oriente tinham chegado ao fim. Agora era a guerra aberta. E era uma guerra que Saladino estava progressivamente a ganhar. A ajuda do Ocidente mostrava-se muito vagarosa na sua chegada. Os habitantes de Outremer estavam por conta própria.

Os próprios muçulmanos desenvolveram a sua própria seita de monges guerreiros. Os Assassinos eram o equivalente muçulmano dos Templários ou os Hospitalários. Mas, os Assassinos eram ainda mais fanáticos. Assim como tomando lugar em todas as operações militares, eram especialistas treinados para atingirem pessoas singulares. 

A palavra 'Assassin' é a forma inglesa de Hashishyun, que quer dizer 'comedores de hashish'. Era relatado que o seu primeiro líder, conhecido como 'O Velho das Montanhas' tinha por hábito usar drogas para escolher objetivos e descrevia visões do paraíso, antes de enviar os seus homens em missões sinistras.

Os Assassinos eram fanaticamente leais ao seu Mestre. O sobrinho de Ricardo Coração de Leão, Henrique de Champagne, visitou uma vez uma fortaleza Assassina na Síria na tentativa de negociar um tratado de paz com os muçulmanos. Para impressionar o visitante com a absoluta obediência dos seus homens, este ordenou a vários Assassinos um por um a atirarem-se para a morte das muralhas do castelo. Conta-se que Henrique ficou visivelmente perturbado com esta cena suicida que tinha presenciado.

Estas fortificações Assassinas estavam implantadas através das montanhas do atual Líbano e Síria e constituíam uma constante ameaça para as fronteiras Nordeste do reino cristão. Mas os Assassinos também não eram amigos de setores rivais islâmicos, os quais eram atacados pelo menos tantas vezes quantas os Cristãos.

Em 1173, o rei Amalric I de Jerusalém recebeu uma mensagem do próprio Velho das Montanhas, propondo-lhe a paz. Amalric entendeu que tal proposta não só deixava mais seguras as fronteiras, como também abria fissuras no próprio Islão cada vez mais espalhado. Aceitou fazer a paz com os Assassinos.

Os Templários tinham por esse tempo assumido papeis adicionais. A sua honestidade e integridade eram contudo inquestionáveis. E eram o melhores guerreiros no reino. Ambas qualidades ideais para transportarem dinheiro dentro do reino. Eram, de fato, o 'carro blindado' medieval. Eram também os coletores de impostos perfeitos. Ninguém se atrevia a enfrentar um Cavaleiro do Templo.

Amalric, no seu tratado com os Assassinos, apressadamente disse aos Templários para pararem de receber impostos no território dos Assassinos. Mas os Templários não gostavam que ninguém fizesse promessas em seu nome — mesmo sendo o rei. Abdullah, o agente Assassino, foi emboscado no caminho quando regressava das negociações com Amalric. Foi morto por um Templário com um só olho de seu nome Walter de Mesnil. Amalric estava furioso. O seu bem traçado plano de paz com os Assassinos tinha sido sabotado.

Este incidente serve para ilustrar o elemento de desconfiança que começou a partir daí a tingir a impecável reputação dos Templários. Eles podiam agir independentemente do rei. Isto, argumentavam alguns, era típico da arrogância dos Templários, juntando-lhes vagas acusações de subornos. 

Eram altamente suspeitos do que exatamente os Templários tinham debaixo da sua manta de secretismo. Mas ultimamente Amalric e outros oponentes dos Templários tinham que engolir a sua ira e tolerar os Cavaleiros. Eram sem dúvida alguma a força de combate suprema em Outremer. Sem a sua experiência de combate — a sua bravura, plano tático e disciplina de guerra — o reino nunca poderia sobreviver. Sem os Templários e as outras Ordens militares, a ocupação Cristã do Médio Oriente teria rapidamente terminado.

