É VOCÊ QUE REPREENDE O DIABO!


Não é muito difícil vermos por aí as pessoas orando algo do tipo “Senhor, repreende esse demônio! Senhor, destrua as obras do Diabo na vida dele(a)!” Mas nada acontece… Por que?

É preciso entender primeiro que no Antigo Testamento, ninguém jamais expulsou um demônio. Isso porque Jesus ainda não tinha vindo, e a Sua vinda foi para desfazer as obras do Diabo (1 João 3:8). Além disso, no estado em que Israel vivia, se desviando constantemente do Senhor, eles não tinham nenhuma autoridade para repreender os espíritos maus.

Vejo que a relação do povo com Deus era direta, no sentido de que Deus intervinha diretamente em seus problemas. Era Deus quem subjulgava os inimigos, era Ele quem intervinha nos fenômenos da natureza. Alguns casos raros eram os profetas, como Elias e Eliseu que operavam milagres no meio do povo. Mas quando Jesus veio, as pessoas se maravilharam porque Ele expulsava os demônios. Todos ficavam assustados com aquela “nova doutrina”.

Isso aconteceu porque Jesus foi o único que cumpriu todos os mandamentos de Deus, viveu em constante obediência ao Pai, por isso tinha autoridade. Ele cumpriu o que disse o apóstolo Tiago tempos depois: “Sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4:7). Portanto, a obediência e sujeição a Deus garantiu a Jesus muitas bênçãos. Por ter uma vida reta com o Pai Ele teve autoridade e unção para desfazer as obras do mal.

Antes de partir, Jesus repartiu essa autoridade com os seus discípulos (e a nós hoje). Ele disse: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lc 10:19). Mas Ele claramente afirma que é em Seu nome que há essa autoridade. Mesmo nos dando o poder, este está condicionado ao Seu Nome (Mc 16:17).

Em nenhum lugar na Bíblia veremos alguém ensinando que podemos orar a Deus para Ele fazer algo com o Diabo. Orar assim não traz nenhum resultado porque Deus não tem nada a ver, digamos, com o inimigo. Se Jesus nos conferiu poder sobre ele, significa que nós mesmos podemos repreendê-lo e desfazer suas obras.

O Rev. Kenneth Hagin disse algo muito interessante uma vez a respeito disso: “Se você não fizer nada em relação ao Diabo, Jesus não poder fazer.” Não é heresia. Jesus nos ensinou que devemos estar em obediência e nos deu poder. Também nos deu Seu Espírito. Do que mais precisamos? Exercer a autoridade!

Seja edificado e pise na cabeça do inimigo.

Comentários