A "nova fase"

Aqui começa uma "nova fase" para os Cavaleiros Templários, pois o que era para ser uma sociedade com o objetivo de "proteger" a Terra Santa, acabou por virar uma bagunça, pois o seu "grande segredo" estava despertando a curiosidade em todos e por isso, acabaram por ser mal falados em todos os lugares por serem uma sociedade que envolvia com as forças ocultas. E como o velho ditado diz, mentira tem pernas curtas...

A Terra Santa perdeu-se

Como uma máquina da guerra, a ordem tinha-se tornado tão temida pelo inimigo que Saladino, o qual raramente era misericordioso com os prisioneiros de guerra, fazia questão de executar todo o Templário ou Hospitalário que lhe viessem ter às mãos. Respeitava, contudo as insígnias do estandarte de batalha dos Templários — uma cruz vermelha de oito pontas num fundo branco. E teve boa razão para assim o fazer. Em 1177, por exemplo, numa força de 300 cavaleiros, conduzida pelo rei de Jerusalém, Baldwin IV, derrotou um exército maciço de 26000 turcos, curdos, árabes, sudaneses e marmelukes.

Este período da rápida expansão para os cavaleiros chega ao fim com a batalha de Hattin em 1187. Tendo-se a batalha dado perto do mar de Galileia em Israel moderno, esta foi uma das batalhas mais dramáticas de toda a história mundial. O exército de Saladino de 60000 homens saiu vitorioso do encontro com 25000 cristãos. Durante os dois dias da batalha, Saladino usou o terreno e o clima brilhantemente em sua vantagem. Atacou as forças cristãs em deserto aberto, no calor flamejante, em terreno sem água. 

Ajustou o ataque ao favor do vento de modo que o fumo denso adicionado à sua miséria e servido como a tampa para suas tropas. As setas choveram severamente para debaixo dos Europeus prostrados. 230 cavaleiros morreram na batalha, ou foram executados imediatamente após. Estas execuções eram uma medida do respeito de Saladino para com os cavaleiros. Indubitavelmente trariam ricas recompensas ou mesmo preços elevados nos mercados de escravos por onde passassem as suas vidas.

Ao fim de um ano, Acre e Jerusalém tinham caído. Saladino apagou todos os traços do Templários demolindo todos os seus edifícios. Logo o único posto cristão principal era o porto de Tyre. Embora a terceira Cruzada (1189-92), que trouxe Ricardo Coração de Leão à Terra Santa, conseguisse recapturar Acre, os cristãos nunca conseguiram reconquistar Jerusalém. O cervo saiu simplesmente do reino de Outremer. Acre transformou-se na nova capital, e os Templários moveram de lá os seus quartéis.

Mas quando Saladino morreu em 1193, as seitas islâmicas rivais recomeçaram as suas querelas. Os cristãos lutavam para reconquistar território, e suas fortunas desvaneceram-se. Havia algumas vitórias, mas havia também derrotas terríveis. Muitos Templários caíram na batalha de la Forbie (perto de Ghaza, em Israel moderno) em 1244 e somente 33 cavaleiros foram deixados em todo Outremer. O fim estava perto.

Em meados de 1250, uma nova dinastia se tinha erguido no Egito. Os Mamelukes, ex-escravos de combate dos Sarracenos, levantou-se sob o comando do Sultão Baybars, um homem cuja barbaridade e sangue-frio era equivalente aquele dos primeiros cruzados. Fortificação após fortificação, cidade após cidade, caiu para os egípcios. 

Os habitantes fugiram, e todo o Templário que sobrevivesse às batalhas era decapitado. Em 1270, os Templários deixaram de ser uma presença significativa na Terra Santa. E em 1291, após a queda dramática de Acre, os últimos Europeus deixaram o Médio Oriente.

Os restantes Templários escaparam-se com seus tesouros e relíquias religiosas para Chipre, onde colocaram o seu quartel General em Limassol. Aí se tentaram reagrupar antes de confrontar o inimigo uma vez mais em Outremer. A maré da opinião popular na Europa, entretanto, começou a inverter-se de encontro a eles inexoravelmente.

De guerreiros a banqueiros

No espaço de uma dúzia de anos desde a fundação da ordem, tinha sido dado aos Templários lotes extensivos da terra européia. Rapidamente tiveram que estabelecer uma estrutura administrativa para lidar com todas essas benesses. Cada região de Europa foi dividida em províncias, cada uma com o seu próprio mestre, e cada província foi dividida em "baillies". O trabalho das casas Européias dos Templários devia fornecer o dinheiro e os bens para a guerra no leste. Um terço da renda — em dinheiro — era pago por estas casas da Europa para suportar o esforço da guerra.

No fim do século XIII havia várias centenas de casas dos Templários na Europa. A vasta maioria estavam situadas no que é agora a França moderna, mas havia também fortes implantações em Portugal e na Espanha ocidental, e uma certa emergência na Inglaterra e Itália. Tanto como 9000 terras arrendadas de Templários desde a costa atlântica à Polônia oriental, e da Escandinávia à Sicília. Num curto espaço de tempo os Templários encontravam-se num papel inesperado. Tornaram-se nos primeiros Banqueiros Internacionais do Mundo.

A moeda nesses dias era ouro ou prata e valia simplesmente o seu próprio peso, quer fossem dinars árabes ou solidi italianos. Vamos supor que você planeou uma viagem de Inglaterra a Itália. Você ficaria relutante em transportar dinheiro em moeda consigo. Isso seria demasiado arriscado. 

Mas com a sua rede de casas e dos castelos, os Templários poderiam dar-lhe uma nota (a nota de banco original) como prova que você tinha depositado uma determinada quantidade em dinheiro num dos seus centros em Inglaterra. E apresentando essa mesma nota numa casa de Templários em Itália, ser-lhe-ia devolvida essa mesma quantidade de dinheiro.

Inicialmente os Templários estavam menos "aptos" com as transações financeiras dentro da Europa do que da Europa com a Terra Santa. Coletavam impostos em Outremer e asseguravam que tais impostos alcançavam com segurança os seus destinos. No século XII emprestaram dinheiro aos cruzados assim como aos reis. Agiam também como agentes para pagamentos de compensações e transferência mais segura dos fundos para a guerra na Terra Santa.

Pelo décimo terceiro século, os Templários possuíam uma frota no Mediterrâneo. Originalmente, isso era para o transporte dos peregrinos de Marselha ou da Rochelle para a Terra Santa, mas transportavam também bens para venda ou revenda no Médio Oriente. E na viagem de retorno podiam trazer escravos ou outras especiarias orientais exóticas para a Europa.

O movimento do dinheiro e facilidades de crédito deve ter crescido juntamente com este transporte de peregrinos. Eram precisamente esses peregrinos que necessitavam o seu dinheiro protegido, e que tiravam partido de facilidades de crédito na própria Terra Santa. Ficavam muito mais felizes usando os Templários para estas operações do que algumas das casas de operação bancária rivais que surgiram rapidamente na competição. Os Templários podiam oferecer um melhor serviço em todo o local. Podiam protegê-lo assim como ao seu dinheiro. E seus votos da pobreza fizeram-nos totalmente dignos de confiança.

Reis e nobres de toda a Europa tiraram rapidamente vantagem da garantia dos Templários pela segurança e honestidade. O Rei Henrique II de Inglaterra depositou muitos dos seus artigos de valor nos Templários de Londres, fundados em 1185. Em 1204-5 o rei João deixou mesmo as jóias da coroa nos seus cofres, assim como o seu sucessor Henrique III em 1261 durante a revolta dos Barões. Forneceram empréstimos — para os quais era tirado dividendo — às casas reais. Na Inglaterra, as próprias jóias da coroa foram usadas paralelamente para garantir um particularmente grande empréstimo ao rei Henrique.

Eram também os banqueiros do Papa na Terra Santa, e os impostos coletados em seu interesse. Na Espanha a Ordem teve um monopólio virtual no dinheiro emprestando. Na França os Templários eram os banqueiros da família real durante mais de um século, e na Inglaterra fizeram um papel similar durante os reinos de João e de Henrique III. Porque Inglaterra era uma fonte particularmente rentável dos Templários, não é nenhum exagero dizer-se que colocaram as "pedras nas fundações" de Londres para se transformar no principal mercado financeiro internacional que é hoje.

Em muitas partes da Europa foram concedidas isenções de taxas locais e nacionais, dos pedágios, das demandas arbitrárias pelo barão ou pelo rei local. É impossível calcular-se a riqueza dos Templários. Mas considere o fato que em meados do século XII a renda das suas propriedades inglesas somente, eram avaliadas em £5200 — o que eqüivaleria hoje a cerca de £8-12 milhões. E lembre-se, isto apenas em Inglaterra. A vasta maioria das suas propriedades estavam situadas em França e outras partes do continente.

A sua participação na política era uma extensão natural do seu envolvimento nos casos financeiros das casas nobres e reais da Europa. Tendo em conta que os Templários vinham preferencialmente dos extratos superiores da sociedade, tinham uma rede "já feita" dos amigos e dos parentes em lugares de topo. Há muitos exemplos dos papéis de influência que jogaram em eventos da política. 

Quando o rei João morreu em 1216, o seu filho Henrique tinha nove anos. Assim, por diversos anos Inglaterra foi governada por um comitê. Este comitê incluiu o mestre do Templo, e era encabeçado por um seu grande amigo pessoal. Em 1259, o parlamento inglês usou o Templo de Londres como seu lugar de reunião. E mais cedo, em 1164, o mestre dos Templários de Inglaterra, Richard de Hastings, tinha tentado usar a sua influência para reconciliar Henrique II com o seu "turbulento" padre, Becket de Thomas.

Histórias similares podem ser relatadas noutros locais da Europa. Em Aragão (parte da Espanha moderna), quando o rei James I ainda criança recebeu o trono em 1213, os nobres Aragoneses escolheram o Mestre Templário local para tomar conta da criança no Templo de Monzón. Este tornou-se o seu conselheiro durante todo o seu reinado.

Assim como providenciando serviços financeiros e políticos na Europa, os membros da Ordem estavam também disponíveis para as cruzadas. Tendo a Guerra Santa no oriente sido perdida, jogavam um papel principal nas guerras internas contra os Mouros na Espanha.

Mas o papel dos Templários no Ocidente era bastante diferente daquele exercido no Oriente. No Ocidente eram agricultores, agentes de viagens e financeiros. No Oriente eram guerreiros temidos.

Guardas das sagradas relíquias

Além das propriedades, enormes reservas de dinheiro, os Templários eram também ricos em relíquias. As relíquias eram os restos das pessoas ou coisas que tinham sido caracterizadas nas histórias do Novo Testamento. Uma relíquia popular era naquele tempo um pedaço de madeira da cruz verdadeira — a cruz em que Jesus foi crucificado. Outra era a cabeça de S. João Batista. 

Os povos na idade média tinham uma adoração desesperada por relíquias, que veneravam com admiração. Mas como seria de esperar, havia uma abundância de fraudes. Diversas cabeças de João Batista estavam em circulação. E havia bastante lascas da madeira da verdadeira cruz que davam para fazer uma enormidade de crucifixos!

Os Templários tinha em sua posse a coroa dos espinhos, tirada da cabeça de Cristo. Tiveram também o corpo da mártir Santa Eufémia de Chalcedon (julgava-se ter poderes de cura divinos). Tiveram uma cruz feita de um banho usado supostamente por Jesus, uma cruz de bronze feita da bacia que Jesus usava para lavar os pés dos seus discípulos na última ceia, e uma coleção apreciável de outras relíquias. O escritor popular Ian Wilson, no seu livro best-seller "The Turin Shroud", é levantada a questão que eles compraram também o lençol em que Cristo foi envolvido no seu túmulo na Terra Santa.

Mas a relíquia mais estimada era o próprio Santo Graal — o cálice que Jesus usou na última ceia. Era comentado que tinha sido descoberto enterrado no velho templo de Salomão em Jerusalém. No princípio do século XIII o poeta alemão Wolfram von Eschenbach visitou Outremer especialmente para aprofundar o estudo da Ordem. É verdade, admitiu ele. "Os Templários possuíam certamente o Santo Graal". Este foi mais tarde corroborado por Trevrizent, que declarou: "é sabido que muitos formidáveis guerreiros repousam em Munsalvaesche com o Santo Graal".

A verdade remanescerá provavelmente sempre em mistério uma vez que todos os casos de Templários foram conduzidos em segredo. Todo o membro da Ordem que revelasse os procedimentos das reuniões dos Templários era punido com a expulsão. Eram proibidos de fazer cópias das estátuas dos Templários e das regras da Ordem, para não caírem nas mãos erradas. Era esta não mais do que uma aplicação do princípio de que nas épocas de guerra, 'Conversas descuidadas custam vidas?' Ou guardavam algum segredo mais sinistro? Muitos de seus contemporâneos acreditaram no último.

O julgamento
Era Sexta-feira, 13 de Outubro de 1307. Um dia fatal para os Templários, e lembrado supersticiosamente ainda nos nossos dias como a azarenta 'Sexta-feira 13'. Ao fim da tarde, agentes do rei Filipe IV atacaram. Num assalto fulminante, acusaram e prenderam Templários por toda a França. A data tinha sido escolhida pela coincidência da visita à França de vários líderes Templários, incluindo o próprio Grande Mestre Jacques de Molay. Mas quando os agentes entraram no Templo em Paris, sede dos Templários, descobriram que todos os documentos e, mais importante ainda para Filipe, o tesouro tinha sido removido. Os agentes também tentaram capturar a frota Templária, a maior da Europa, que estava atracada em La Rochelle. Mas uma vez mais se frustrou a intenção — a frota já tinha partido. Até hoje a vasta riqueza dos Templários nunca foi encontrada. Nem tão pouco foi descoberto para que porto a frota seguiu — ou onde atracou. Mas os Templários não tentaram esconder-se e na manhã seguinte, vários milhares tinham sido feitos prisioneiros.

Juridicamente falando, essas prisões eram ilegais. Os Templáriosrespondiam unicamente ao Papa. Mas o atual Papa, Clemente V, devolveu essa condição para Filipe. O rei Francês que transferiu o assento papal de Roma para Avignon em França, pediu essa cedência. Filipe esteve também por trás da morte suspeita do precedente Papa, deixando assim o trono papal livre para Clemente.

Inevitavelmente, o Papa toma o partido de Filipe. E com apoio papal, ataques similares foram feitos aos Templários através da Europa. Iriam ser todos levados a julgamento. Aqueles que acatavam as acusações levadas contra eles eram abandonados com uma mísera pensão, deixados na miséria ou ainda como pedintes. Qualquer um que recusasse era encarcerado para toda a vida. Mais de 120 foram queimados na fogueira. Após as torturas, confissões e execuções, Clemente V aboliu oficialmente a Ordem dos Cavaleiros Templários a 22 de Março de 1312.

O Grande Mestre patriarca, Jacques de Molay, foi um dos que confessou. Mas a 14 de Março de 1314, enquanto ele era exibido no exterior da catedral de Notre Dame em Paris para ouvir a sua sentença de prisão perpétua, De Molay discursou uma dramática declaração:

"Penso verdadeiramente..." — proferiu ele — "...Que neste solene momento eu deva proferir toda a verdade. Ante o céu e a terra, e com todos vocês aqui como minhas testemunhas, eu admito que sou culpado da mais grotesca das iniquidade. Mas essa iniquidade foi eu ter mentido ao ter admitido as grotescas acusações emitidas contra a Ordem. Declaro que a Ordem está inocente. A sua pureza e santidade estão acima de qualquer suspeita. Eu admiti de fato que a Ordem era culpada. Mas unicamente assim agi para evitar contra mim as terríveis torturas — A vida foi-me oferecida, mas pelo preço da infâmia. Por este preço, a vida não vale a pena ser vivida".

Como publicamente retratou a sua confissão, Jacques de Molay, o último de 22 Grandes Mestres da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e Templo de Salomão, foi queimado vivo em Paris. E enquanto expirava, amaldiçoou o rei Francês e o Papa. Disse que no prazo de um ano seriam chamados a prestar contas pela perseguição aos Templários. 

Apenas um mês depois, o Papa Clemente V faleceu, aparentemente de causas naturais. A 29 de Novembro do mesmo ano, Filipe IV morreu também num acidente a cavalo enquanto caçava. Teriam assim os Templários poderes ocultos? Teria realmente efeito a praga de Molay?


Adoração dos Templários a Baphomet
Mas porque terá tudo isso acontecido? Que fizeram os Templários? Nos julgamentos, eles eram acusados de heresia — de participar em práticas obscenas, cuspindo na imagem de Cristo e adorando ídolos (especialmente uma cabeça chamada Baphomet). Eram acusados de bruxaria. Foram ainda acusados de homossexualidade.

Para tentar compreender as razões pela qual os Templário caíram em desgraça, precisamos de retroceder no tempo. Já mencionamos acusações de arrogância e avareza espalhadas pela sua história. Foram fundados com uma nobre causa — defender a Terra Santa. Mas a Terra Santa já tinha sido tomada. Eles tinham falhado, para além de todas as despesas e percas de vidas — e o povo ressentia isso mesmo. 

Argumentavam que os Templários se encontravam demasiado ocupados tratando dos seus próprios negócios, ou combatendo Ordens rivais, para que pudessem manter uma defesa segura na Terra Santa. Talvez eles tenham até colaborado com o inimigo. Mas este ressentimento era dirigido não só ao Templários, mas também aos Hospitalários e aos Cavaleiros Teutônicos, os quais eram igualmente 'culpados' pela perca de Outremer.

Então que haveria de tão terrível acerca dos Templário, para estimular as hostilidades do rei Filipe IV? E isto para além do fato deste ter já fortes relações com a Ordem. Jacques de Molay era padrinho do seu filho. E quando Filipe se viu confrontado com uma sublevação popular em 1291 em Paris, o rei escolheu o Templo como refúgio. Eram também os banqueiros reais.

Em primeiro lugar, havia a resistência própria a mudanças. Através da sua história houve chamadas para a unificação com os Hospitaleiros. Os Templários objetaram sempre. Mas recentemente o influente escritor Ramon LHull renovou a chamada para a unificação. Este tinha em mente um rei guerreiro cavalgando à frente das ordens unificadas expulsando os Muçulmanos para fora de Espanha e da Terra Santa. Isto era música para os ouvidos do Rei. 

Via-se a si próprio tal qual esse rei guerreiro. Sugeriu mesmo ao Papa que os reis Franceses deveriam ser os Mestres desta Ordem unificada, com acesso livre aos ganhos extras de todas as Ordens! Portanto não restam dúvidas pela constante resistência dos Templários à unificação.

Em 1305 Filipe candidatou-se inclusive, a juntar-se à Ordem. Mas os Templários breve se aperceberam que um homem com a sua enorme ambição nunca estaria satisfeito enquanto não tivesse disposto de tudo. Rejeitaram a sua candidatura, sem qualquer explicação. Eles tinham recusado o rei! Como governante de um maior e mais poderoso reino que os seus predecessores, Filipe considerava-se a si próprio quase divino. Como se atreviam eles a recusá-lo!

Para uma satisfatória explicação contudo, deveremos ter em conta uma razão muito simples: ganância. Filipe encontrava-se quase falido. tinha herdado dívidas enormes do seu pai e das guerras contra a Inglaterra e Flandres. Um dos conselheiros mais próximos do rei, William de Nogaret, sugeriu a que a solução mais simples para solucionar a crise financeira de Filipe era confiscar o máximo que pudesse da fortuna dos Templários. O desonesto William já tinha sido excomungado em 1304 por ter feito parte na tentativa de rapto do Papa Bonifácio VIII. Nessa altura, estava meramente cumprindo ordens do rei Filipe. 

O Rei vinha olhando para ele próprio como o chicote contra a heresia e o purificador do reino. Em 1306, tinha expulsado os Judeus de França, remetendo-lhes vagas acusações de sacrilégio e bruxaria. Se William pudesse fornecer provas que também os Templários eram heréticos e bruxos — e que a sua fé cristã estava em perigo de ser poluída — então poderia legitimamente avançar. 

Não eram os Templários, então, notoriamente secretos? Havia muitas considerações acerca do seu 'grande segredo'. O que era? Para eles que amealharam tamanhas riquezas ao longo de dois séculos, supostamente devia ser algo de muito poderoso — talvez mesmo oculto.

William apoiava um rancoroso renegado Templário de seu nome Esquin de Florian de Béziers, que tinha sido expulso da Ordem. Esquim já se tinha aproximado do rei de Aragão, oferecendo-lhe a venda do 'grande segredo' dos Templários. Ao mesmo tempo tinha-os acusado de blasfêmia e todo o tipo de práticas escandalosas. William tinha forjado tudo isso. Com a ajuda de Esquin, arranjava maneira de colocar espias nas Casas Templários. A plataforma estava montada para as grandes detenções. E, como William e sperava, para o melhoramento das finanças do rei.

Mas o plano correu mal de todo. Depois de terem terminado todos os seus julgamentos, o Papa entregou todas as propriedades e bens aos Templários que estes puderam reaver não do rei Francês, mas sim dos Hospitalários!

O fim da Ordem
E assim foram feitas as primeiras prisões e interrogatórios. As autoridades na Escócia e em Portugal mostraram-se relutantes em entregar os seus Templários à Inquisição. Na Escócia, Robert the Bruce foi excomungado e não tomou qualquer previdência. Mas noutros locais centenas de membros da Ordem foram entregues — na sua maioria, obviamente simples membros em vez de cavaleiros, uma vez que a maioria deles se encontrava em Chipre.

Assim são descritos os retratos plausíveis, o que acarreta um enorme problema. E se as acusações de heresia e bruxaria fossem apenas um "complot" para o rei Francês ficar com o tesouro dos Templários, porque é que a grande maioria confessava esses mesmos crimes? Pode existir aqui alguma verdade nessas acusações?

Obviamente, as ameaças de tortura devem ter feito pessoas confessarem


crimes contra a sua vontade. Outras simplesmente seguiram os seus líderes. Quando Jacques de Molay e os seus altos colegas confessaram, outros os corroboraram. Em alguns casos, a evidência foi certamente distorcida. Sabemos de um caso em que um iniciado foi levado ao "tesouro" de uma casa pertencente a um Templário. 

Aí ele viu uma estátua dourada, provavelmente roubada no Médio Oriente. Durante o seu julgamento, o tesouro tornou-se num cofre secreto. A estátua era um 'ídolo'. E consequentemente todo este inocente episódio subitamente tomou contornos sinistros.


Deste modo, um grande número de confissões foram aceitas. Não devemos assumir que muitos, ou nenhum, Templário estava na realidade culpado dos muitas acusações contra eles: idolatria, homossexualidade, e por aí em diante. Estas eram as acusações principais que se faziam contra os heréticos nesse tempo. 

E eles vão contra elementos específicos nas regras da Ordem. Mas é possível que muitos dos Templários não fossem Cristãos ortodoxos — e outras acusações eram feitas para conseguir a verdade. Nesse tempo, havia muitas seitas de cristãos não ortodoxos na Europa. Havia os Waldensians, os Franciscanos Espirituais, os Brethren do Espírito Livre — várias pequenas minorias para preocuparem as autoridades eclesiásticas. Até um Messias falso ocasionalmente havia. 

Era um tempo de fermentação religiosa, e é inteiramente possível que os Templários possam ter desenvolvido uma qualquer prática não ortodoxa da qual necessitavam guardar segredo da Igreja oficial.

A seita mais notória seria talvez a dos Cátaros do Sul de França, que desprezavam os procedimentos da igreja cristã pelas suas posses materiais. Os Cátaros (cujo significado é 'puro'), eram pessoas que acreditavam que assim como existia um Deus bom, também havia um Demônio a governar o mundo. 

Estes a quem chamavam heréticos não tinham qualquer lealdade ao Papa. Em 1208, um dos enviados Papais foi assassinado em território Cátaro. Inocêncio III ordenou uma cruzada contra eles. Cerca de 30000 soldados do Norte da Europa desceram até essa região e massacraram milhares de civis inocentes.

'Mas como podemos diferenciar os heréticos dos verdadeiros seguidores da fé?' - perguntou um soldado quando da entrada destes na cidade de Beziers. 'Matem-nos a todos' - retorquiu o representante do Papa - 'Deus reconhecerá os seus'. 15000 cidadãos foram assassinados, alguns deles no santuário da igreja.

Havia um grande número de Casas de Templários em Provence, berço do Catarismo, e é perfeitamente possível que tenham vindo a ser enclaves secretos de heresia. Também corriam rumores que as suas práticas religiosas incorporavam elementos da religião Islâmica como resultado da sua vivência no Médio Oriente. Poderá ter sido esta a origem da acusação de que eles adoravam uma cabeça chamada Baphomet. A palavra pode ser simplesmente a corrupção de Mohammed.

Uma vez que nunca foram encontrados testemunhos, muito da história dos Templários continua incerta. É dito freqüentemente que eles próprios destruíram os registos para que nunca pudessem ser usados contra eles. De qualquer modo, como acontece com tantos arquivos históricos, é possível que estes se tenham simplesmente perdido — provavelmente em Chipre alguns anos mais tarde.

Mas ainda que livros e papeis sejam fáceis de destruir, para onde foi o Tesouro dos Templários? Dada a sua rede de influência e aliados políticos, os Templários quase certamente foram avisados com antecedência do ataque que lhes iria ser movido. Uma teoria era a que o seu tesouro foi secretamente transportado pelos esgotos de Paris. 

A complexidade de catacumbas e esgotos que se encontram por baixo da capital Francesa nunca foi mapeada. Mas os Templários tinham reputação de terem mapas detalhados dessas passagens subterrâneas. Uma vez em segurança, o tesouro foi transportado para um destino desconhecido por uma frota Templária, e posteriormente nunca mais foi visto.

Então para onde se deslocou a frota? Que aconteceu ao seu fabuloso tesouro? E em que se tornaram os Templários sobreviventes, particularmente na Escócia, Inglaterra, Irlanda e Portugal, onde muito poucos foram conduzidos até à Inquisição. Ou na Espanha, Alemanha e Chipre, onde todos foram declarados inocentes?

Confira vídeo do NATIONAL GEOGRAFIC CHANEL – CAVALEIROS TEMPLÁRIOS (Parte 1)



>> Fonte: Website "Templários Home Page". Artigo escrito sob a ótica dos próprios. Use-o com cautela.

>> Nota: Como podemos perceber, existem muitas relações e igualdades entre a Maçonaria e a Ordem dos Templários, ambas sociedades nem tão "secretas" como antigamente... Não podemos esquecer também que o líder templário Jacques de Molay deu nome a uma Ordem Maçônica chamada "Demolay", destinada aos mais jovens. Será que a Ordem dos Templários acabou mesmo?! Segundo a "Bíblia Negra Satânica", a Ordem dos Templários, assim como a Maçonaria é um dos braços do Satanismo no mundo. Será tudo isso só ilusão?!

Comentários